29.1.09

Estive a ouvir a entrevista do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Nelson de Carvalho, do passado sábado, à Rádio Antena Livre. Não foi agradável. Um entrevistador suave, um entrevistado em estilo de "fala bem mas não me alegra".
Nem por uma vez disse Tramagal, e para além da cidade de Abrantes, apenas 3 ou 4 outros lugares do Concelho foram referidos, a propósito de um aterro sanitário e da construção de umas cisternas de água: A visão, o ciclo do "só Abrantes", levada ao extremo.
No balanço, não houve sequer a humildade de notar que o Concelho ardeu quase todo durante os seus mandatos.
Para a renovação, no remate final, deixa-nos mais do mesmo: um grande projecto de um grande museu, muito isto, muito aquilo, muito muito, "de que a maior parte (da população) ainda não percebeu o alcance"...
...distraí-me, ali na TV ao lado, a notícia era esta:

2 comentários:

Horta F disse...

Como se pode ver na maquete publicada neste blog, o Museu Iberico, mais nao vai ser do que um verdadeiro monstro, por isso chamar-lhe-ei o Monstro Iberico. E monstro porque?- Porque as suas dimensoes sao monstruosas, os seus custos sao monstruosos e igualmente monstruosos serao os custos de manutencao. Abrantes precisa de um museu, ha' muitos anos que precisa e devia ter um museu, mas este museu devia ser o museu do povo abrantino, do espolio historico e artistico do municipio abrantino e nao o museu das megalomanias do Presidente. Ao longo dos seus sucessivos mandatos o Presidente habituou-nos a uma rigidez politica que so' pode ser classificada como arrogante pretenciosa, desproporcionada, consumidora de parcos recursos, de centralizacao descentralizada e egocentrista. Nao vou aqui focar os elefantes brancos e todas as decisoes desastrosas que tomou porque nao vale a pena, fiquemo-nos pelo Monstro Iberico. Este e' mais um projecto que vai absorver os recursos de um conselho mediano em riqueza economica e que detem niveis culturais que mais nao sao que a riqueza cultural popular, essa sim o verdadeiro espolio que deveria figurar num museu. O Presidente, entende que deve usar o dinheiro de familias e pensionistas pobres, que saca nas taxas de saneamento e alugueres de contadores de agua carissimos, dinheiro que tanta falta faz a estas familias para a educacao dos filhos ou para comprar os medicamentos de que os pensionistas precisam, numa obra que nao trara' qualquer beneficio ao povo do concelho, porque o povo nao tem dinheiro para comparar os ingressos para as exibicoes e de um modo geral nao esta' interessado em o visitar, servindo este, apenas, para a elite amiga do Presidente. O Monstro Iberico, vai ainda retirar a Universidade do centro da cidade, uma das poucas coisas que ainda da' alguma animacao e algum movimento ao comercio do centro, deitando fora os milhares de Euros investidos na remodelacao do parque de estacionamento de Sao Domingos e que com a sua torre "giratoria" se vai transformar num enorme mono branco. Ja' sei que o Presidente o vai deixar de ser e ainda bem, na sua hora de despedida dou-lhe um conselho, volte para onde um dia pertenceu e nao volte mais, nem mesmo para a inauguracao do Monstro Iberico, porque os municipes abrantinos nao vao ter saudades de suas, salvo os fieis votantes do Partido Socilaista e mesmo desses, muitos serao aqueles que o querem ver pelas costas. O Municipio abrantino, pode muito bem passar sem a sua contribuicao autarquica e a sua taxa de saneamento. Adeus.

LUIS HORTA FERREIRA

Anónimo disse...

É lá, homem! Tanta neura...não vai haver Museu nenhum, tenha calma qie o povo é sereno...