29.1.10

Ministro das Finanças garante que não vai construir mais estradas - RTP Noticias, Áudio

Nem aqui nem ali, nem nada. Nada. A Ponte do Tramagal não vai ser construida. Peço desculpa, posso chamar aldrabão a alguém?

3 comentários:

João Baptista Pico disse...

A ponte do IC 9 não faz falta ao Tramagal. Iria fechar tudo na vila.
Até a Zona Industrial teria que mudar-se para a beira da estrada do IC9, num sítio que já não se chamava propriamente, TRAMAGAL.
A Vila passaria no futuro a ser uma espécie de Lamacheira da auto-estrada para a Ponte de Sôr ou um Crucifixo-2...
A ponte que resta será de ligação da Zona Industrial Clássica e tradicional com o nó da A-23 na Amoreira/Rio de Moinhos e Montalvo/ Vilelas/ Castelo de Bode /Tomar...
Coisa mais simples e barata , para aconchego da Vila do Tramagal.
E não chame mentiroso a ninguém em particular. Porque houve demasiados tramagalenses a darem a notícia como certa e válida... quando sabiam que era um logro!
Salvou-se a Vila do Tramagal e a própria centralidade de Abrantes-cidade, que com o IC 9 ficava a leste... E a Leste nada de novo...

TZ disse...

Prefiro e acho mais exequível uma ligação ao nó da Abrançalha, que tem a vantagem de "centralizar" o Tramagal em relação a Abrantes, e mais naturalmente se incluia no tal eixo rodoviário municipal N-S que havia de ligar a cidade à Albufeira do Castelo do Bode.
Resta então esperar que a autarquia assente os pés na terra e pense o território com alguma racionalidade, investindo no que falece.
...ouço no rádio que "só para a semana o ministro das obras públicas vai informar o que fica no papel"... haja alguém que telefone ao Dr. Jorge Lacão para que garanta verba para uma "coisa simples e barata, para aconchego da Vila do Tramagal".

João Baptista Pico disse...

Consulte melhor o mapa e verá que na realidade Tramagal ( o coração industrial da Mitsubshi e da estação CP e indústrias na órbita da velha metalúrgica) só se centra com Rio de Moinhos. Com a Abrançalha não há centro algum que se preze e centrar Tramagal com a cidade, do lado desta corresponde o meio das curvas da estrada para o Rossio ou por cima do açude. Todavia o que se centra no lado da cidade, desterra-se no lado do Tramagal. Afasta-se muito do tramagal o que não ajuda a vila em si. Não ata a bota com a perdigota. É esse o cerne da questão.
Nesta situação uma ponte simples do Cais de Rio de Moinhos para o outro lado entrava pelo coração do Tramagal acima. A vivacidade e a diNâmica transmitida a todo o núcleo urbano e industrial era totalmente contagiante e abrangente. Apanhados na A-23 eu logo lhe diria qual a melhor estrada para a albufeira e como era mais rápido chegar à cidade via A-23, sem ter que carregar com o troço do Rossio até à Rotunda do Olival... Em menos de metade do tempo ( e trabalho)que leva a curvar e a desfazer as curvas até ao Rossio...
Contas feitas fechava-se uma nova radial exterior ao perímetro urbano e industrial de Abrantes. E são essas radiais que pôem os investidores mais entusiasmados. O que traduzido por miúdos: arruma com a "morte lenta".