.
De uma breve análise à "Declaração de Impacte Ambiental" emitida sobre o "Estudo Prévio do IC9 - Lanço Abrantes - Ponte de Sôr" sobressai o seguinte:
Para a fase de elaboração do projecto de execução segue a solução 1, que corresponde à localização mais distante do Tramagal.
O acesso do Tramagal ao IC9 não foi aprovado, pelo que, salvo melhor opinião, esta via não segue para projecto de execução.
.
Concluo que: têm 2 anos para abrir um concurso público internacional de concepção construção do "IC9 - Lanço Abrantes - Ponte de Sôr", que há-de passar ali para os Catorze, que há-de ter uma ponte sobre o Tejo mas não vai ter ligação ao Tramagal.
.
"Tramagal não sabe nadar", mas um dia veremos do mirante, lá ao longe sobre o Tejo, como um viaduto da A23 sobre a Ribeira da Pucariça, uma ponte. A ponte Abrantes - Ponte de Sôr, a ponte A-PS.
8 comentários:
Simplesmente lamentável!!! As tantas nem uma entrada e saída lhe colocam para pelo menos podermos entrar e sair para a velhinha EN118
Ganha cada vez mais actualidade a minha primitiva opinião que pareceu chocar muito boa gente de que estávamos diante da ponte da A-23 para a Ponte de Sôr, que evitava Abrantes e agora deixa Tramagal a perder de vista...
Isto de querer ter razão antes do tempo, colhe a injustiça de quem nos julga, - é esse oseu preço - mas acaba por vir confirmar como há quem não se deixa iludir por miragens...
A ponte foi anunciada ao mesmo tempo que a ampliação da Mitsubishi...
Felizmente o terreno lá está, mas não está desmatado como os donos (CMA)solicita, apregoa e exige aos particulares, pois não?!
Um alerta ao Presidente da Protecção CIVIL...
"A Junta de Freguesia de Tramagal considera que a Solução 1A é a mais adequada referindo que o prejuízo causado numa área de olival intensivo não é determinante para fundamentar a opção por outra solução. Concorda com a ligação ao Tramagal e chama a atenção para a necessidade dos caminhos e estradas agrícolas interceptadas pela via serem restabelecidos."
"O atravessamento do olival em toda a sua extensão pela Solução 1B irá impossibilitar a viabilidade económica da exploração do olival, nomeadamente inviabilizando a mecanização e rega, provocando um aumento incomportável dos custos. Implicaria cortes de linhas e cabeceiras, alteração da estrutura de rega subterrânea, dos tratamentos foliares e da apanha mecanizada com vibradoras. Seis cidadãos residentes em Tramagal, proprietários de um prédio rústico (120J), localizado junto da EN118, junto da Ponte 1A.1 solicitam que o traçado seja afastado 30 a 40m para Sul por forma a passar em terrenos baldios"
"São Miguel do Rio Torto, Rossio ao Sul do Tejo, Pego, Tramagal e Santa Margarida; · os referidos lugares quase nada beneficiarão em termos de distância – tempo ou distância – custo à cidade e mesmo à A23, com excepção para o Tramagal que, ainda assim, vê a melhoria da acessibilidade ser a menor do que qualquer outra alternativa lhe poderia oferecer;"
"· A Ligação ao Tramagal, entre o seu km 1+342 e a ligação ao IC9, corresponde a parte do Projecto aprovado no âmbito do procedimento de AIA sobre a “Variante à EN 118 entre Constância (Sul) – Gavião e Ligação ao IP6 (A23)”, sendo que a solução apresentada pretende dar cumprimento à condicionante da DIA, emitida em 2006, que determina: “que o Projecto equacione um só Nó de ligação a Crucifixo e Tramagal, a fim de efectuar ligação à EN 118 na zona do entroncamento com a estrada industrial. A ligação a estabelecer entre esse Nó e a EN 118 deverá minimizar a afectação de áreas de sobreiro, olival e pomar, equacionando o aproveitamento/beneficiação de caminhos existentes.” Note-se que a DIA relativa à “Variante à EN 118 entre Constância (Sul) – Gavião e Ligação ao IP6 (A23)” não determinou um ponto de inserção específico. A justificação desta Ligação decorre da necessária articulação entre a zona industrial do Tramagal e o IC9, a qual se considera da maior pertinência"
in "Estudo de impacto Ambiental"
" Na prática, para os aglomerados da margem sul do Tejo, funciona como um túnel onde apenas se entra junto ao Ecomarché em Tramagal; · este único ponto de entrada na nova rede situa-se numa situação excêntrica; · não está suficientemente justificado o perfil “tipo auto-estrada” adoptado entre o nó de Abrantes/Abrançalha e o nó da Variante à EN118. Não estão previstos tráfegos que o justifiquem e sendo impeditivo da circulação de vários tipos de veículo e mesmo peões, retira utilidade à ponte; Solicita que sejam adoptadas, em projecto de execução, as seguintes sugestões: Escolha do traçado alternativo mais próximo ao Tramagal – 1A; · Construção de uma ponte polivalente: que permita a circulação de todo o tipo de veículos e peões, com a largura suficiente para salvaguardar futuro alargamento do número de faixas; Criação de uma ligação dos acessos da ponte à EN 118 e à EM que conecta Tramagal com São Miguel do Rio Torto (pode ser através daquela EN); · Criação de uma rotunda na Variante à EN118, na zona do Cabeço do Moinho de Vento para permitir acesso de tráfego no cruzamento dessa via com a EM que liga Tramagal às Bicas”
"Foi ainda recebido uma exposição de Paulo Falcão Tavares, fora do prazo da Consulta Pública. Mostra-se contra os traçados entre Tramagal e o Nó de ligação a Abrantes que passa por Abrançalha (Casal da Preta, Freguesia de S. Vicente de Abrantes). Salienta a presença de um santuário pré-histórico de grande valor, na propriedade Casal da Preta, assim como um sítio romano ainda por estudar situado na parte mais alta da propriedade, os quais serão afectados pelo IC9. Refere também a existência na propriedade de um povoamento de sobreiros centenários em óptimo estado vegetativo. Considera que esta via irá provocar um impacte muito significativo na paisagem, no património cultural e no ambiente sonoro deste local. Salienta também a afectação de uma barragem não referida no EIA e que serve para abastecimento dos meios de combate a incêndios, nomeadamente helicópteros e a aproximação da ribeira de Abrançalha, em zonas de cheia. Refere ainda a afectação de projectos florestais co-financiados, nomeadamente plantações de pinheiro manso, bravo e chopal com cerca de 15 anos. Também nesta zona o traçado irá conflituar com o Memorial-nichos padrão, classificados e com área de 50 m de protecção legal. Considera que não foram avaliadas todas as possíveis alternativas e propõe desviar o traçado em 200m “mais para cima”, por forma a preservar o vale. Propõe ainda a construção de um túnel ao longo de todo o vale por forma a minimizar os impactes ambientais"
in " Estudo de Impacto Ambiental"
Para os descontentes com tudo isto a hora de ajuizar está proxima,por isso sugiro que todos os Tramagalenses e não só,que a aproveitem para expressar o seu descontentamento.Eu pessoalmente expressarme-ei com o voto em branco fruto do meu descontentamento sobre este tema e outros que envolvem o Tramagal,o concelho e o pais.Um abraço
E logo de seguida há um só que vota PS e lá está a vitória no PS por um voto.
Porreiro , PÁ!
Isto é que é desinformação!
E boicote à democracia: anunciando a desmotivação...
TOPAM?!
ELES ANDAM POR AÍ... NUNCA MAIS SAEM...
o voto em branco é tao valido como todos os outros, se nenhum candidato me agradar, ou corresponder aos meus idiais vou votar em quem?? voto em branco, pois estamos num estado democratico. essa afirmaçao vinda de um canditato ate parece estar a dizer nao votem em branco, votem em mim. mas como estamos em democracia tem todo o direito de o dizer, assim como nós os descontentes temos o direito de votar em branco.
Caro PICO essa desculpa já tem barbas brancas,e á conta dela andamos a eleger à 30 e tal anos incompetentes,ladrões,mediocres,falhados socialmente e profissionalmente todos encapotados pelo lema da «Mudança»,do rigor etc.Actualmente a chamada geração rasca tem uma palavra para para classificar tudo isso em que o Sr acredita«LOL».
Enviar um comentário