25.2.10

"A Fábrica Robinson, pioneira unidade transformadora de cortiça, foi fundada em Portalegre, no remoto ano de 1837. É sobre esta entidade e sobre as ligações familiares, comerciais, industriais e agricolas que se foram estabelecendo, que se pretende promover o seu completo levantamento histórico. É esse o objectivo central da actividade do Clube dos Amigos Robinson, encetado nos primórdios da decada de 90, instituido por Letitia Robinson Frazer e um grupo de funcionários e amigos da Fábrica."
Tive conhecimento do Clube dos Amigos Robinson e gosto de acompanhar o seu trabalho. Recentemente tiveram a amabilidade de publicar no facebook essa "Serra Metalúrgica Duarte Ferreira" e o seguinte comentário:
"Este é apenas um exemplar que prevalece na Robinson. É uma aparentemente vulgar serra de fita vertical. Mas possui multiplos ajustes efectuados entre a Robinson e a MDF para se adaptar a algo que no raiar do séc. XX era completamente novo: os aglomerados de cortiça para isolamentos e revestimentos.
A MDF sempre nos interessou imenso nestes anos de pesquisa. Foi um importantissimo fabricante de máquinas, peças e engenhos para a Industria e para a Agricultura. E a memória não se deve perder. Nem que tenha que ficar apenas no campo virtual. Quando o "real" se apaga."

0 comentários: