1.2.09

MUSEU DE TRAMAGAL, EDUARDO DUARTE FERREIRA

Foi lancada neste blog, a ideia para a criacao de um museu em Tramagal. Esta nao e' uma ideia nova, uma vez que ja' vem sendo a falada ha' alguns anos a esta parte, nomeadamente pelo Sr. Estudante, que inventariou uma parte do espolio da antiga MDF.
Esta e' uma ideia, que eu aprovo totalmente e em minha opiniao o local ideal para a instalacao de um futuro museu seria a Fundicao Velha. E porque a Fundicao Velha?- porque foi aqui que Eduardo D. Ferreira, iniciou a sua actividade como ferreiro e onde nasceu aquela que mais tarde viria a ser a Metalurgica Duarte Ferreira. Penso que este museu devia ser dividido em duas seccoes (isto talvez seja um pouco ambicioso), uma seccao na Fundicao Velha, onde seria exposto o espolio de pequenas dimensoes, relacionado com a actividade de Eduardo D. Ferreira, relacionado com a actividade do rio, moagem e arqueologico, pre'-romano, romano e da ocupacao moura, que possa existir. O rio porque?- porque muito antes de Eduardo D. Ferreira, iniciar a sua activiade era o rio a principal actividade desta terra e esta' ligado 'a sua genese. Eu proprio sou descendente de barqueiros e construtores de barcos, familia que remonta (supostamente) ao sec. XVII. A moagem e' tambem uma parte da historia que nao devia ser esquecida, porque ao longo do tempo na ribeira do Alcoobre esta foi uma actividade importante, que pode ser testemunhada pela existencia de varias ruinas de azenhas. Esta seria tambem uma maneira de trazer a presenca do Crucifixo a este museu. Nesta seccao do museu, em minha opiniao, deveria ser tambem criada uma escola para ministrar cursos de ferro forjado, mantendo a tradicao da vila e seguindo as pisadas de E.D. Ferreira, dando assim continuidade 'a sua actividade.
O projecto teria assim a vertente museu escola, vertente que poderia ser fundamental na sua sustentabilidade e afirmacao, como um polo de desenvolvimento da vila.
A outra seccao, seria dedicada a actividade industrial desde os anos 30 ate' aos anos 70 e incluiria a exposicao de maquinaria pesada, veiculos e outro espolio de grandes dimensoes, que de outra forma nao poderia ser exibida na Fundicao Velha, por falta de espaco. Para esta seccao, o antigo edificio do escritorio principal, edificio este apontado pelo Sr. Estudante, como o local para a instalacao de um futuro museu seria o ideal e penso que a empresa Diorama, empresa gestora do antigo patrimonio da MDF, estaria interessada na participacao neste projecto.
Realizar um projecto como este, requer muito trabalho e dedicacao e tambem recursos financeiros. A UE, dispoe de fundos para este tipo de projectos, penso que tambem o governo daria a sua contribuicao atraves da entidade competente e a CMA seria tambem um participante importante. Outros fundos poderiam vir de outras entidades, como os privados, atraves da criacao de um nucleo de amigos do museu, associacoes da vila e ate mesmo da associacao nacional de museus (nao sei se existe ou nao, mas devia existir). O que nao pode acontecer e'ficar 'a espera do tal D. Sebastiao, que vai aparecer com o dinheiro e fazer movimentar pessoas. Para isso sao necessarios pequenos passos mas firmes, como por exemplo sentar um grupo de pessoas 'a mesma mesa e tentar avaliar a possibilidade de levar em frente um projecto deste tipo. Esse seria o primeiro passo, depois fazer as respectivas diligencias sobre os edificios em questao e saber se as suas cedencias sao possiveis ou nao. Um outro comentador deste blog levantou (e muito bem) a questao da sustentabilidade, pois sim, e' necessario avaliar a sustentabilidade financeira de um projecto como este.
Para mim seria uma mais valia economica para a vila, porque traria antigos trabalhadores da MDF, simples visitantes, seria uma oportunidade ludica para as criancas do concelho e nao so', de aprenderem sobre a riqueza historica da regiao e daria ainda a opurtunidade aos jovens de aprederem uma arte que esta' intimamente ligada 'a historia da vila e que teria sempre saida profissional, desde que estivesse aliada a outro tipo de qualificacoes, como a serralharia ou soldadura.
O Tramagal pode e deve ter um museu, mas para isso e' necessario o empenhamento de todos, desde o cidadao anonimo, aqueles que ocupam posicoes autarquicas. Mesmo quem esta' fora da terra, no pais ou no estrangeiro, poderia e daria a sua contribuicao, se para isso fosse solicitado.
O Tramagal e' uma vila com potencial para ser melhor, mais rica, com mais vitalidade e tem qualidades naturais unicas na regiao, que devem ser aproveitadas.

12 comentários:

Anónimo disse...

Brilhante trabalho. O meu modesto aplauso.

Anónimo disse...

A música é dos hyubris?

Horta F disse...

Sem recentimentos RL, apenas quero o bem da minha terra, pela qual tenho um grande amor e que esta sempre no meu coracao. Sim, a musica e' dos Hyubris, a qual me esqueci de referir nos titulos finais.

O Cidadão abt disse...

"Sortelha?"

Horta F disse...

Nao esta chama-se "Autro"....

Anónimo disse...

Tu é que és um autro!! Conheces lá tu a obra dos Hyubris. Cala-te e promove mas é os DJ Happy, Gui, Manel das Ganzas e Hortas, quando com os copos. O som eletrónico tb é bom. Assume-o e não te metas onde não és chamado!!

Horta F disse...

Bom, so' escrevi o que diz no album, se esta' mal a culpa nao e' minha. Depois nao percebo a conversa e gostava de saber quem escreve, esconder-se no anonimato nao tem piada....

O Cidadão abt disse...

Depois de o Cidadão ter deixado por aqui uma sementinha intitulada “Sortelha”, seguida de um ponto de interrogação um tanto ou quanto pertinente, regressou agora para verificar o seu germinar. Este som não é Sortelha pois este faz parte da entrada do primeiro álbum do grupo “Desafio”, mas sim “Zoi Mou”, um folk céltico, última faixa do segundo álbum, realmente precedido de “Autro”, portanto, afinal havia (outro).
“Autro”?! Não. “Autro” arranca com uma nuance de piano, segue-se um heavy-metal bem encorpado, vai-se desvanecendo no pensamento “nem sempre o caminho percorrido pelo Homem é o caminho escolhido por Zeus”, entra num tenor coloratura fugindo para o lírico e algum barítono, bastante clássico, ambiente de pura Ópera, que nos reporta aos “Therion” terminando mui suavemente em melodia levitante. Um puro Gótico! Aliás, todo o tema nos convida a levitar quando ouvido em condições acústicas decentes e com a necessária concentração.
Cá o Cidadão aguarda pacientemente pelo terceiro álbum “Forja” do qual já ouviu “Tempo” e “Bruxas”… será assim? Deve ser uma bela colectânea!
Revela-se por aqui uma certa superficialidade do grosso da juventude e do people em geral, no tocante ao acarinhar, estimar e incentivar um grupo da terra, rico em diversidade musical com um enorme som de culto.
Por exemplo, por Tomar há uns tais Quinta do Bill, que quando actuam na sua terra, acontece uma autêntica romaria de gente de todas as idades credos e cores!
E depois…amigo Tramagal1754, consulte

http://ocidadaoabt.blogspot.com/2009/01/mistakes.html

È, ou não é verdade?
Cá o cota ainda percebe qualquer coisinha destas cenas!

Horta F disse...

Cortei essa parte que esta' a falar, porque apenas queria incluir a gaita de foles. Se "Autro" se refere so 'a parte introdutoria nao sei dizer, a mim parece-me ser apenas uma pequena surpresa. Tal qual o final tambem nao e' exactamente o que esta' no album, foi tambem uma montagem minha. De qualquer modo muito obrigado pela vontade que tem em participar, de boa vontade darei uma olhada no seu blog. Saudacoes.

Horta F disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Cidadão abt disse...

Cá o Cidadão também "topou" esse corte inicial no "Zoi Mou" e essa montagem final dos "mafarricos" rindo, rebuscados ao "Autro" rindo, tradição da cultura um tanto ou quanto condimentada de magia das regiões nórdicas deste Portugal.
Faltou frisar que as imagens dos dois vídeos estão muito bem conseguidas, e as montagens, espectaculares, mas...o som dos Hyubris valoriza bastante esse trabalho!Quanto ao anónimo Cidadão, não se preocupe que é uma pessoa de bôa fé e sente-se mal quando lhe "falham" esses princípios! De resto, irreverente e etc. e tal!
Saudações!

Horta F disse...

Muito obrigado Cidadao. Dentro de alguns dias publicarei outro filme desta vez sobre o Rio Tejo, com imagens video. Se o quiser ver agora pode faze-lo atraves deste blog,aqui em baixo, esta publicado no youtube. Veja o video dos 25 anos do Del Rei. Ja' agora pode tambem ver as minhas fotos no Panoramio,sob o nome HF, Horta F, tenho algumas de Abrantes. Saudacoes amigas...