12.4.19

Centro Social e Paroquial De Nossa Senhora Da Oliveira



Talvez, porque Tramagalense nasci e foi no Tramagal que me tornei adulto, alicerçado em osmoses de momentos únicos, ímpares… forjados num alto-forno de profundo cariz operário, fortemente próximo socialmente mas com honras senhoriais pronunciadas, de grandes rasgos culturais e com figuras marcantes nas mais variadas áreas do conhecimento e da cultura, da profunda amizade cinzelada em aço desde a mais tenra idade, namoros e paixões em resquícios do maio de 68 que mesmo sem ‘nétes’ e as impensáveis redes sociais, algumas e alguns, tornavam-se virais na coscuvilhice alheia. Também a religião e outras reverências marcantes transpiravam no tecido urbano, tinham garras profundas na então Aldeia.
E que como vos explicar as tertúlias no e com o Zé Faria, dos ensaios na SAT, do luar no Mirante reflectido pelo Tejo, tantas vezes a entrarem pela madrugada dentro… politica e TSU… acesas convicções. Educação e formação fermentes, participativas, tal como o convívio e a diversão.
- Era um não mais parar!
Mas que de quando em vez me rói e sempre de profunda saudade !
Como escreveu o Poeta, único, porém analfabeto, ‘Porque a vida me empurrou,(…)’.
Todo este arrazoado, por estranhar a ausência de tudo aquilo a que a marca cunhada a ‘ferro em braza’ com que a Vila Convívio no cadinho da meninice me vazou. 
O Centro Social e Paroquial De Nossa Senhora Da Oliveira ( https://pt-pt.facebook.com/centrosp.tramagal ou http://csptramagal.nersantsocial.pt/areas-de-intervencao/centro-de-dia/ ), luta estoicamente e com um altruísmo e dedicação inexcedíveis, prestando abnegadamente à comunidade, que a ele recorre, um apoio tão meritório e inequivocamente fundamental. 
Reconhecido pelas mais variadas instâncias, publicas ou privadas, singulares ou colectivas. 
Demonstrativo por exemplo, http://www.mediotejo.net/tramagal-jornalista-e-escritor-fernando-correia-animou-utentes-do-centro-de-dia-c-video/ ou mesmo a recente visita do Sr. Bispo de Portalegre-Castelo Branco, Antonino Dias à instituição… (Almejo que seja pronuncio de um olhar Salvador e solidário para com o Centro.)
Porém os silêncios, arrepiam-me! Incompreensíveis escolhas de discussão prevalecem nas redes sociais. Epicentro do “buraco negro” do convívio, d’hoje, opino eu!
- Interrogo-me de como é possível que vá apodrecendo em projecto, há muito publicitado, a ampliação do Centro para um apoio mais abrangente aos tantos Tramagalenses que actualmente tanto dele carecem, notoriamente numa população em catastrófica montanha etária invertida, não seja um assunto premente, obrigatório, URGENTE?
De todos. 
Seria indigno se escamoteasse que, ainda persistem e resistem anónimos Tramagalenses, de gema, solidários e activos nesta batalha. 
Canta o Jorge, e com esta termino a arenga,
“Tiveste gente de muita coragem
E acreditas-te na tua mensagem
Foste ganhando terreno
E foste perdendo a memória (..)
(…)Ai, ‘TRAMAGAL’, ‘TRAMAGAL’
De que é que tu estás à espera? “.




0 comentários: