10.3.10

Extrato de um documento do Centro de Documentação e de Publicações da Fundação Cuidar O Futuro, arquivo histórico de Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004), que reúne a documentação que recebeu, produziu e acumulou ao longo da sua vida pessoal e profissional. Neste acervo documental encontram-se importantes fontes para a história contemporânea de Portugal.
Pesquisando por Abrantes (20 documentos): abertura de uma linha de crédito de 1,6 milhões de contos para fazer face aos prejuízos das cheias de Fevereiro de 1979, a situação da MDF, a falta de pessoal para o hospital a inaugurar, ... a foto de uma menina de Abrantes, vestida de holandesa, no Carnaval de 1933, ...

5 comentários:

TZ disse...

A Câmara Municipal de Abrantes está a homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo e eu dei com este arquivo quando, para de alguma forma me associar a essa homenagem, procurava o documentário sobre ela exibido na RTP2 no passado dia 8 de Março. Logo que o encontre será disponibilizado.
Não me recordo se Pintasilgo esteve em Tramagal, nomeadamente na campanha para as Presidenciais de 1986, já não vivia em Tramagal nessa altura. Tempos complicados, muito vividos...

D´Atalaia disse...

TZ
A engª Pintassilgo nunca esteve no Tramagal na altura da sua candidatura à PR.Esta srª discursou na praça Barão da Batalha em Abrantes,e com carácter nostálgico elogiou Abrantes e a Rua da Sardinha local de residência onde passou parte da sua infância.

TZ disse...

E Mário Soares? Acho que passou em Tramagal na campanha para as presidenciais de 86, até foi atribulado...
... com as novas formas de fazer campanha é cada vez mais raro os líderes políticos nacionais passarem em Tramagal, mas entre 1974 e 1986 alguns terão passado...

Octávio Oliveira disse...

Estava previsto a Sra. Engª Lourdes Pintasilgo parar no Tramagal, no decurso da campanha eleitoral. Há hora prevista um razoável número de pessoas estava no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, entre apoiantes e curiosos destas coisas. O tempo passou e a deslocação não se concretizou. Realce para o facto de um dos apoiantes ter apresentado desculpas a cada um dos presentes pelo sucedido. E, tenho dúvidas, se os apoiantes não concretizaram no dia seguinte um comunicado a apresentar explicações e desculpas formais pelo sucedido. Afinal, já passaram muitos anos.
Quanto ao Dr. Mário Soares esteve num comício na SAT, na década de 70. Na campanha parou junto ao Largo dos Combatentes da Grande Guerra, já era lusco fusco, houve uns empurrões e quase que lhe acertavam com um saco de carne acabado de comprar no talho. Dias depois aconteceu o epsódio da Marina Grande, a partir do qual foi desenvolvida uma estratégia de vitimização, de fulcral importância para o desenrolar da campanha.

D´Atalaia disse...

Passaram por cá muitos.Fizeram promessas,esclareceram o povo, eu sei lá...Isto parecia mitra... todos queriam sopa (VOTOS);Só pela SAT passaram o Dr Cunhal,Carlos Brito,Dr Mário Soares o Dr Guterres, eu sei lá quantos e com tão lindas promessas!...A MDF éra constantemente visitada,havia desfiles de Ministros quase mensalmente...Fazia lembrar os desfiles moda Lisboa no velho CHIADO...Isto àh trinta e poucos anos!!!E o povo?...Está melhor?...E o desenvolvimento do TRAMAGAL?...Está melhor?...Não!...Então afinal o que é que melhorou??? Alguém MELHOROU,e nós todos sabemos quem.