1.2.09


Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal…. (Chico Buarque)


Tenho acompanhado com outra acuidade este blogue, desde que por força de um irrecusável convite, foi espevitado o âmago Tramagalense existente nos meus genes.
Bem ou mal, contribuo participando e (falsa modéstia) promovendo a discussão, condimento fundamental a tomadas de decisões (por vezes indeléveis no rumo histórico transversal ao tempo) e prova disso, os sempre gratificantes comentários.


Como me dizia um grande amigo em tom de confidência, “- Fale-se bem ou mal de mim, essencial é que se fale, sinal que continuo vivo.”


Que bem precioso é “FALAR-SE”!


A liberdade, em particular a de expressão é para nós Ibéricos coisa recente, e se ainda hoje os média, os políticos, governantes e outras gentes auto-intituladas de indiscutível cultura dizem o que dizem e fazem o que fazem, o que se obterá da foto ao "hipermicrosocioeconómico" habitat duma gente Ribatejana, atirando ao Beirão, com Alentejano nos cromossomas e arreigada da seiva humana que Adolfo Correia da Rocha (Miguel Torga) imortalizou?
Somos Tramagalenses que de forma festejada, sofrida, vivida e tantas vezes amordaçada, só nos últimos cem anos se envolveram em revoluções (entre muitas a Industrial), rejubilaram com conquistas, estoicamente reivindicaram, solidariamente participaram em Grandes e pequenas guerras e sabe Deus que mais, por isso considero deveras interessante que, apesar de imprescindíveis à salutar contenda, cimento dos alicerces do amanhã, persistam frívolas rivalidades.

BEM HAJAM

RL

Nota: Sem escamotear o polémico e tão consensual assunto “museu”, que tal em ano eleitoral abordar o inexistente SERVIÇO de BOMBEIROS?

3 comentários:

Anónimo disse...

De Abílio Pombinho

E porque não a existência de uma só farmácia?

Anónimo disse...

Só existe uma farmácia, ao que julgo saber, e habito em Tramagal. Não estará a querer falar de alvarás?

Anónimo disse...

Com que então é hábito não?! Claro que estou a falar de alvarás. Porque razão mantem ainda 2 alvarás? E aos sábados, domingos e feriados e todas as noites temos de ir a Abrantes não é?!!!

Abílio Pombinho