27.1.11

Em cima: Perfil geomorfológico no bordo norte da bacia do baixo Tejo, através do fosso tectónico de Tramagal. 1- aluviões; 2- terraços; 3- Conglomerados de Almeirim; 4- Conglomerados de Rio de Moinho e Argilas de Tomar; 5- soco hercínico; 6- falha ou falha provável; 7- cota da base dos Conglomerados da Serra de Almeirim; 8- nível de Mora-Lamarosa; 9- sondagem.

Em baixo: Perfil geomorfológico no bordo norte da bacia do baixo Tejo, através dos horsts de Abrantes e São Facundo. 1- aluviões; 2- terraços fluviais; 3- Conglomerados da Serra de Almeirim; 4- Conglomerados de Rio de Moinhos; 5- Argilas de Tomar; 6- arenitos argilosos e arcoses do Paleogénico; 7- soco hercínico; 8- falha provável; 9- sondagem; 10- cota da base dos Conglomerados da Serra de Almeirim; N1- Nível de Mora - Lamarosa.

Extraído da "Geografia de Portugal - O Ambiente Físico"; Círculo de Leitores, 2005

A situação entre o Ribatejo, Beira-Baixa e Alentejo confere à geologia do Tramagal complexidade e diversidade. Evidências das alterações dos níveis do rio, como os terraços do Tejo, afloramentos do soco hercínico, o "mistério da Pedra da Velha", são alguns aspectos a merecer estudo.

0 comentários: