11.3.10

Ocorreu um problema na edição do blogue que provocou o desaparecimento do "post" aqui publicado por Atalaia. "Não é morte de homem": pedindo desculpa aos leitores, autores e comentadores envolvidos, reproduzimos seguidamente o teor do post e respectivos comentários:
.
Fico perplexo ao passar por um blog novato aqui ao meu lado esquerdo, e ler a aprovação de novos nomes de ruas em Tramagal. Em tudo o que li acho por bem que se faça homenagens a qualquer cidadão que para bem da comunidade tivesse pactuado com as virtudes para tal reconhecimento. Mas a questão é esta ... Alguém dessa dita comissão, se lembrou do malogarado JOÃO LOURENÇO CATARRO único combatente nascido e baptizado e casado na freguesia do Tramagal e desaparecido em combate ao serviço da sua PÁTRIA,algures na Guiné Bissaú?... Isso sim seria uma justa homenagem ao homem da nossa terra, e a todos os que cumpriram serviço militar OBRIGATÓRIO!!!
Atalaia

Comentários
de Abilio Pombinho:
Acho que merece um esclarecimento. Para já estes foram os nomes aprovados na altura e que ainda hoje não estão fixados não sei porquê. Contudo, devo dizer-lhe, que o nome do malogrado João Catarro era um entre muitos. Simplesmente, o critério que levou a se encontrar os ditos nomes teve muito a ver com a proximidade das figuras em causa aos locais. A excepção será a do Poeta Augusto Mendes. Talvez naquela altura tenha sido dado o pontapé de saída para uma certa reconversão da toponimia do Tramagal que tem alguns nomes que nos dizem muito pouco. Não há nem pode haver ruas mauis importantes do que outras. O que pode e deve haver no futuro, é levar em linha de conta o nome aqui referido para outra(s) rua em falta e já agora, porque não também uma rua denominada Rua dos Metalúrgicos?
Devo dizer que este nome foi um dos muitos que esteve em equação.
Portanto Sr. do blogue Atalaia, nada de anormal se passou nesta escplha, que como vê, obedeceu ao critério enunciado.
Obrigado
de Abílio Pombinho:
Peço desculpa por ter escrito (erradamente) que terá um blogue com o mesmo nome.
de Atalaia:
Fico grato pelo seu oportuno esclarecimento.Agora resta-me esclarecê-lo do seguinte:- Como se refere a uma rua com o nome Metalúrgicos, acho que sim seria defacto muito interessante,mas talvez tivesse passado ao lado dessa hipotese quando fez parte dessa comissão. Pois a rua dos Metalurgicos poderia ser por exemplo na rua onde alguém colocou o nome de RUA DA PARREIRA(s),não sei porquê ou devido a quê...Sabe?...Se sabe diga olhe eu não sei,e até julgo que habite por lá alguém que pertenceu à dita comissão e que tenha alguma predilecção por parreiras...Quando me refiro a esta rua como podendo ser RUA DOS METALÚRGICOS, digo porque foi nessa rua a 1º sede do sindicato dos Metalúrgicos do distrito de Santarém sabia?...Na minha opinião,nas comissões deve estar pessoas com conhecimento de causa,e não pessoas que defendem outras coisas... Ao menos que sejam todos Tramagal não acha?...AI Tramagal,Tramagal... Que não reconheces os teus filhos para reconheceres os filhos dos outros!!!
de Abílio:
Ó Sr. Atalaia. Não sei se percebeu que somente as ruas referidas(Tramagal e Crucifixo)foram na altura solicitadas a serem baptizadas. O que é facto, é que apesar da pressa com que surgiu a solicitação, até hoje ainda não foi executada. Tal como lhe disse no meu anterior comentário, existem muitas ruas com nomes que não nos dizem nada. Por isso tem todo o cabimento o que sugere. O que não tem cabimento é a sua insinuação relatica à acttuação da "comissão" porquanto foi a Assemnbleia de Freguesia que foi solicitada a tomar as decisões só sobre o que foi pedido.
E já agora, nao queira também meter a minha pessoa num saco que está "roto", porque, curiosamente, quando fala da casa onde existiu a primeira sede do Sindicato ds Metalúrgicos, foi preisamente nessa mesma casa, há cinquenta e quatro anos, que eu nasci!!! Eu sou de Tramagal com muito orgulho e tenho já uma boa quota de participação para a sua elevação.
Portanto, se quiser ler o que vou escrevendo, pense sempre que o farei sempre de forma consciente porque o farei sabendo do que falo, e não é por acso que no título do meu blogue lá está "a genese e a alma estão cá".
Obrigado pela atenção e...Tramagal sempre
de TZ:
Tomei a liberdade de pôr duas etiquetas no post e colocar o link na referência ao http://lagamart.blogspot.com.
É vantajoso, costumamos fazê-lo sempre que ao referirmos uma página, um blog, ou qualquer coisa que tenha endereço na internet. Assim vamos "tecendo a rede" :)
Para colocar a ligação é muito fácil:
1- seleccionamos o texto ou a imagem que queremos ligar (como se estivessemos para o copiar);
2- clicamos sobre o botão que está em cima da caixa onde escrevemos e que tem os elos de uma corrente em cima de uma esfera;
3- abre-se então uma caixa onde devemos escrever o endereço que queremos ligar (o mais fácil é fazer copy-paste)
4- faz-se ok/enter e já está: a partir de agora quem clica sobre o texto ou imagem ligada "salta" para o endereço dela.
Abílio, Boa Sorte para o "lagamart/tramagal". Sempre que achar oportuno farei a ligação ao blogue.
Tendo um bocadinho de tempo podia ser a propósito da toponímia (bem trazido à discussão). Seria interessante disponibilizar online as "fichas" de cada rua do Tramagal. Na Comissão de Toponímia Municipal (não sei se está activa) deve haver a maior parte delas, ou estarem juntas às deliberações da Câmara... A reunião dessas fichas é uma metodologia simples para escrfever a maior parte da história da nossa terra.
Força no teclado!
de Atalaia:
Eu compreendo isso tudo... sei que é Tramagalense e que como qualquer Tramagalense nenhum de nós quer o pior para a sua terra Natal!...O que me admira é...Como é que surgem em comissões para aplicação da topominia da Vila, pessoas que cá não nasceram?...As únicas afinidades com o Tramagal são apenas residenciais (alguns claro) ou então por condição de vida profissional!...O que é que esta gentinha sabe da história do Tramagal?...Deixe que lhe diga;Eu não me sentiria bem, incluído em uma comissão dita Tramagalense e para discutir problemas do Tramagal sem estar no meio de Tramagalenses...Esta é a questão!...Não quero com isto dizer que as outras pessoas não tenham um papel importante na vida do Tramagal, mas parece-me pouco interessante a história do Tramagal contada por eles...Eu gostaria de ouvi-la não sei se algum dia será possível,tenho visto tanta coisa na minha terra...Ai Tramagal...Tramagal... Entregas os teus destinos a outros que desconhecem o teu HISTORIAL.

0 comentários: