14.10.09

Identificar a escrita majestosa e subtil, apontar obra, é falar de heroicidade num mundo poderoso e elitista. Arriscar falhar elegendo falsos grandes autores enquanto inevitáveis manchas negras salpicam imagens intocáveis, não é do agrado de quem faz da literatura um modo de vida com sobejos interesses de vaidade. Pois, diga-se que urge essa tarefa, complemento da tímida criação quase sempre nascida no receio de se perder em silêncios paladinos, quem usufrui de meios e poder revela-se incapaz de sacudir a poeira das mostras literárias promissoras. Dar a cara, colocar as mão no fogo pelo que crêem agora. Enfim, apenas evitar que tardem os escritores. Mas, o medo, a cobardia, a chacota egoísta e silenciosa dos literatos ajudam-nos a ser mais pobres e privam-nos da verdade.
[texto integral do Editorial do nº 6 de Canal - Verão de 1999]

8 comentários:

RL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RL disse...

O "TRAMAGAL" surpreende-me a todo o momento.

Obrigado TZ. Um braço.
Obrigado rui almeida.
Compincha, um abraço também.
RL

Anónimo disse...

Lamentável que desde 2004 que foi aprovado o nome de Augusto Oliveira Mendes - Poeta, para aplicar em uma nova rua de Tramagal e continua a não ter nome. Mas há outras ruas que foram atribuidos nomes e que estão na mesma. Refira-se que que até foi solicitado com caracter de urgência e...nada!

Anónimo disse...

Caracter de urgência a pedido da câmara.

Anónimo disse...

Isto tá tão moooorto...
Atenção que parece haver mais casos de burla com políticos de abrantes. esperemos por novos capítulos. E o vitor hugo é que é mauzinho...

ruialme disse...

Caro(s) Autor(es) deste blog,

Cheguei aqui via sitemeter, porque, pelos vistos, serei dos únicos (senão mesmo o único) a disponibilizar textos de Augusto Oliveira Mendes na net.
Descobri a poesia de AOM já depois de ele ter morrido. É um belíssimo poeta e a sua poesia (haverá inéditos?) merecia ser reunida e publicada em conjunto.
Também tenho a colecção completa da revista Canal, por ele dirigida, o q prova q foi também um divulgador cultural de grande visão e disposto a criar elos de ligação.

É bom ver q, pelo menos, há quem na sua terra o reconheça.

Anónimo disse...

É pá, será verdade que o Padre José da Graça escreveu uma carta à nova presidente nos termos que está no blogue taki talem?!

Anónimo disse...

Em relação ao anonimo das 16:16,
È possível que tenha razão, e passo a relatar uma situação que ocorreu na altura do passeio de burro até à câmara: Ao que parece o Sr. Jorge Dias, e atenção não o vou defender, acho que está a recolher aquilo que semeou ao longos dos anos, com a sua arrogância, e que até merece todo o que tem passado, na altura em que fez o dito passeio de burro até á câmara disse em voz alta e para que todos ouvissem, incluindo o Sr. Nelson de Carvalho, que alguém da câmara lhe pediu uma “luva” (é o equivalente a um saco azul, ou um apito dourado) para que o processo anda-se mais depressa. E sabem o que é que o Sr. Presidente fez, chamou a policia e instaurou um processo ao munícipe por levar um burro para a porta da câmara em vez de levantar um inquérito interno para averiguar a veracidade das acusações, mas talvez não seja preciso, talvez essa pessoa tenha agido em nome do presidente.