25.4.12

25 de Abril...Sempre!

8 comentários:

O Cidadão abt disse...

Pois foi...

RL disse...

Este dia é um canteiro
com flores todo o ano
e veleiros lá ao largo
navegando a todo o pano.
E assim se lembra outro dia febril
que em tempos mudou a história
numa madrugada de Abril,
quando os meninos de hoje
ainda não tinham nascido
e a nossa liberdade
era um fruto prometido,
tantas vezes proibido,
que tinha o sabor secreto
da esperança e do afecto
e dos amigos todos juntos
debaixo do mesmo tecto.

"José Jorge Letria"

TZ disse...

e há-de ser, sempre

O Cidadão abt disse...

Caro TZ:

Irá ser, sempre assim?!

Cada vez mais a celebração formal da efeméride num tempo em que os magnatas e os gestores cada vez mais ricos se sustentam dos remediados, cada vez mais pobres...

Hoje celebra-se portanto o fosso social de um povo vitimizado pelo consumismo e governado por tecnocratas reféns da usura oligárquica internacional.

TZ disse...

Caro Cidadão abt:
"Há-de ser, sempre" e, naturalmente, será sempre diferente...
No aspeto festivo será cada vez menos: as datas envelhecem com as pessoas, é normal...
Apesar de compreender alguma frustação pela dificuldade cada vez maior de se concretizarem alguns sonhos dessa primavera de há 38 anos, não partilho do seu pessimismo... As portas fundamentais que se abriram continuam abertas e a justiça social, apesar de tudo, é hoje muito maior...
A comentar, lembrava-me do mundo nos anos 70... fui reavivar a memória e deparei-me com essa informação de fomes no Bangladesh... agora já não há...
http://en.wikipedia.org/wiki/Bangladesh_famine_of_1974
...
Apercebi-me que teve que passar ao hospital, espero que esteja tudo pelo melhor. Haja saúde que as lutas fazem-se :)
Abraço

O Cidadão abt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Cidadão abt disse...

Classifica bem a nossa situação, caro TZ.

A justiça social é hoje muito maior mas também o é cada vez mais disputada, reivindicada e mal repartida.

Hoje ainda conseguimos ver gente descontando à bruta os dividendos do seu trabalho para outros tantos que não produzindo um chavo, se pavoneiem com sinais exteriores de riqueza à pala de subsídios e rendimentos de reinserção.

É isto, a justiça social?

É bom que o amigo TZ faça parte daqueles que não partilham do pessimismo colectivo que de cada vez que uma empresa decreta insolvência, fecha portas, abre falência, ou cada vez que surge um agravamento nos impostos, a especulação no preço dos combustíveis com lucros descomunais para os magnatas, a reavaliação de imóveis com o inflacionar do IMI e a consequente quebra do poder de compra, mais esse pessimismo se torna transversal à sociedade portuguesa, desejando sinceramente que o TZ nunca venha a engrossar esta lista de pessimistas.

Um rectângulo da Europa Ocidental equiparado ao Bangladesh, território asiático assolado por terramotos,intempéries, cheias, maremotos e golpadas atrás de golpadas com execução de diferentes dirigentes políticos em que a Índia lhe fechou as fronteiras, dificultando a emigração massiva dos bengalis.

Portugal comporta paralelismos com esse pais do terceiro mundo sem no entanto ter sofrido catástrofes naturais.

Supondo este convalescente ter contribuído para a reflexão, dentro dos possíveis vai continuando a alquimiar pessimismo em humor.

;)

O Cidadão abt disse...

Olá TZ, desculpe a insistência mas
aqui vai mais uma achega oportuna sobre a justiça social que nos é impingida.

Numa época em que por cada dia decorrido 14 famílias asfixiadas financeiramente, com um ou os dois cabeças de casal no desemprego, devolvem as habitações às instituições bancárias por incumprimento de prestações, o nosso Estado português resolveu assumir a dívida dos políticos no âmbito do buraco financeiro(desfalque) do BPN!

Isto frustra as expectativas dos portugueses que sentem a crise financeira na carteira, tendo de suportar os imperativos da oligarquia internacional que lhes é regulada pela Troika e volta e meia, denigre a imagem através de classificações alvitradas pelas agências de rating.

Quanto à saúde física, tá-se um bocadinho melhor com a promessa que daqui a mais uns mesitos há que regressar ao bloco operatório para prosseguir a substituição de peças e casquilhos.
Haja boa e contagiante disposição!

Saudações bloguísticas.