2.3.09


Esta foto chegou-me há dias às mãos oferecida por uma Tramagalense a residir na Marinha Grande.

Será que sabem quando foi tirada e para que evento?

Eu sei mas estou à espera de sugestões.

Outra coisa, o link de acesso ao estudo prévio do IC9 dá a indicação de inoperacional, aceito dicas para contornar o problema.

7 comentários:

TZ disse...

O link para o "resumo não técnico" está de facto em baixo. Ontem, domingo à noite, estava operacional. Vamos seguir o problema...
Quanto à foto, seria dos "100 anos um futuro" ? 1981?

TZ disse...

Já está operacional. Basta ir clikando ali ao lado para descarregar o PDF

Anónimo disse...

caro TZ
obrigado pela dica
quanto à foto é isso mesmo, é da comemoração dos 100 anos MDF.
A festa da despedida

Anónimo disse...

A fotografia é boa, a festa também foi, o futuro nem por isso.
Apontei para essa data por causa da cobertura do barco grande na barca. Se bem me lembro os barcos grandes de ferro, a motor, e cobertos, para transporte dos trabalhadores da outra banda, foram coisa da democracia.
Abraço

Octávio Oliveira disse...

A comemoração do centenário da MDF aconteceu em 1980.
Analisando as construções da rua da Barca penso poder afirmar que esta foto será anterior a 1974. O acesso à Lamacheira parece também o confirmar. Julgo não ver ainda na foto a Pista de Atletismo do TSU, Dr. Armando Rocha, que terá sido inaugurada por volta de 1967/68. Admito que a foto sendo posterior à inauguração da Berliet Tramagal seja do período 64 a 66.
Um abraço,

Octávio Oliveira

TZ disse...

A pista parece-me estar lá, encoberta pelos pinheiros, e diria que se vislumbram os degraus/bancada, a curva sul e os campos de voleibol, basquetebol e de "futebol de rua" no terraço intermédio, mas...de facto o acesso à Lamacheira não está lá, talvez a cobertura do barco grande que dizia ver seja uma ilusão de óptica... também não verifico o edifício dos "quartos" e apesar de poder ser utilizada em 1980, no Centenário da MDF, é natural que a fotografia seja anterior. É, em qualquer data, uma belíssima panorâmica que pode servir a muitas boas aulas de geografia´ou história. A Berliet é de 64 e a Somapre?

Octávio Oliveira disse...

A pergunta é pertinente, pois a Somapre já está no território. O início da Berliet/Tramagal e da Somapre são recentes pelo que ainda há muitos elementos sobre esses factos. Estou a escrever sem poder consultar os meus registos. O inicio da Somapre, que mereceu a visita de Chefe de Estado, viajando em comboio, deve ter acontecido em 68/70, pelo que a foto não lhe pode ser anterior. De qq forma outra pista pode ser a construção dos edifícios na rua da Barca e na confluência desta com a rua da Quinta dos Bicos. Abraço.