7.5.09

Criar um projecto museológico dedicado ao Tramagal na internet não me parece tarefa difícil. Precisa, desde logo, de pessoas com boas competências para construir e gerir uma boa página web, que saibam estruturar/sistematizar a informação do museu, dinamizá-lo, que sejam capazes de recolher um espólio.
Tem que ser um projecto intergeracional, envolvendo os jovens, que hão-de ajudar muito a construir e gerir uma boa página web, e a dinamizar o museu , e os mais velhos a quem o museu deve oferecer ajuda para escrever a nossa história.
Um museu na internet pode começar por uma coisa simples, já vos mostro...
.
Antes vou-vos contar que um dia, já há muitos anos, numa pequena cidade holandesa, visitei o Museu Elvis Presley mais pequeno do mundo. Paguei 1 florim, era dinheiro. O museu estava numa feira (boulevard) e era assim: à entrada de uma pequena barraca, um homem vestido à Elvis Presley, dançava música do Elvis que vinha de um leitor de cassetes enquanto vendia os bilhetes. Passando uma cortina e entrando, nas paredes da barraca viam-se umas coisas relacionadas com o Elvis, e, se bem me lembro, uns desenhos do Elvis, feitos com caneta de feltro pelo dançarino dos bilhetes. O "percurso" dentro do museu fazia-se num torniquete, como uma porta rolante, que garantia que no mais pequeno museu do Elvis Presley não havia ajuntamentos porque logo à entrada estava a saída. Moral da história: tudo é relativo e para ficar com o florim do turista (curioso) não é preciso muito.
.
Um museu simples pode ser assim, como o começou o Octávio:
"(...)as botas do Pedras, as luvas do Bonito, a camisola nacional do Jorge Pombinho Branco, as redes do Grilo, o banjo do José Cunha, a caderneta da Cooperativa, as letras das marchas, os cartazes de festas e teatros da SAT e TTL, os antigos postais ilustrados, os números do “Mensageiro do Tramagal” ou a cadeira de médico do Dr. Escudeiro.
Os nomes podem ser os que quiserem.
(...)" * .

Ajude o museu do Tramagal com uma imagem um vídeo ou um texto.

..
*excerto da intervenção do Octávio Oliveira no debate da sessão inaugural do Forum para a cidadania dos Tramagalenses

4 comentários:

Ana disse...

Gostei do texto e da ideia, como já tinha comentado há um tempo atrás...a minha questão é: como o faremos? será neste espaço esse museu virtual? peço desculpa pelas perguntas, talvez desadequadas, mas esta ideia, a qual tem todo o meu apoio, continua um pouco difusa na minha mente, talvez porque, confesso, não pude estar presente no Forúm , no dia 2...

TZ disse...

Aqui as perguntas nunca são desadequadas, nem é preciso pedir desculpa para perguntar. Já as respostas...
Não me importo de arquivar em tramagal@gmail.com as imagens, vídeos e textos que queiram enviar, faço-o até com gosto, se quiserem. Comprometo-me a que o material recolhido dessa forma estará disponível a todo o momento e será entregue a qualquer estrutura mais formal que entretanto se crie.
Há obviamente melhores soluções. Julgo que é fundamental produzir a pagina web do museu. Jovens do Tramagal, preciso de ajuda para isso.

Ana disse...

:)
Agradeço o esclarecimento TZ. Lamento informar que não sei criar páginas...:(
Gostaria muito de ajudar nesse aspecto. De qualquer forma, acredito que num local mais 'formal' seria o ideal! Por enquanto, aquilo que me for possível, vou enviando para este espaço e contribuindo da melhor forma que for possível... Espero sinceramente que os restantes tramagalenses ajudem na criação deste museu e que o projecto vá avante!

TZ disse...

Obrigado :)