29.5.10

Foi inaugurado na passada quinta feira o novo quartel dos Bombeiros Municipais de Abrantes.
O edifício é o da antiga "Cervinal", agora recuperado com instalações modernas e que permitem uma melhor resposta a qualquer ocorrência no concelho.
A cerimonia de inauguração decorreu com toda a pompa e circunstância que a ocasião merecia, e nem o Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, faltou para "fiscalizar" a festa e recolher os louros da obra inaugurada.
Em toda esta cerimónia o que me aprazia mais saber, era como seriam recebidos os convidados para a festa, e muito me alegrou, e ao mesmo tempo que me entristeceu, constatar que á semelhança do que está previsto para a festa dos Dadores de Sangue em Tramagal, também aqui não houve lugar a "beberete" nem "comerete" patrocinado pela Câmara Municipal. No fim da festa cada um enrolou a trouxa e foi comer a casa, que a época é de crise.

PS: A época é de crise, salvo para as festas da cidade, onde se arranjou dinheiro com fartura para trazer os Xutos & Pontapés.

4 comentários:

Abílio Pombinho disse...

Caro Lamacheira e Barca,
Sobre a história do beberete no que toca à Associação de Dadores de Sangue, notar que não tenho procuração deles nem dirigente sou, é uma situação normal e usual em todos os encontros que anualmente se realizam pelo país fora. De qualquer forma, qualquer apoio que a câmara atribuisse nunca seria para aplicar no beberete, dado que é o próprio Instituto Nacional do Sangue que patrocina esse momento da festa. Já agora, estamos a 15 dias da festa e já há mais de 1300 inscritos das diversas associações do país para o almoço.
Significativo não é?
E curioso é que agora virou-se o feitiço contra o feiticeiro uma vez que com a presença da Ministra da Saúde a câmara é mesmo obrigada a estar presente e a comer o pão que o diabo amassou. Só espero que não façam como o vereador que comeu uma sopa e ala que se faz tarde!

João Baptista Pico disse...

Em 12 de Junho de 2007 a Cãmara aprovou um 1.479.000 euros para a construção, para concorrer ao QREN.
Agora em 2010 a obra aparece com 1.980.000 euros. SÓ MAIS 500.mil euros!!!
Não admira que não houvesse banquete agora...

pedro oliveira disse...

«agora recuperado com instalações modernas e que permitem uma melhor resposta a qualquer ocorrência no concelho»

Melhor mas não a mais eficaz nem a mais rápida.
Enquanto se gastam milhares (1.980.000 euros segundo um ex. candidato à presidência da câmara de Abrantes) a brincar aos quartéis talvez fosse preferível aplicar essas verbas a delinear/definir zonas de actuação rápidas que não ficassem espartilhadas nos limites concelhios.
Obviamente os bombeiros de Santa Margarida/Constância chegarão com muito maior rapidez a incêndio em Tramagal que comece no lado de lá da ribeira da Coutada, obviamente, os bombeiros de Constância chegarão primeiro a Martinchel ou à Amoreira.
Obviamente o dinheiro dos nossos impostos poderia ser aplicado de outro modo...

João Baptista Pico disse...

Dá-me pena ver o pequeno quartel dos Bombeiros de Santa Margarida da Coutada, uma casota e um telheiro todo corrido aberto para quem passa e vê e sente aquele calor de gente voluntária e solidária com dois ou três jeepes e dois auto-tanques prontos a chegarem primeiro que os dirigentes do gabinete de crise com ar condicionado apaguem o charuto e mandem avançar o primeiro carro na Samarra SUL.
E os pobres dos vizinhos que ficaram com os seus quartos de dormir todos à volta do quartel lá perdem mais uma vez o sono de um turno malvado que os dilacera desta vida terrena e acotrdem, voltam-se e revoltam-se e foi-se o sossego atrás das sirenes a entoarem pelas curvas do TRAMAGAL.
Afinal para nada. Lá lá estavam os exaustos voluntários de Santa Margarida... Suados, molhados e queimados e nem um duche como deve ser os espera na casota de Santa Margarida.
UMA MERDA!