7.5.10

A Berliet-Tramagal continua a originar muitas referências na internet. Por exemplo, mensagens em blogues como aquela de onde retirei esta imagem.
Lembrei-me de a publicar como alerta para a apresentação da 3ª série de "A Guerra", na RTP, excelentes documentários de Joaquim Furtado onde se "pretende descrever o que foi a guerra (nos seus aspectos militares, políticos e sociais) que, entre 1961 e 1974, opôs as forças armadas portuguesas e os movimentos de guerrilha que lutavam pela independência de Angola, de Moçambique e da Guiné, territórios então sob administração portuguesa. Um conflito que os africanos designaram por guerra de libertação nacional, e os portugueses por guerra do Ultramar ou guerra colonial".

4 comentários:

RL disse...

Em 15-2-2009 ( http://2.bp.blogspot.com/_ZLtHl8c_3AI/SZhchuMdEMI/AAAAAAAAAFw/PJCWYDHBVfQ/s1600-h/L+Combatentes.png ) em "Olhares", publiquei aqui algo relacionado... peças da nossa identidade Tramagalense(que gosto de me convencer e aos meus botões, sussurrando...)
- Hibernaram, aguardam!
Convicto que um dia serão ROSÉ.
SÓ (Melhor do MUNDO)...

TZ disse...

Revendo o teu post de 15-2-2009, http://tramagal.blogspot.com/2009/02/o-futuro-aguarela-vinicius-alicerca-se.html , acrescento que dos contactos que então estabeleci para saber se na IªGrande Guerra havia falecido algum tramagalense nada apurei, julgo que não houve (teria a incorporação sido menor por causa da dinâmica que a indústria ganhava?).
Na Guerra do Ultramar conheci alguns intervenientes de Tramagal mas não me recordo que tenha havido mortes.
Era de facto importante verificar a informação e "cinzelar" no Largo os nomes dos Combatentes.
.
Já agora uma curiosidade: o primeiro falecido na Guerra de 1914 - 1918 foi um soldado da Barquinha: António Gonçalves Curado, teve por isso honras especiais e há um monumento na Barquinha a assinalar o facto.

António Gil Ferreira disse...

Eu conheci um que faleceu com noventa e muitos anos de idade.
O Ti Manel, trabalhou muitos anos na adega do Bairão (em frente a minha casa). Lembro-me d´ele com uns bigodaços muito grandes, em dias de festa trazia duas medalhas comemorativas da 1ª grande guerra.

João Baptista Pico disse...

Ao fim de tantos dias, ainda não desenrrascaram o acidente?!