17.5.10


Opino ‘Infra-estruturas aeroportuárias’ em ambiente Tramagalense, convicto de não ser desprovido de sentido como poderá parecer.

Entendo que é uma questão de todos nós, Nacional, logo…

Apraz-me registar que hoje voltei a tomar conhecimento de que se volta a equacionar a hipótese da Portela+1.

Ideia que defendo desde a primeira hora. Mesmo antes do assunto se tornar discussão pública.

Emiti em consciência e em consonância modestos pareceres defendendo-a.
Para além da pura razão argumentada, muitas vezes assumi subjectivos fundamentos alicerçados em puras vivencias.
Minoritário quase sempre, mas sempre sem complexos e crente. [Mesmo sem nunca ter sabido (ou equacionado) a que fim se destinariam as centenas de hectares de área ‘nobre’ do actual Aeroporto].
- Esqueceu-se a OTA. (Quanto já se tinha gasto? )
- O Poceirão terá TGV. ( Concursos da 3ª travessia mal explicados? Que interface Lisboa-Poceirão? )
- E eu voltei a ouvir: - Portela+1.

Entre presidencial discurso de “nim” e ser carimbado de PIGS pelo resto da Europa, gostei mais desta nova!
RL

4 comentários:

TZ disse...

Estou de acordo contigo, há margem de crescimento na utilização de muitas infraestruturas antes de ser necessário fazer um novo aeroporto: Beja vai fazendo o caminho da inutilidade, o Montijo continua dedicado ao levantamento de um ou outro avião militar, Alverca (é um museu?) Sintra e Tires? Tancos parece que passou a ter muito nevoeiro... Já viste o novo "Aeroporto Municipal" da Ponte Sor (acabou de receber mais de 15 milhões de € de obra !!) é melhor que o de Florença...
.
A ilusão política tramou o País...
As políticas públicas em vez de ajudarem a iniciativa privada e a economia andaram a reboque de "visões"... Já se acabou o financiamento. Falta proibir os Power's Point's e a invenção de eventos.

RL disse...

Assino por baixo, amigo TZ.

Mas mais que tudo, o que me dana, é este POVO. (outra palavra que como os cravos, … hoje em dia não é socialmente de bom tom, … sussurram-me! ... o que quer que isso seja.),

dizia eu,

o POVO tem "direito à indignação".
(proferiu outro estadista,...outro politico!).

Se me permites acrescentava ás 'ilusões', ...memória curta! (isto para não escrever nada sobre mentiras e proibições.)

Este Povo, esta gente ...'que por mares nunca de antes navegados'... esta GENTE!

Findo, porque me apetece, com uma verdade à 'La Palice':
"Acabou-se o financiamento", escreves-te.

-Agora há que pagá-lo com juros, com um tecido produtivo em colapso e sectores chaves da nossa paupérrima economia produtiva ‘abatidos’, como as pescas, a agricultura, a metalurgia, etc,... e tantas oportunidades esbanjadas, entre cursos de formação, subsídios, CAP's, magalhães, SCUTS, .... e por aí fora!

Draconiana mente julgam corrigir a coisa em timbre de desenrascanço (tão nosso, tão tuga) à custa da(s) pessoa(s) e não para pessoas.

Alugámos a cana mas não aprendemos a pescar… agora pagamos juros pela cana que não é nossa e compramos o peixe pescado nosso mar…

Interrogo-me se o Povo soubesse e pudesse , também não recorreria a offshore's, SGPS, Fundações, ou outras Engenharias Financeiras,... auferiria de prémios, subsídios, ...??? Fico-me por aqui!

E depois? A médio e a longo prazo?

- De tanto teclar, fiquei com a boca seca, ...
-Uma taça do tal rosé, fresquinho, chama-me...

TZ disse...

imagens do projecto do "Novo Aeroporto de Lisboa (Alcochete 2017)"
http://ruispotter.blogspot.com/2010/02/novo-aeroporto-de-lisboa-alcochete-2017.html

RL disse...

Quando tomei conhecimento desse projecto, veio-me á lembrança um filme de Kubrick, visionário à data (realizado em 1968), o: "2001 Odisseia no espaço".
Estamos em 2010, e tenho a certeza que nem o Hal 9000, conseguiria prever este . . . 2010.
Grato pela atenção, Tramagalense TZ.