8.5.09


Foi-nos enviada esta imagem para o Museu. Fica arquivada na conta tramagal@gmail.com. Há por aí um historiador ou museologista que me ensine a catalogá-la? E algum webdesigner já começou a pensar na página?
E mais alguma informação sobre o postal? ano de edição? editor? (foi a Papelaria Maria Angélica? chamava-se assim a papelaria? era só Maria Angélica?) ....
Este postal é uma peça de museu muito interessante. Recordem os mais velhos da minha idade aquele baloiço que batia o banco no ferro de cima? o Abelha (já não consigo imaginar a sua imagem) que cuidava da praça e do jardim e se zangava connosco? a torre da igreja diferente? o marco da 1952 no seu sítio? os arbustos para cima dos quais nos empurrava-mos? aquele pano por trás da Nossa Senhora...
Neste postal cabem tantas histórias.

3 comentários:

Carlos Félix disse...

Posso dar um pequeno contributo para o comentário deste postal. Este postal foi mandado fazer no Porto, nas Edições do Perpétuo Socorro pelo Padre João Milheiro Carvalho, muito provavelmente, na década de sessenta. A primeira loja que vendeu este postal foi a loja da D. Maria do Carmo Pinheiro. Posteriormente, foi comercializado na Tabacaria Félix de Maria Angélica Duarte Félix.
Devo acrescentar que existe um outro postal datado da mesma época também nas edições Perpétuo Socorro.
Cumprimentos ao Blog
Carlos Félix

Roper disse...

Isto vai

TZ disse...

Carlos,
Obrigado pelas informações. O envio do postal digitalizado foi feito pelo teu primo Octávio. Sei também que deves ter algumas coisas com interesse para enviar, nomeadamente um trabalho de licenciatura que dedicaste ao Tramagal... A tua tia deve ter o 2.º postal, pede-lho para digitalizaraes... entrega-lhe os meus melhores cumprimentos (e desculpas pela forma "um pouco menos respeitosa, mas carinhosa" como me referi a ela no post).
Abraço,
Tó-Zé Carvalho