19.11.09

8 comentários:

D´Atalaia disse...

Este lagar é FRA e não MDF,por conseguinte não nos diz absolutamente nada, é apenas e só para lembrar que também construía -mos quase idêntico e com a mesma tecnologia.

TZ disse...

Também tinha reparado não se ver a marca tramagal em nenhum equipamento, mas também não me parece ver a FRA. Atalaia, como é que se vê que o lagar é do Rossio?
.
Fez-me lembrar esta história: http://tramagal.blogspot.com/2009/05/rua-do-caldeirao-tramagal-ha-charruas.html
.
Mesmo não sendo um lagar MDF a reportagem fica aí a ilustrar um tipo de lagares que se produziam também em Tramagal.
.
Este tipo de lagares estão a fechar. Há uns anos em Ervidel a Junta de Freguesia pôs o lagar a trabalhar em demonstração durante a festa do vinho e do azeite. Esse era de Tramagal, vou ver se encontro e publico essas fotos para compensar

TZ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
D´Atalaia disse...

Amigo TZ antes de mais daqui os meus cumprimentos.Sobre o reconhecimento da instalação de lagar, como podemos verificar,reconheci devido ao facto do Centro do moinho de azeitona assim como a estrutura de todas as outras máquinas envolventes.Portanto é uma montagem da Fundição Rossio de "abrantes".Se necessário mais elementos,estarei desponível.

D´Atalaia disse...

Amigo TZ
Já passei pelo arquivo do blog e existe defacto um post sobre charruas do TRAMAGAL onde podemos ver um «arádo» de tracção animal, uma cama de ferro tipo «leito antigo» em ferro forjado, mas também existe uma valadora de tracção mecânica a que podemos também chamar charrua.Como o meu amigo diz e muito bem, se existe a sigla FRA de certeza que não será fab. MDF quanto à valadora trac. Mec. tenho algumas dificuldades em identificá-la devido à sua posição em fotografia.Mas não será de todo impossível,todos nós temos um rôsto,e as máquinas também o têem,um Austin náo é um Ferrari, mas ambos são automóveis.Não sei se me fiz entender OK? Sempre ao dispôr.

Unknown disse...

Foi de mal a pior este blogue!

TZ disse...

Ajuda aí ó Zé, como é que há-de ir bem melhor?

D´Atalaia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.