30.8.10

Esta ponte era uma solução precária, que durava há mais de 20 anos, a única melhoria na acessibilidade rodoviária próxima ao Tramagal de que há memória em muito tempo...
Ia servindo para nos aproximar uns quilómetros e uns minutos das autoestradas, de Lisboa...
Com o seu encerramento a região que servia - Tramagal, Santa Margarida, Arrepiado, Carregueira,... andou 20 anos para trás, com a agravante de o sistema social e económico estar hoje mais dependente da mobilidade do que no século passado. Por exemplos: um ortopedista (salvo erro uma das especialidades cujos serviços estão polarizados no hospital de Torres Novas) ficou 30 minutos mais longe de prestar socorro, centenas de residentes que no trajecto automóvel casa-trabalho usavam a ponte para cruzar o Tejo têm o custo diário das suas viagens aumentado em 8 €uros, cinema no torreshoping ficou a 2 horas de distância (ida e volta), ir passear a Constância ou à Barquinha? "_espera aí que já vou..." , ir ao Tramagal? "_até ia..." e já não se vai "apanhar o comboio" ao Entroncamento ...
Em distância-tempo, o Tramagal ficou mais longe do Entroncamento do que as vilas vizinhas de Ferreira do Zêzere (32'), Mação (35'), Vila de Rei (45') ou Gavião (45').

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