23.2.09


Desde há cinco anos que a comunidade Tramagalense radicada na Marinha Grande organiza no 10 de Junho um convívio que passa por um almoço seguido de uma tarde dedicada a jogos tradicionais. O convívio é feito no parque de merendas da cidade.
Criámos inclusivamente um estandarte que é hasteado ao princípio do dia pela comissão organizadora e entregue no final aos elementos encarregues do convívio do ano seguinte.
Dirigido essencialmente aos residentes na M. Grande o convívio é aberto a qualquer Tramagalense ou com ligações a Tramagal que queira participar. Como é um piquenic em que cada pessoa leva o seu farnel não precisa de marcação, é só aparecer.Por isso esperamos por todos este 10 de Junho

10 comentários:

Mundo Gritante disse...

Pujante, todo esse espírito de participação cívica na comunidade Tramagalense.

Um bem haja e que essa força seja uma alavanca para que o Tramagal volte a ter a projecção de outrora.

MG

Anónimo disse...

Os meus parabéns pela vossa atitude e persistência de anualmente lembrarem as raizes tramagaleiras. Também os parabéns pelo bonito estandarte. Ele comporta tudo o que o Tramagal tem de representação. E já agora, quero dizer-vos que foram muito cuidadosos no que diz respeito à pesquisa da heráldica relativamente aos ingredientes que suportam os 3 castelos que ao que julgo saber estão correctissimos ao contrário do brasão da Junta de Freguesia que está errado desde a nascença, tem 4 castelos, o organismo que regula estas coisas em 1999 notificou a Junta para a emenda e até hoje está igual.
Este ano tentarei aí estar. E já agora, não de forma oficiosa, estão convidados a estarem cá no dia 2 de Maio, dia que se quer de grande convivio entre toda a comunidade tramagalense.

Anónimo disse...

É estranho para mim, concebido que fui em Tramagal, no Bairro dos Passarinhos, lembrar-me de ver a minha mãe 'arrancar'' com a mobília para a Marinha Grande. É que ela estava grávida de sete meses, de mim. Concebido em Tramagal, fui nascer à Marinha Grande, reza a cédula, na freguesia de Ordem. Pouco tempo depois, 3, 4 anos mais tarde, estava em Tramagal de novo, mais precisamente na Terra Nova, em habitação cedida pela meu avô Braza, que ali explorava um restaurante. Hoje tenho 42 anos, uma vez que nasci na Marinha Grande em 1966, e não sei se sou um Marinheiro de gema ou um Tramagaleiro de quantos costados. É lixada, esta! E tudo porque tinha um pai que fazia da sua profissão o futebol, e que tanto jogava uma época no Marinhense, como outra no Peniche, em Mangualde ou em Coimbra, no União, onde a minha irmã Patrícia acabaria por nascer. Mas consideramo-nos todos de Tramagal e gostaria de sublinhar o quanto gostei de ver este lindo estandarte marinhense/tramagalense.
Um abraço para todos

pedro oliveira disse...

Não devias ter confessado isso, Mário.
Parece que estou a ouvir um certo jornalista: «Esse jornalista que nem sequer nasceu no concelho de Abrantes...».
Falando de coisas sérias... o que será feito do Jony? Ainda está na Marinha Grande?

Anónimo disse...

Meu caro Pedro Oliveira:
Quando pergunta pelo Jony, julgo querer saber do famoso João Esteves, antigo massagista do TSU e que um dia imigrou para a Marinha Grande.
Sev acaso é dessa extraordinária figura tramagalense que se refere dir-lhe-ei que infelizmente já faleceu há uns anos vitima de doença prolongada.

pedro oliveira disse...

Caro AP,

O Jony a que me referia terá cerca de 41/42 anos, é da idade do Mário Rui e do Zé Carlos (antigo guarda-redes do TSU) e foi para a Marinha Grande nos anos oitenta.
Quanto ao senhor que refere não conheci mas recordo o «zelador» do Campo de Futebol o inesquecível Setúbal (infelizmente, também, desaparecido).

Anónimo disse...

É, o Jony 'massagista' que já faleceu é o pai do Jony que procuras, Pedro. Sim, ainda está pela Marinha Grande e, de quando em vez, falo com ele por telefone. Se quiseres contacto, apita

pedro oliveira disse...

Ok, Mário.

Anónimo disse...

gostava de saber em concreto qual a forma de participação que esperam da diaspora Tramagalense.

Anónimo disse...

Meu caro snowman:
Brevemente divulgaremos o modo e o processo de participação. Esta sexta-feira a comissão irá reunir e poderá haver novidades nesse campo.
Bem haja pelo entusiasmo já patenteado.