3.8.13

AUTÁRQUICAS 2013

"Enquanto nesta vida militamos, somos todos como desterrados ou como peregrinos."
Pde Alexandre de Gusmão 


Pelas Autarquias é notória a azáfama
Indícios (http://porabrantes.blogs.sapo.pt/1602015.html) e outros zuns-zuns salpicam a estival cavaqueira dos comuns Ribatejanos Tramagalenses, na sua sempre sapiente analise das ultimas novidades da Vila.

Garanto que me apercebo que as 'novas' são debatidas com particularidade acuidade, insignificantes ou não, pululam todo o dia pela Vila. Agora no remanso do serão, tomam outra amplitude. Quer seja em publico ou mais em privado, com a vizinhança ou no banco do jardim(?), têm outro 'elan'. 

Mas para que não haja duvidas afirmo que a época a isso convida.

Conterrâneos gozando o inicio da noite e saboreando a aragem que com ela chega, lânguidamente,  comentam-nas.  
Até o forasteiro mais distraído que se atreva a gozar na pacata Vila Convívio uma pausa, que se recomenda ao percorrer os tortuosos caminhos que da Vila vão e vêm (sem ponte) , fica curioso e participativo, já que muitas das vezes é acalorada a tagarelice.

A e o Tramagalense começam cedo. Seja na provisória praça ou à businante chegada do padeiro, nas pedestres vozes madrugantes que se revigoram ao atravessar o pinhal, na minê à porta do Inter, e vai por esse dia fora. Mas é à noitinha que tem o seu pico, sendo vulgar acontecer em volta de uma mesa, mesmo que esteja pousada onde dantes era uma relha, na esplanada do Borboleta, como poderia invocar a do Amarelo, do Del, do Very, do Teatro, da SAT, do Zé, do Barraqueiro, do Grelhas, do TiK-Tak, do.. (Ufff)... (confessaram-me à dias, num desses serões, que existem 21 colectividades na Vila...21. Vila Convívio. Óbviamente!),  onde por vezes espirram conversas em altos decibéis. 
Porque o tema é cadente, torna-se vulgar esgrimir argumentos na pertinência de eventuais putativos candidatos a estas Autárquicas e também de outros. 
 - Politica e não só. Os fogos e a saúde também são temas nucleares!
Nesse universo recordam-se com saudade personagens meritórias, marcantes, mas porém já ausentes e até alguns outros, como por exemplo os actuais e  mesmo compinchas considerados indiferentes. 
Raramente, na intermelada contenda que somos obrigados a assistir, surge um nome!
Inadvertidamente ou não é alvitrado por presumível anónimo Tramagalense e recolhe unanimidade e consenso como salvador para a solução do assunto que no momento estava na berlinda... esse sim, estaria predestinado para os desígnios inadiáveis da nossa terra, mas...
Por norma e subitamente as opiniões divergem (e ainda bem.) e cada cabeça falante defende veemente a sua tese sem MEDO. 

A coisa altera-se quando se junta mais um amigo, mas por pouco tempo.
Serões na província!

Aguarda-se então que saia à luz da ribalta (e nas redes sociais, tão na moda!) dados concretos, esclarecedores e valores intrínsecos ás candidaturas dos conterrâneos cidadãos que se propõem estoicamente empenhar-se na coisa publica e nas Gentes da minha terra.

- Prá conversa ter cenário e não ser da treta.

0 comentários: