5.1.10

ano novo, imagem nova
.
O site da Câmara Municipal de Abrantes apresenta um novo logotipo: sobre fundo azul celeste, 18 triângulos deitados e um de pé elaboram colorida composição inspirada na arte tradicional japonesa de dobrar papel (origami). O "a" pequeno e cortado com que se inicia a palavra Abrantes transmite humildade, acentuando a modernidade gráfica e ortográfica do design.
..
O "nova imagem" da CMA lembrou-me uma ilustração com que Vicent Guallart acompanha o seu artigo na entrada "geografia" do "Diccionario Metápolis de la Arquitectura Avanzada". Por isso, pelo tom optimista do texto, que se adequa ao espírito de ano novo que vivemos, deixo à reflexão um excerto do que ele aí escreve:
Durante o século XXI vai inverter-se um processo, que se iniciou com o Renascimento, em que os homens tendiam a concentrar-se em cidades para viver.
O desenvolvimento das redes físicas de transporte (automóvel, comboio, avião) e das redes telemáticas permite que qualquer ponto do planeta seja bom para viver e trabalhar: cidade e campo.
As autoestradas cruzam um território modificado pelo homem com a agricultura, contornam espaços naturais que são agora as zonas verdes do território habitado. Estas autoestradas são as avenidas de uma nova cidade que não tem limites...

0 comentários: