14.10.09

... Sabe bem ler estas notícias,
mas encontrar a Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira (Tramagal) no 124º lugar ainda me soube melhor. É um excelente lugar, um 12 (numa disciplina em que o prof num dá mais que 15 e houve 90 negas), a melhor escola do Concelho, à frente de 480 outras escolas do País.
Parabéns à Escola, em especial aos alunos. Para o ano, com um 13, entram no Top30 ;)

81 comentários:

João Baptista Pico disse...

O Sr. Fernando Pires não diria melhor.
Parece incrível como o blog e o seu mentor TZ assinam de cruz este comentário tão comesinho, que se resume a isto: tudo o que vem é lucro!
Satisfazer-se por obter o lugar 124, deixando 480 outras escolas para trás, não parece de quem ama as crianças da sua terra e gosta da sua terra.
Mais parece da falsa mãe no episódio da "sentença de Salomão", quem se compraz ao ouvir o rei sábio mandar cortar a criança a meio e dar metade, a cada uma das alegadas mães...
Alguém que não se deixasse iludir com numeros, nem com competições bacocas, perguntaria:
- O que é que faltou áquelas crianças do básico e do secundário, para poderem ter outras qualificações superiores ao 12?!
Porque essa é que é a grande questão. O futuro do Tramagal passa por aí. E o facto da CMA não ter em 2008 assinadao o protocolo com o governo ( Câmara PS e Governo PS, com Lacão a aquecer o assento nos dois lados), deixando cair o enriquecimento curricular no secundário, pode ter atrasado essa melhoria curricular.
As crianças precisavam de novos estímulos curriculares, precisavam que lhe prestassem outros apoios no conhevcimento, que a escola só por si não lhe transmite. A isso chama-se "enriquecimento curricular". Eu sei bem o que foi um estudante como eu, com bases fracas, a ter que se haver com os colegas no Liceu de Oeiras ou no Liceu Camões, onde os meus colegas falavam de matérias e de livros e outros conhecimentos da sua convivência familiar com outro nível cultural, que eu nunca ouvira falar em minha casa ou na minha rua...
Os 250 mil euros da estátua do Charters foi uma obra cultural, não foi?!
Que um TZ subscreva este comentário, é que me deixa perplexo...
Pois é, o Tramagal continua a votar PS... E continuará por muitos anos, está escrito...
Este era o comentário que era preciso dizer com toda a frontalidade.

Anónimo disse...

Confesso que se soubesse o que sei hoje não teria votado PS. Disseram-me agora que o Vitor Hugo se apropriou de 6000 euros que a câmara deu à Sociedade do crucifixo. Será verdade?
Em parte até concordo com o que escreve o sr. anterior.
Um tramagalense atento

TZ disse...

Parece-me que o realce e satisfação é mais que devido. Relativizando a importância e rigor destes "rankings", mas notando a sua utilidade como indicador, pode-se dizer que a Escola do Tramagal dá "boas bases" aos seus alunos e que não fica atrás de muitas de Lisboa. Reparem logo ali atrás de nós o "Liceu Camões" em 125º e o "Liceu Rainha D. Amélia" 128º.
.
Isto da escola de Tramagal dar boa formação não é coisa recente, tem décadas, é um dos trunfos da localidade. Notícias destas são lucro, são valor acrescentado, determinam opções de localização, de residência, o futuro.

João Baptista Pico disse...

Ah! Esquecia-me do que disse o TZ, o professor não dá mais que 15 e a turma teve 90 negativas!
mas que classe e que lucro é esse afinal?!
São valores acrescentados a quê?!
Volte Sr. Pires, está perdoado!!!

João Baptista Pico disse...

Quanto à fixação de novos residentes, lembro que os terrenos não foram disponibilizados no Tramagal para ninguém construir e alguém que queira remodelar uma casa vê-se grego para o conseguir.
Com a deslocalização da Nova Zona INDUSTRIAL para as bermas de S. Miguel, nunxa será demais lembrar que ao lado do cemitério de S. Miguel a CMA disponibiliza nova urbanização...
Vêem como é bom deslocarmo-nos para o Tramagal...
Volte Sr. Pires, está perdoado, amigo!

João Baptista Pico disse...

Que os homens sofram, enfim Senhor... Mas crianças, Senhor, porque padecem assim?!
Quanto aos apoios curriculatres, nada. Assim já chega. Não convém que saibam demais. Depois o Sr. jana perdia o lugar...
Volte Sr. Pires, está perdoado!

Anónimo disse...

Ó Pico andavas embuxado.
Mas tantos disparates só de uma vez, também é demais!
Há que saber atravessar o deserto e aprender alguma coisa com os insucessos.
Pico,faz agulha, "muda de rumo", já cantava o Zeca.

João Baptista Pico disse...

O liceu Camões de agora, já nãda tem a ver com o Liceu Camões dos anos 60, porque os jovens quadros já não moram nas "Avenidas Novas" de Lisboa. Moram em Telheiras e em Cascais, logo os filhos dessa gente evoluída pôem os filhos no Colégio S. João de Brito e nos Salesianos e no British School , que lá continuam a levaram os louros...
Ãgora o muito que ficou por fazer em Abrantes é que me preocupa.
Não há lucro, nem pode haver. Saldaram as contas a zero. Isso sabe a muito pouco, tanto mais que as 90 negativas ainda lá estão...

João Baptista Pico disse...

Respeitem as crianças, porque essa do "embuxado" não colhe. Agora sempre é curioso verificar como o Tramagal resvala desde que perdeu o seu PAI COMENDADOR.
Os orfãos não se salvam, nem se deixam salvar.
Ninguém quer vir para o Tramagal com esses anónimos todos...
Meditem bem nisso!

Anónimo disse...

Faltam-te argumentos e disparas em todos os sentidos. Ai Pico, Pico.
O eleitores anónimos não te ensinaram nada?
O Tramagal não perdeu nenhum pai,até porque não lhe conheço paternidade.
EDF foi/é uma figura incontornável como tantas outras anónimas que lutaram/lutam e continuam a acreditar nesta Terra e por ela dão o seu melhor.ACREDITA Pico.

"Diz o roto pró nu....", medita tu Pico, que pelos vistos bem andas precisado e pelos vistos até és um dos que gostam de cá vir...
ès sempre Bem-vindo, mas "atina" PICO.

João Baptista Pico disse...

Ajudem as crianças. Não louvem o que lhes tiraram. Aquelas crianças poderiam ter tido outra ajuda curricular. Só o trabalho dos professores não chega. O 124º ou o 5º ou o 1º lugar não contam. O que conta é que fizémos pouco pelas crianças. Deixámo-las abandonadas à porta da escola, enquanto fomos ao Charters levar-lhe os 250 mil euros e tantas outras bizarrias....
Atinem vocês.
Agora desculpem lá, mas o Sr. Pires que eu cumprimentei sempre, acaba por sair-se bem. Daí a minha anotação irónica: volte Sr. Pires, que está perdoado!

Anónimo disse...

ó Pico com tanta filosofia pelo tramagal e pelas suas crianças como é que só apanhaste 59 votos e todos da mesma família
Com as derrotas tambêm se aprende.
Nota: não te esqueças de devolver a aparelhagem

Anónimo disse...

Bem... misturar umas coisas com as outras e fazer uma salganhada enorme dá nisto!! Pico deixe-se de tretas e de tentar meter coisas na cabeça das pessoas... Vou dizer isto para eles ficarem com isto na cabeça e ainda ganho uns apoiantes. Não misture as coisas e não fale do ensino no Tramagal porque não o conhece! eu conheço muito bem o ensino no Tramagal e sei que tem vindo a melhorar ano após ano. As condições são melhores do que eram à uns anos, os recursos humanos tem formações para melhorar. É obvio que não está tudo feito mas muito já está feito e bem feito!! Não fale do ensino no Tramagal porque nunca esteve aqui na escola para ver como funciona nos ultimos anos.

João Baptista Pico disse...

A questão é não querermos fazer mais nada pelas crianças, partindo do princípio errado e pernicioso que o TZ usou, de que sendo os 124 e tendo 480 atrás, então viva a Escola!
Eu não preciso de saber o que se faz ou não faz na escola. Eu sei apenas que a CMA nada fez. Recusou o protocolo com o governo para o secundário e no básico entregou as actividades de enrequecimento escolar a uma empresa que não desempenhou nada bem a sua missão.
Não tenho que pedir ao anónimo licença para dizer mais nada. Isso é óbvio e claro. tanto mais que depois da má vontade inicial desse anónimo, logo cai em si e deixa confessado com alguma candura, " que não está tudo feito, nem bem feito".
Afinal quem parece não saber das coisas é o anónimo.
E quando fala que eu nunca estive na escola, mais parece dizer que só pode falar do tema quem lá está dentro. Isso era no tempo da "outra Senhora". E desta também, pelos vistos...
Abram a escola. Não queiram nabos em saco. as nossas crianças estão a ser atrofiadas pelo sectarismo primário dos adultos, todos muito ciosos dos seus preconceitos e das suas fidelidades ao clube...
Quando souberem discutir sem insultos, as crianças poderão lucrar algo mais...

Anónimo disse...

ó PICO só fazes BARULHO, é bom recordar-te que o teu partido nas eleições para a assembleia de freguesia de 2005 obteve em TRAMAGAL 133 votos e que em 2009 obteve 59 (menos 74 votos), com tanto barulho até se esqueceram de ir votar.

Rui Horta disse...

Acredite Pico que conheço a escola de Tramagal muito bem e posso lhe garantir que as condições em que os alunos estudam no Tramagal são boas e proveitosas! Não venha com histórias da outra senhora e desta e assim... Nunca entrou na escola nos ultimos anos, não sabe de que cor são as paredes do bar da escola nem o que existe lá dentro, não sabe quantos quadros electrónicos existem nas salas da escola do Tramagal!! Então porque é que fala de um assunto sobre o qual não sabe nada?!?!
Já viu que as dez primeiras escolas não são publicas mas sim privadas? E que até à posição onde se encontra a escola de Tramagal muitas outras privadas estão pelo meio?

Parabéns aos alunos da nossa escola de Tramagal.

João Baptista Pico disse...

Eu logo vi que o Horta sabe bem a cor das paredes do bar.
Essa foi de cabo de esquadra. E é por esas e por outras que o Pico incomoda...
E os quadros electrónicos podem servir apenas para impressionar saloio...
Irra que o Horta é mesmo teimoso. Meta lá isto na cabeça. Os alunos da Escoçla do Tramagal se tivessem apoio de enriquecimento escolar, desde o básico com outra empresa que não fosse essa artificialidade negociada muito mal pela vereadora da Educação e depois no secundário com outras actividades de enriquecimento curricular as notas tinham sido outras e isso trazia mais valias locais.
Não preciso de ir ao bar da escola para compreender isso. Nem tenho que pedir licença ao Horta e a outros tramagalenses para falar desse assunto ou de outro assunto qualquer.
Eu sei que os incomoda verem que eu sem lá entrar consigo logo ver o que vocês (alguns destes anónimos) nem como uma candeia acesa em pleno dia logram descortinar. Eu sou muito intuitivo. Mas não me culpem mais por ver o que outros não conseguem ver. Que diabo, não posso parecer estúpido só para não ofuscar esas mentes medíocres que nada pescam do assunto.
Meta bem isso na cabeça e repita as vezes que forem necessárias: os alunos se tivessem mais apoios curriculares tinham melhores notas, não para serem o "number one", mas para trazerem outro nível ao concelho, outro tipo de preferência para cativar investimento.
essa aposta tem que ser accionada pela CMA. Eu falei muito de competitividade. É por aí que temos que ir. Só não se pode estar a exigir isso aos alunos, quando os mais velhos querem usar a net e os blogues para campeonatos da sueca e do bagaço, debitando preconceitos sem nexo.
E não dê parabéns aos alunos, pois pode estar a estragar-lhes a auto-estima e a desautorizar os professores. Veja lá oh Sr. Horta se acerta uma. É que eu não estou mais para lhe dar explicações de borla...
Olhe que o nosso Comendador não merecia ter descendentes assim...

Anónimo disse...

Ó Sr. Pico agradecia que o meu amigo, se deixa-se de polémicas,suplico-lhe que entre em silêncio,porque para maldicências, entendo que já não existe espaço!... Agora é aguentar,reclamando documentando-se.e argumentando e se necessário ser repetitivo; não ultrapassaando contudo as regras da boa educação.Procurar solução para todos os problemas do nosso Concelho, participando se possível ajudando contribuindo consuante as possibilidades e conhecimento de cada um.Quanto a assuntos de ressentimento particular...Quem as faz é quem as amarróta

Anónimo disse...

Quem anda à chuva molha-se... Já agora em pé ficamos?! O Vitor Hugo já restituiu a verba dos 6000 euros? Como vai ser formado o executivo? Quem vai ser o tesoureiro? Diga-se em abono da verdade que o ainda tesoureiro era o mais capacitado para ser o presidente. No fim de contas (sempre contas!) está lá há 16 anos...

Anónimo disse...

Ó sr. Pico de-lhes porrada que eles xuxalistas merecem

Anónimo disse...

Ó pico és tão moralista e tão defensor das crianças, mas no souto não te preocupaste com as mesmas, quando as andaste a enganar na associação para se filiarem no psd e ainda lhe andas-te a pagar as quotas durante uns tempos, é por estas e por outras que não passas daquilo que és e o povo te dá o reconhecimento que mereces...há e não esquecer das obras ilegais que fizeste, ainda tou pra ver se os senhores da camara andam com os olhos fechados.

João Baptista Pico disse...

Este caluniador que escreveu o post anterior está a mentir com quantos dentes tem.
Primeiro , nunca podia inscrever crianças no PSD, pois só pessoas maiores se podem lá inscrever e nenhuma entrou por minha indicação.
Segundo,quem inscreveu 500 jpotas foi o actual presidente da concelhia PSD, quando foi presidente da jota;
Terceiro, as obras que agora querem ver ilegais que digam onde estão, pois esse é assunto que não me preocupa e se acharem que alguma coisa está mal que procedam à demolição, não vão é forçar o meu silêncio por fantasias ou denuncias desse tipo pidesco.
Quarto, o povo não tem que me dar reconhecimentro algum, pois eu sou um cidadão livre, que não precisa do povo para se afirmar livre. Muito mewnos certo povo sem sentido de orientação e sem a necessária maturidade capaz de resistir ao cãntico do " bacalhau a pataco"...
Como de resto, julgo que conquistei o meu quinhão de LIBERDADE no 25 de Abril de 1974.
Agora se vê, é que ainda pairam por aí muitos resquícios pidescos, de bufos e trafulhas capazes de perseguirem pessoas honestas. Mas não irão longe. Eu não temo cobardes, que não ousam assinar o nome.
Terminou o recreio. Quando precisarem de mais umas lições e eu achar por bem dar-lhas, já sabem que estarei por perto.

Rui Horta disse...

Provocações pessoais a comentarios sobre a minha maneira de ser não gosto de falar aqui... Não é o lugar ideal para isso Pico. Escolas como a Ginestal Machado em Santarém que ficam muito melhor localizadas do que a do tramagal visto que estão numa cidade com mais oportunidades está atras da do Tramagal. As escolas de Abrantes penso que tambem ficaram atras... Será que as actividades de enrequicimento escolar não são boas até?

João Baptista Pico disse...

E se alinhássemos os raciocínios ponto por ponto?!
A Escola Ginestal Machado não vem ao caso. Nem é por estar numa cidade maior que tem que ser melhor do que a do Tramagal, nem esta do Tramagal tem que ser inferior à da cidade. Nunca estive a discutir essa questão. Não vale a pena irem por aí.

O que insisto é no facto de a Escola do Tramagal não ter que embandeirar em arco - e elogiar-se contraproducentemente os alunos, e a escola, porque tem 480 outras escolas em pior classificação. Isso não devia ser colocado nesse patamar. Estamos a ser comodistas e a aceitar uma média baixa, só porque há 480 piores.
Por outro lado, ninguém quer entender que a Escola do tramagal não tem , nem teve os apoios curriculares - os ditos enriquecimentos curriculares, onde houvesse outro grau de actuação com novos ensinamentos, novas matérias de elevação do grau de desempenho e de aprendizagem e maior grau de conhecimentros académicos extra-curriculares, capazes de engrandecerem o intelecto dos alunos. Tudo isso, dar-lhes-ia outra capacidade de melhorarem o grau de aprendizagem escolar.
Era nesse ponto que a nota doze poderia crescer mais facilmente.
Quando sabemos que o "enriquecimento curricular" foi negado no secundário, por falta de acordo da Cãmara PS com o próprio Governo PS, fácil será concluir, que a edilidade não agiu lá muito bem em prole dos alunos.
Custa assim tanto perceber isso?
Logo, importa sublinhar e questionar o poder local, pela omissão grosseira, tanto mais que essa omissão prejudicou os alunos. E quando assistimos a essa facilidade de aprendizagem numa escola como a da Vila do Tramagal, fica-nods sempre uma réstea de dúvida, se aquelas crianças fossem mais apoiadas nas actividades curriculares, até onde não teriam ido.
Fazer este ponto da situação é o que de melhor se pode fazer em prole das crianças dessa escola. Tecer elogios baratos, não é do ponto de vista pedagógico, o mais aconselhável.
Daí toda esta discussão: dêem mais apoios aos alunos do Tramagal e eles darão maiores alegrias à comunidade local.
Nada de discussões pessoais, caro Horta. Concordo. Porém, o que apresentei e defendi, é na melhor das intenções em prole dos alunos.
Veja-se o role de protestos e insultos que um cidadão levou nesses comentários.
A cidadania está difícil...

Anónimo disse...

Arre Sr. Pico, o Sr. é uma grande melga. Desde o 1º comentário que é vira o disco e toca o mesmo. Tenha paciencia, já chega!!!!Tanta sapiência e não foi eleito, não divulgou bem a sua informação!!!! Não me lembro de o ver pelo Tramagal... Vá descansar um pouco, a campanha já acabou e deixe a esccola do Tramagal continuar o seu trabalho.

Unknown disse...

Vamos lá por factos:
- 124º em 604 posições é bom.
- Melhor escola do concelho, em 3 escolas, é bom
- Tendo em conta que a escola tem cada vez menos alunos, é bom.

Se poderia ser melhor? Secalhar podia. Mas não vale a pena dizer que se isto ou aquilo era diferente. São ses.

Acho que quem devia ficar preocupado são as escolas de Abrantes.

Anónimo disse...

Foi de mal a pior este blogue!
Ainda tive esperança que melhorasse após as eleições!
Eh pá falem do TSU, do SLB, do SCP, ou do FCP!
Apre que é demais isto!
O melhor é mesmo remove-lo dos meus favoritos para ver se não caio na tentação de ler tanta coisa sem jeito!
Um Tramagalense

Anónimo disse...

Muito bem anónimo das 23:34!
Assina anónimo das 23:40.

hitman disse...

Caro Pico confesse lá aqui prá gente:Já entregou a aparelhagem á Sociedade do Souto;essas sociedades recreativas são tambem elas uma escola,e acredite são mais para os desfavorcidos.

Anónimo disse...

Passados alguns anitos após o 25 de Abril 1974, A Sociedade Artística Tramagalense, como grande pólo de divulgação da cultura no Distrito de Santarém,fez sair à cena uma peça de teatro (Comédia), que da qual paço a recordar alguns extratos daqueles maravilhosos actores,que gratuitamente dispensavam grande parte do seu tempo livre em p´rol da cultura desta terra.Paço a citar:O POVO, É ESTÚPIDO,PORCO E CHEIRA MAL!!! E repetidamente, e à medida que a peça ia evoluindo,a frase surgia com alguma espontâneadade...Agora refletindo acabo por verificar a sua verdade.Aproveito para recordar, que desta peça de teatro surgiu o grupo de CANTARES ROUXINOL.Como os anos passam!...E nada se aprende.

Anónimo disse...

Alguem me explica o que tem a classificação da escola de Tramagal, no universo nacional de todas as escolas.
A ver com a maioria dos comentários aqui publicados.
Agradecido!

Anónimo disse...

Verdade seja dita! Quem tinha argúcia e ginástica mental para levar o arrogante e ressabiádo do Pico á boa era o ABT que até nos fazia divertir um bocado com os argumentos incisivos e piadescos. Deixaram-no ir embora daqui e agora aguentem-se com o homem. Nem todos juntos o conseguimos sossegar!

João Baptista Pico disse...

Recomendo-lhes caros tramagalenses as notas de hoje no Picozêzerabt.blogspot.com
A Voz do Dono e o Capítulo I s/ esse grande benemérito local de nome Pedro Marques, que inspirado nos comentários anónimos deste Tramagal, pensou ir buscar ´~a e saíu tosqueado...
Vejam o custo de cada arrôto dele...
Davam para um médico permanente as 8 horas por dia, durante 3 anos e tal neste concelho...
O João Pico só pode custar a "aturar" a alguns que ainda não chegaram ào patamar necessário para o concelho evoluir com Mestria...
Bom trabalho, amigos tramagalenses, que não podem viver sem umas ironias deste cidadão João Pico.
A história da aparelhagem já valeu ao bêbado ( já identificado, como aldravão mor) umas grades de minis. Um dia destes irá a Tribunal custear a Obra Social do Souto, com língua de palmo. Há que tirar lucro social dos idiotas úteis.
Depois falamos.

Anónimo disse...

Interessante!Bastou falar-se no ABT e o Pico mudou logo o tom e o rumo do discurso vira o disco e toca o mesmo...
Que forças se ocultarão por trás do ABT?
Pensem lá se o homem não está sob stress pós eleitoral uma vez que os resultados não lhe correram de feição e isso tem que ser considerado.
Tenhamos um pouco de paciência e compreensão com a pessoa nem que seja por uma questão de humanismo.

Anónimo disse...

Em que lugar ficou a escola do Souto, caro Baptista Pico?

Anónimo disse...

Por aqui se pode ver como a construção civil está em queda o sr Pico, sem obras para fazer entretem-se a escrever comentários, e no Tramagal, ou na Rua das Caladas no Crucifixo, não confirmei o local,desde que se construiu uma piscina,não se fez mais obra nenhuma, é por isto que existe aquele velho ditado...
Ora descubram lá qual é o ditado.

hitman disse...

Há luta por mil doutrinas.
Se querem que o mundo ande,
Façam das mil pequeninas
Uma só doutrina grande.

Aleixo

Anónimo disse...

Sr. Pico!
O Tramagal é de quem por cá vive.
Os tramagalenses nunca se meteram na vida activa do seu... Souto, pois não?!

João Baptista Pico disse...

O Tramagal, se o anónimo por acaso é mesmo tramagalense, daqueles bons tramagalenses que gostam da sua terra e se orgulham de a chamar Vila Convívio - muitos que de cores partidárias diferentes sempre me receberam muito bem - deveria perceber que sendo a terra do Tramagal uma Vila, não pode ser comparável a uma pequena freguesia rural, nem é legítimo que alguém dessa Vila vir apregoar o isolamento de uma Vila como se de uma aldeia se tratasse.
E sem perder de vista a razão principal destes comentários, insisto: o 124º lugar no ranking nacional das escolas só pode ser um limite máximo, a quem se contenta com muito pouco e que para satisfação do seu umbigo próprio, não quer perceber que as crianças dessa escola, com os apoios que os meios municipais não lhe deram, e ainda que pudessem estar nesse mesmo 124º ou por ali perto, estariam com toda a certeza, com outra bagagem de conhecimentos, muito útil para a Vila e para as suas famílias.
Negar ( ou querer negar sem legitimidade alguma)a alguém que até tem atrás de si um estatuto de figura municipal e um reconhecido mérito de escrever sobre as realidades de todo o concelho, o direito de se pronunciar sobre a única Vila do concelho, é por si só um acto desqualificado, que não abona nada a favor do conceito de Vila Convívio.
Deixe-se de ser provinciano, pois esse seu propósito, não o favorece nada a si e muito menos à sua Vila.
A seguir pode voltar a insistir na canalhice da calúnia da tal "aparelhagem". Também há quem cultive essa covardia, como motivo de orgulho de quem não consegue fugir ao provincianismo...

Anónimo disse...

Epá não metam o souto no meio disto que esse gajo não é de lá, nem ninguém por lá o quer....

Tramagalense disse...

Sr Pico. Admiro a sua frontalidade discrita no seu último comentário,apoio-o incondicionalmente em tudo aquilo de diz e muito bem...Mal de quem se contenta com o 2º lugar!...Podéra não conseguiu melhor!...Então vista-se o fato de macaco,e vamos todos procurar uma melhor classificação escolar.Deixemo-nos dessas coisas;por hora penso de que já chega:- Mas lá que tem razão lá isso tem!...Parabéns amigo pelo seu excelente ponto de vista.

Anónimo disse...

Óh Pico!
Nem aos 800 votos chegas-te!
Mete-te na vida do teu Souto (ou não).
E deixa o pessoal do TRAMAGAL, em paz.

HORTA F's disse...

Gostaria de pedir ao Tramagalense, das 11.34, para evitar confusoes, se podia escrever comentarios com outro nome uma vez que eu assino comentarios e tenho um blog com este nome.
Os nomes nao teem dono, mas para evitar confusoes seria melhor escrever com outro pseudonimo.

Obrigado

Anónimo disse...

já tinhamos anónimos em barda, agora duplos....chiça, ninguem se vai entender....ORGANIZEM-SE!!!!!

Anónimo disse...

Coitadas das pombas!

Anónimo disse...

Ao Tramagalense das 22:10
Caro senhor peço-lhe imensa desculpa por tão negligente atitude;ainda não me tinha sequer apercebido de que estava a usar sapatos de outra gente,de qualquer forma agradeço desde já a sua pronta informação, ficando determinado a reparar esse procedimento,jamais utilizando o pseudónio «Tramagalense» e possivelmente qualquer outro mesmo que anónimo para este Blog.Desculpe-me por favor.OBRIGADO

Lamacheira e Barca disse...

Isto sim é gente da nossa terra. Entendem-se a falar e chegam a um acordo. Saude aos dois Tramagalenses. Bom exemplo.

HORTA F's disse...

Vejamos, nao sera melhor fazer-mos as coisas correctamente sem andar as cabecadas. E que de cabecadas estou ja farto e nao tenho paciencia. Eu tenho um blog e assino comentarios com este nome e ja la vai algum tempo que assim e. Portanto repito, para evitar confusoes e melhor que assine com um nome diferente, caso me acontecesse o mesmo era isso que fazia e nao tinha qualquer problema.

Que nao se sinta ofendido por este meu pedido porque aqui queremos criar uniao entre tramagalenses e nao discussoes sem qualquer aproveitamento.

saudacoes tramagalenses

Anónimo disse...

Caro Tramagalense,como lhe referi na resposta à sua legítima observação;Entendo...Se defacto as palavras,escritas no meu pedido de desculpas,pela atitude negligente que tomei,estiverem bem colocadas,o sr. deve reparar que o meu discurso,é de conformismo e reconhecimento,aproveitando para lhe endereçar os meus cumprimentos sem qualquer ressentimento.Mais uma vez,o meu pedido de desculpas.

João Baptista Pico disse...

Como não foi possível ver em video quem é quem o verdadeiro "Tramagalense" a quem tenho que agradecer as palavras de apoio e receando esgotar o espaço deste blogue, sem chegar a conclusão definitiva, será possível atendendo à V/ conversação tão religiosa e escrupulosa pedir a um que se benzesse com a mão esquerda e a outro que se benzesse com a mão direita?!
É só por uma questão de simplificação, para ver se saímos desses salamaleques e dessas mesuras profundas, cujo cortejo já chegou à Lamacheira e à Barca.
Fiquei sem saber ao qual Tramagalense devo agradecer e ao qual devo repudiar essa contínua má vontade, imprópria de uma Vila Convívio.
Nem depois do Presidente Cavaco reforçar a necessidade de dotar as n/ escolas de dimensão mais europeia e mais consentãnea com valores mais exigentes, pareço recolher o interesse na abordagem.
Como se os alunos só servissem a alguns, enquanto ferramentas do seu campeonato competitivo.
Que maus feitios...

João Baptista Pico disse...

Finalmente, o "Expresso" de hoje estabelece outro ranking das escolas nacionais, dando o 111º lugar à n/ Solano de Abreu e o 232 à Dr. Manuel Fernandes. Nada consta s/ o Tramagal. talvez lapso do "Expresso" ...
Nas Escolas Básicas, entre as dez melhores do Distrito de Santarém, nenhuma de Abrantes e duas de Torres Novas, duas de Santarém, duas de Tomar e duas de Ourém...
Engraçado como o nível escolar vem acompanhando os níveis de desenvolvimento económico e logo aos pares, entre as quatro maiores cidades do distrito...
A Vila do Tramagal, se os tramagalenses A ou B quisessem e não se importassem muito, talvez pudessem dar as mãos para um novo rumo às escolas. Topam?!
É só uma sugestão, se não levarem tanto a peito no orgulho ferido, vá lá saber-se porquê...
Crianças sofrem!

Anónimo disse...

Confesse lá, Sr. Pico.
Políticos de trazer por casa também sofrem?!

João Baptista Pico disse...

Tomaram muitos anónimos saberem o que sei. Se soubessem deixavam logo de usarem o anonimato. Tão simples quanto isso.
Mas não insistam se não ainda tenho de agradecer a Deus, não ter sido "empurrado" para aquele executivo municipal, que tão maus desempenhos gerou e que ainda tem muito com que nos surpreender a todos. Deixem o tempo correr e saber no que dá a "intimação maior" da PJ de 8/1/09, a tal que antecedeu a escusa de Nelson se recandidatar e abriu as portas ao ICA e à nova presidente...
Votar contra e votar vencido todas as semanas tornar-se-ia demasiado penoso...
Quer maior franqueza, camarada?!

hitman disse...

Caro Pico o sr parece-me estar sempre disposto a uma boa novilhada,talvez por falta de ocupação(desemprego),já devia há muito abster-se de comentarios neste blogue bem como de insinuações e provocasões aos Tramagalenses;como gosto de ajudar em especial os desempregados sugiro-lhe que contacte o dignissimo Xibanga na Golegã que possue uma escola desmontavel em que certamente o Sr poderá fundamentar na pratica as suas teses taurinas.

João Baptista Pico disse...

O hitman é um triste a quem lhe entregaram um cubículo para guardar a troco de um salário e passando os dias fechado em quatro paredes nada mais consegue descortinar que a escola do Xibanga. Vê a árvore ( a escola do Xibanga) e não enxerga a floresta: a Golegã!
Logo aí a sua tremenda ignomínia de ignoto que ilaqueando a sua já de si pobre imaginação, se acaba por desmascarar na sua paupérrima escolaridade, pese a honra e vã glória de quem teve como "mestre" o marido ou a mulher pouco importa, para quem na 2ª-feira irá a correr mostrar como sabe usar com "bestialidade" a net...
Pobre diabo, que o hitman me saíu.
Mas já que falou na Golegã, queira ter a suprema visão que esse intervalo de hora a hora que usa e abusa fingindo-se fumador para sair à rua, e de trombas voltadas para a parede da casa do outro lado da rua, queira meditar em como o socialismo tem coisas muito boas, pese o Maltez ser um poderoso latifundiário. Por sinal um latifundiário com classe e galhardia e que soube como mais ninguém neste país dominar a esquerda ou não fosse ele um domador de cavalos, atrelando-a com alto gabarito, à traseira dos cavalos, enquanto a sua terra acabou muito bem arrumada.
O cavalo é um animal muito inteligente. Foi essa a vantagem que o Maltez soube aproveitar. E valer-se de meia dúzia de campinos que ainda sabem o que vale um cavalo.
Os "hitman" nem jumentos chegam a ser. Apenas hurram!
Agora ver um "hitman" que nem se apercebeu que o presidente Cavaco acabou de reforçar a minha tese ao ir falar de melhoria na educação nessa festa do Centenário do Liceu Camões onde eu estudei em 1966/67, é que faz com que escolas como a do tramagal e de outras cá pela região ainda mergulhem num obscurantismo medieval.
Claro está, que à sombra disso há por aí uns esquerdistas que recolhem chorudas reformas e com grande lata, ainda se insurgem contra quem apregoa a caridade em socorro das reformas de 240 euros, quando esses "hitman" auferem 10 ou 15 vezes mais, e em nome do socialismo sem classes!
Para rematar, não acham estranho que tenha que vir um sujeito lá do Souto - onde agora é de toda a conveniência passageira, dizerem que não me conhecem, não vá o governo municipal cortar-lhes as mesadas - falar ao palco do S. Pedro em Abrantes e afrontar a Srª Presidente, apontando-lhe a miséria do donativo mensal da Câmara de 54 euros singelos e frios, para a Associação dos Dadores de Sangue e como que em retaliação dois dias depois o Sr. Lacão que ninguém já aponta como ministro, mais a Srª Presidente que há-de ser, a tocar bombos e tambores à porta dessa mesma Associação, como que em desafio ou escárnio?!
Onde estiveram os TZ, os Roppers e os Tramagalenses de site feito?!
Estavam a espreitar para a Golegã?!

Anónimo disse...

lá está você a disparar em todas as direcções.
Ó ex-candidato Pico, defenda a sua dama sem polvilhar ofensa e ignominia por tudo quanto é sitio.
Gosto que Conviva, mas há que saber... saber até na Escola.
Manter o profile de "eu sou o maior!" e a seguir de "coitadinho", ou vice-versa... evite, retira-lhe credibilidade.
Não quero deixá-lo com questões em aberto, respondendo-lhe:
- Eu Tramagalense ESTOU e SOU e oriento-me para onde muito bem me dá na gana! Ora esta, hem!
Volte sempre e não conte comigo para polémicas e futeis discussões.
Fim.

João Baptista Pico disse...

Porra! Não desvie a conversa da "mesada" miserável que o "seu" PS ou lá o que o anima, dá todos meses à Associação dos Dadores de Sangue!
Acha bem 54 euros em quem "destruiu" 20 milhões no Aquapolis e já vai fazer mais um Pavilhão Náutico?!
Se a sua "gana" lhe da para isso assine por baixo. Não venha é envenenar quem o está a defender e a defender a sua família, só porque o seu fanatismo não o deixa ver o que há de mais importante na vida: o sangue!
Será que não lhe corre sangue nas veias?
Desculpe este vibrar mais tenso, e esta contundência, mas um homem não é de ferro. Há limites para tudo. Todavia o anónimo expressa um pensamento demasiado baixo para não levar o mais paciente ao protesto e à fúria momentânea.
E entre a frieza de quem tem ( ou aparenta ter) no lugar do coração uma pedra e quem tem sangue a correr-lhe nas veias e um coração humano, não há escolha possível: eu vibro!
Quanto à Dama que defendo essa é a VIDA! E a Vida vivida com sentido de dignidade humana e nunca a vida dos cínicos, dos vendidos e dos hipócritas.

HORTA F's disse...

Sr. Pico, se me esta a mandar a "boca", que apesar de legitima nao tem fundamento, devo dizer-lhe que na altura em que o Sr. Lacao e a futura presidente da CMA estiveram a "tocar tambores" a frente da porta da Associacao de Dadores,(da qual sou socio com muita honra), estava demasiado longe para poder formular a respectiva opiniao. Pode estar descansado que se tivesse tido conhecimento disso que diz e estivesse em posicao de dar a minha opiniao te-lo-ia feito sem quaisquer problemas.
Nao vou aqui fomentar discussoes vagas sobre assuntos serios e depois a sua forma de intervir mais parece a de um activista do Bloco de Esquerda do que alguem que se candidatou a camara pelo CDS.

LHF

Anónimo disse...

A gestão dos dinheiros públicos sempre andou a reboque da vaidade,da hipócrisia, dos humores e amores de alguns (normalmente daqueles que chegam ao poleiro).De que se queixam os cidadãos? Não conhecem a realidade ou gostam de ser enganados?
Meio mundo a enganar outro meio!
A Nónima

João Baptista Pico disse...

Mais outro aluno do marido da responsável do PS de Abrantes, não querem lá ver...
Também acha que o CDS deveria ter outro candidato que não apontasse críticas a ninguém, era?!
Por acaso ouviram e escutaram a campanha do Dr. Paulo Portas, que tão bons resultados deu em Abrantes e no Tramagal?!
Não queiram agora dizer que o Dr. Paulo Portas fez campanha à Chico Louçã, pois não?!
Claro que o Dr. Paulo portas não teve os comentadores da Antena Livre a deturparem e a silenciarem as suas frases...
Tão pouco ouviram o ex-candidato do PSD a referir-se ao seu ex-nº três da lista, sem lhe pronunciar o nome em sinal de desprezo, que em nada abona a favor da postura ética e do carácter que deveria ser apanágio de um exemplar e digno Director de Centros de Saúde, ex-deputado da Nação e ex-Director do Centro de Formação de Tomar...
Desculpar-me-ão se omiti algum cargo público a que o candidato a tudo o que havia à mão para se candidatar, tivesse ainda tentado...
Quanto À Nónima, o meio mundo a enganar outro meio mundo, será apenas força de expressão...
O executivo municipal tem na lei a Assembleia Municipal para o fiscalizar. Nos últimos anos, o presidente da dita´também tinha assento no Conselho de Ministros, logo uma personalidade acima de qualquer suspeita.
Decididamente, aqueles 5+1 processos conduzidos pela PJ ao autarca abrantino, nunca poderiam existir num mundo de homens íntegros. Logo foram apenas alguns que enganaram quase todo o mundo. Corrija pois a sua teoria por favor Dª Nónima...

Anónimo disse...

Pico.
Falas muito, escreves muito mas para quê?
A Céuzinha chegou á presidência com poucas palavras.
Falas, falas mas não dizes nada!

João Baptista Pico disse...

Para ti não direi nada. Maria do Céu Albuquerque terá direito ao seu "estado de Graça" ( os habituais Cem Dias). Não a irei criticar nesse período. E se ela se viesse a revelar uma boa presidente e boa estadista, não teria por certo em mim um opositor.
Mas mais tarde ou mais cedo Maria do Céu terá que dizer muitas coisas. Terá que satisfazer muitas expectativas nela depositadas. É da História...
Não será quem mete a cabeça debaixo da areia, que poderá estar mais bem avisado. E pelo caminho, houve falhas e manipulações várias, que serão como o azeite em água. Há todo um concelho feito em farrapos. Florestas ardidas, sem que o Plano de defesa seja eficaz e sério. O Ambiente e o saneamento sem expectativas sérias e soluções credíveis. A Educação é um zero. E a Solidariedade Social, nem com o Cónego a trazê-la de braço dado pelo Banco Alimentar adentro.
Anote bem o que escrevo. Já vi grandes castelos ruírem...
E há sempre um tempo de chegada e um tempo de partida.
Antes de comentar a Escola do tramagal a opinião era uma: um êxito local. Depois de a comentar já ficou aceite que a Escola precisa de ajuda. Precisa da Maria do Céu Albuquerque. Será que ela estará pelos ajustes?!
A Associação dos Dadores de Sangue onde já estive em 2005 com Ribeiro e Castro e agora com o Filipe D`Ávila foi ignorada completamente pela Maria do Céu Albuquerque. Depois destes comentários será que ela poderá ignorá-la mais?!
Então terá valido eu ter falado, está a ver?!

Anónimo disse...

òla sr. Pico, bom dia para si e para todos os que aqui teem escrito comentando com ética,dignificando não só o Blog,como também as pessoas que por aqui vão passando a fazer ver os seus pontos de vista com digna correcção;Para os outros,na mesma os meus bons dias, e aproveitando para vos pedir mais contenção nas expressões proferidas,que é isso que eleva as pessoas...Porque enquanto existir duas (2) falando,existe diálogo,quando passa a haver apenas uma (1)então será monólogo.Será isso que o senhor Pico deseja?...Penso que não.Mas se fôr, prevejo que irá ficar a falar sózinho.Isto é a opinião de um nascido aqui no Tramagal e que como anónimo já em outro «post» lhe atribuí razão.Um abração a todos e viva a comunidade Tramagalense!!!!!!!! Não sei se me fiz compreender.Penso que sim.

Anónimo disse...

Estados de graça, só no Céu. Aqui e segundo as ideias que depreendo escritas pelo Sr. Pico, este concelho é o purgatório na terra. É por lá que andam as almas penadas!!!!
Xiça, Sr. Pico tenho que dar razão a alguns comentários por aqui proferidos, o Sr. é uma alminha insatisfeita. Mas será que há alguém ou algo que lhe mereça um elogio?.

João Baptista Pico disse...

Temos um país com escravidão humana, não temos justiça capaz e atempada, temos fome, temos muito desemprego, temos cada dia cerca de 100 jovens novos licenciados a partirem para o estrangeiro.
Quer mesmo ouvir mais elogios?!
E temos na Vila do Tramagal quem entenda a globalização e o seu veículo internet como os n/ avós com o prato das batatas dentro da gaveta, que se abria e fechava conforme as visitas saíam ou entravam em casa...
Mais algum elogio?!
E a sua "alminha de satisfeito", onde cresceu?!
Barriguinha cheia, então arrote, para lhe fazer bom proveito tá?!
Eu só me estou a dar a este trabalho de responder para tomar apontamentos para um livro meu.
É que sendo um criador em muiutas áreas, jamais seria capaz de criar estes personagens que por aqui têm escrito com essa suprema elegância literária. É demias...

Anónimo disse...

Pico na passas de farinha do mesmo saco, enquanto andavas iludido que o tacho também chegava pra ti, era tudo um mar de rosas e não paravas de os lamber, quando te deram com os pés, à cruz credo que são todos uns fora da lei e o pico é que é o santinho....já diz o velho ditado: "Tão ladrão é o que vai à vinha como o que fica no portão".....

Anónimo disse...

Então vá por mim sr. Pico não seja tão polémico...Senão acabará por não conseguir concluir a sua obra literária!...Cuidado com o seu tão bondoso coração.Olhe que com tanta fome, desemprego,licenciaturas, etc etc... Acabamos todos por ir desta para melhor.

Anónimo disse...

Deixem-me lá agora dizer uma coisa oh camaradas tramagalenses, aqui a este camarada da Penha... Eh pá, o gajo do Souto até disse umas coisas que nos deviam interessar porra. Os nossos putos mais sabidos é bom minha malta. Os nossos putos a saberem mais para entrarem na faculdade é bem melhor malta. Isso é tudo bom malta.
Acho que nós é que estamos feitos uns arrogantes e uns patêgos de merda, só porque esse camarada da direita, que era do Souto e agora já não é de lá...mas isso que importa, só interessa memo aos gajos do Souto, à nossa malta e aos nossos putos o que o gajo disse foi mesmo de um Senhor Mestre de Obras. Porra, não atirem mais pedras ao Sr. PICO, para não parecermos uns selvagens aborígenes malta!

Anónimo disse...

Esta é só para ser a 69. :)

Anónimo disse...

E aos 70 ainda se tenta!
Ao menos no Tramagal...

HORTA F's disse...

Pois fui aluno do marido dela.
E depois, algum problema?

O Sr. Pico, nao para de procurar o confronto com as pessoas e esse e o seu pior defeito.
Para se ser politico, e preciso conjugar as ideias e projectos com uma atitude conciliatoria e nao de provocacao e confronto. Isso so traz dissabores e um deles foi o resultado do CDS em Tramagal onde, com todo o respeito pelos candidatos, o numero de votos recolhidos pela candidatura foi simplesmente hilariante.

Sabe quem foi o culpado, Sr. Pico?
...
Exactamente, foi o Sr., nem mais nem menos.

O Sr. Pico deveria ter-se apresentado aos Tramagalenses de forma suave, simpatica e consciente da sua posicao em termos de ranking partidario.
Nao, o Sr. simplesmente utilizou este espaco de uma forma arrogante, egoista e egocentrista, propria talvez dos "centristas sociais" que representou, sem cativar um leitor que fosse a votar em si e na sua lista para a JFT.
Depois como se isso nao fosse ja suficiente, vem a este mesmo espaco despejar as suas frustracoes da retumbante derrota, quase que afirmando que os tramagalenses sao "pategos", porque a sua escola se clasificou em 124 lugar. Digo-lhe Sr. Pico, para mim e um orgulho imenso ver a minha antiga escola tao bem classificado neste ranking, onde uma grande parte das escolas classificadas a frente da "minha" sao privadas ou de "zonas bem", onde o nivel cutural e educacional das familias a que os alunos pertencem ficam muitos furos acima da maioria das familias oprerarias do nosso laborioso Tramagal.
Nao venha aqui, com esse tipo de discurso Sr. Pico, fica-lhe mal. Traga palavras mais harmoniosas e amigas, mesmo que mantenha a forma interventiva e elucidativa como levanta determinados assuntos.
Se fizer isso vai ver que as pessoas terao mais respeito e admiracao por si.

saudacoes tramagalenses

LHF

João Baptista Pico disse...

" Sim fui aluno do marido dela" e " não venha aqui com esse tipo de discurso Sr. Pico, fica-lhe mal", ou ainda " traga palavras mais harmoniosas e amigas" são palavras do LHF, que na sua ainda curta experiência de vida parece
fugir à conclusão mais óbvia: aplaudir a minha intervenção não pela forma mais ou menos harmoniosa, mas pela verdade que encerrava.


Sim a minha intervenção tinha um fim altruísta, sério e generoso: exigir para os alunos outra bitola superior ao "pobre 12" do ranking nacional.
Todavia, sendo o 14 o bom e o 12 o banal suficiente, quem afirmar esta verdade, só o pode fazer se não assinar João Pico, se não "beliscar" o Prof. Jana, se não questionar o "sacro trabalho " da vereadora Jana, se não partir de ninguém do CDS ( pelos vistos se fosse do BE já se arranjava uma dispensa ou "bula revolucionária").
Enfim tanta má vontade...
Em conclusão: o LHF está-se nas tintas para o BEM dos alunos seus ex-colegas, pois acima de tudo, o que ele defende tem sempre que ser dito por alguém com o cartão do PS no bolso. Porque a bitola da avaliação é o PS e nunca o que é verdadeiramente o BEM dos alunos do TRAMAGAL.


Caro LHF, os alunos do Tramagal se fossem ajudados nas suas aulas de enriquecimento escolar, em mais três ou quatro matérias, adquiriam outra capacidade de aprendizagem, o que seria uma coisa excepcional para o seu futuro e um verdadeiro motivo de orgulho para todos os Tramagalenses´.
Vai ver que já não vai mais pensar na forma mais harmoniosa e mais hipócrita de ser transcrita UMA VERDADE. Porque as VERDADES SÃO PARA SE DIZEREM SEMPRE - DOA A QUEM DOER!!!
São verdades ditas com crueza que mais nos marcam e mais nos fazem HOMENS!!!

Boa noite LHF, foi um prazer ter-lhe escrito este longo texto, pois o discurso que lhe ouvi e que o felicitei pessoalmente no FORUM em Junho no Tramagal, Eu não tive o Jana como professor. Tive o Prof. Adelino Maltez que ontem com grande simplicidade e grande autoridade deu cartas no Programa "Prós e Contras". Fiquei de olho nele e e bebi cada uma das suas frases, com a secura que o saber dele sempre me despertou.
Foi por ter tido professores como Adelino Maltez e muitos outros como Marcelo Rebelo de Sousa, Freitas do Amaral, Adelino Amaro da Costa, Rui Albuquerque, Jorge Miranda, Narana Coissoró, Prof. João Castro Mendes, Prof. Sousa Franco, que me fez assim mais exigente comigo mesmo e mais amigo de romper com a mediocridade reinante.


Foi por ter professores destes que me fez compreender a fraca votação que tive - votação que qualquer outro ser humano acharia uma vergonhosa derrota. Não o que conta é esta boa consciência do BEM PRATICADO, e que NINGUÉM MA TIRA. JAMAIS!
Boa Noite LHF. Um dia você irá comprender tudo o que agora teima em não entender. Creia que na sua idade talvez tivesse a mesma relutância que o LHF está a ter agora. O Tempo é bom conselheiro.

João Baptista Pico disse...

Houve um corte que a caixa de comentários exigiu, mas percebe-se o sentido, quando me refiro ao seu discurso no Forum Tramagal, de que o mesmo muito ganhava se bebesse deste meu texto, passe a presunção imodesta da minha parte.
E deixem-lhes que lhes diga, uma VILA com mais de uma Centena de Actores Sociais tem que romper barreiras e mostrar outra atitude positiva e mais empenhada e fugir a essas mesquinhas observações.
Isso pude eu constactar.
Têm um bom património cultural e associativo nas mãos. USEM-NO MELHOR!

João Baptista Pico disse...

O corte fez-me ainda deixar para trás esta frase do TZ:
"Parabéns à Escola, em especial aos alunos. Para o ano, com um 13 chegam ao TOP 30".
Mas quem nos garante que elogiando a EScola e "em especial os alunos" não se está já a ditar a "sentença de morte" a esse trabalho?!
Elogiando a EScola e em especial os alunos, está-se com enorme imprudência a DESAUTORIZAR os PROFESSORES. Desse modo ninguém mais irá "segurar" os alunos!
E depois não basta hoje estarmos a dizer o que irá acontecer para o ano, para isso acontecer, tal como agora queremos que aconteça...
Portanto, a minha observação sempre esteve no bom caminho da crítica construtiva. Entre ser desagradável para o TZ ou outro tramagalense e ser construtivo para o bem dos alunos, não havia que exitar.
As frases + harmoniodsas até podiam desvirtuar o meu esforço e empenho...

HORTA F's disse...

Apesar de nao partilhar as posicoes partidarias ou politicas do meu antigo professor Jana, tenho por ele uma grande consideracao e simpatia, pela forma como soube ser meu professor. Deu-me 7 no 1 periodo e a justificacao foi, que me queria ver nas aulas de Filosofia no 2 periodo. Com isto lancou-me um desafio e foi atraves deste e doutros desafios que me deu coragem moral e o desejo de conhecer obras, escritores e autores ou em resumo o gosto pela leitura. Sem as suas aulas e as suas sugestoes, talvez nunca tivesse tido opurtunidade de ler as extraordinarias ideias de Baruch de Espinosa, por exemplo, (nem fazia parte do curriculo), ou outros importantes pensadores da historia humana. foi tambem atraves das suas aulas que despertei para as formas de expressao artistica, campo ate ai fora dos meus horizontes enquanto jovem.

Nao vou duvidar daquilo que disse, mas... essas pessaos todas que mensionou nao serao pouco mais velhas que o Pico?
Faz-me um pouco de confusao que alguns deles tenham sido seus professores, nao excluindo de forma alguma a possibilidade de ser ter dedicado aos estudos universitarios, em idade adulta.

Digo-lhe que nao frequentei a universidade, apenas completei o 12, mas li e leio muitos escritores, nacionais e iternacionais, leio e dedico tempo aos jornais, a internet, a documentarios televisivos, dedico tempo a contemplacao da natureza, as artes, a conhecer outros povos e culuras e a mais importante de todas as formas de estar na vida, a fazer amigos por onde passo.
Nao importam se virao a ser amizades do peito, para toda a vida, o que importa muitas vezes sao os momentos que se partilham, que podem ser mais ou menos especiais e nesse aspecto devo dizer que tenho muitos amigos, nao so no Tramagal, como na regiao, no pais e no mundo, do Canada a Nova Zelandia, da Escocia a Africa do Sul, do Brasil a India e no fundo, caro Pico sao essas amizades e os momentos que se partilham atraves troca de experiencias que fazem a minha formacao com a qual me sinto bem e julgo ser feliz.
E claro que nao sou perfeito, ninguem o e, todos temos coisas boas e mas, no entanto a jovialidade fisica, psicologica e moral, sao qualidades que um ser humano so pode conseguir se partilhar experencias e isso e o que tento fazer, sempre.

Boas noites tambem para si caro Pico e seja sempre benvindo ao Tramagal.

*nao escrevi nunhum discurso para o Forum, talvez tenha sido o meu irmao.

saudacoes tramagalenses

HORTA F's disse...

Neste pequeno comentario apenas vou deixar a minha corcodancia sobre o que disse neste paragrafo:

"E deixem-lhes que lhes diga, uma VILA com mais de uma Centena de Actores Sociais tem que romper barreiras e mostrar outra atitude positiva e mais empenhada e fugir a essas mesquinhas observações.
Isso pude eu constactar.
Têm um bom património cultural e associativo nas mãos. USEM-NO MELHOR!"

Anónimo disse...

Então o senhor Pico sempre tem razão...Não é só nesse parágrafo!... Há multiplos e com toda a razão...A César o que é de César.Quanto a mim, apenas peca por não dizer o que sente e sabe de uma só vez,e depois divaga sem sentido em alguns temas que poderiam ser interessantes.USEM-NO MELHOR...Compreendam-no,mandem a politica às ortigas,ele não tem culpa de estar mal na politica,mas ainda está a tempo de mudar,porque segundo o adágio popular, só os burros é que não mudam.

João Baptista Pico disse...

Fui aluno universitário dos 27 aos 30 anos. Cheguei à Faculdade de Direito no Campo Grande, Lisboa e morava em Linda a Velha. Foi em 1978 através do exame Ad-hoc ( maiores de 25 anos, a que só me foi possível concorrer aos 27 anos). Sempre aluno nocturno das 19 às 23 horas. E às 8.00 horas já estava no trabalho.
Aos 30 anos estava com 3 filhos crianças. Tive que interromper os estudos, com média treze. Claro está que os professores teriam alguns pouco mais de dez ou quinze anos do que eu ou até da minha idade ou mais novos: Marcelo e Ricardo Sá Fernandes, por exemplo.
Ainda bem que vem ao encontro do que também defendo: a pluralidade de relacionamentos além fronteiras.
Imagino o seu desgosto se algum desses seus amigos estrangeiros lhe dissessem com desprezo: eh pá vá lá para o Tramagal conviver e deixe-nos em paz!
Como vê há coisas que Espinosa não lhe poderia dizer, como no caso, de que o Tramagal é só para o convívio dos tramagalenses...
É só uma ironia...
Quanto aos Hortas Ferreira, nunca acerto em quem é quem. Não há dúvida que são mesmo uma "TRIBO" no Tramagal...

Anónimo disse...

Pois é amigo.Só neste post o sr.João Pico.intervém em VINTE E QUATRO comentários... É Obra !!!

João Baptista Pico disse...

E de 24 para 79 vão quantos?
Vão 55 não é verdade?
E foram 55 a " malhar" nos 24.
Se quiser observar com sentido de justiça fiquei em desvantagem. Porém, como os ataques eram pouco originais e demasiado repetitivos no "malhar" sem a necessária sustentação na capacidade de julgamento sério e objectivo, talvez os 24 até fossem demasiados...

Anónimo disse...

A injustiça enssombra a sua mente Sr. Pico!.. Não foram tantos malhadores como diz...Também teve alguns elogios pelo meio;Só da minha parte atribuí-lhe alguns.Mas como deve calcular,mal de quem concorda com tudo o que se diz...Então?Ainda não leu Guerra Junqueiro?..Nosso grande escritor do Séc.XIX...Veja o que ele escreve sobre POLITICA.É a minha preferida leitura não quero nada com essas coisas de política nem apoio nada nesse sentido; Repare o que aconteceu aos seus professores Só FRUSTAÇÕES políticas.