11.4.10

 

6 comentários:

João Baptista Pico disse...

Caro TZ,

Por espreitar por estes túneis é que deve tê-lo induzido numa grande gaffe sobre a razão das margens da albufeira do Castelo de Bode, do lado de TOMAR terem muito mais construções do que do lado de Abrantes?!
.
E o TZ dava a explicação errada, justificando que as margens do lado de Tomar eram mais soalheiras.
.
Infelizmente não é assim por duas razões.
1º - O PDM de Tomar é mais objectivo e mesmo depois do POACB reservou maiores espaços para construções à beira da albufeira, muitas com boa drenagem de esgotos para montante. Ao contrário na margem de Abrantes o PDM nunca admitiu tal coisa.
2º - Quanto à exposição solar, como Tomar está a Oeste/noroeste do Norte de Abrantes e chegando a ficar a SUDOESTE no caso das FONTES, devo dizer-lhe que não há prejuízo significativo da exposição das encostas do Norte de Abrantes, piis para estas o Norte é mesmo mais virado para Vila de Rei.
Dá-se até um caso muito curioso no fim de tarde e pôr do sol, que quem já esteve na Praia Fluvial da Aldeia do Mato já constactou, que é termos toda a linha de borda de água do lado de Tomar e a meia encosta todas ensombradas e o sol a dar de chapa na Praia da Aldeia do Mato ou no Vale Manso e demais encostas do Norte do concelho de Abrantes.
.
Já lá vai o tempo em que a ordem era para negar e desmentir tudo o que afirmava. Agora que me afastei da política partidária e de dirigente do CDS local, não admito mais desmentidos dessa natureza.
.
Caro TZ, eu gosto de uma boa discussão, mas exijo argumentos bem fundamentados.

TZ disse...

Caro João Baptista Pico
Ao questioná-lo num anterior comentário se "não lhe parece que haver mais casas na margem norte da albufeira do Castelo do Bode tem essencialmente a ver com a melhor exposição solar dessa área?" pretendia tão somente notar este aspecto, uma das regularidades geográficas mais vulgares do mundo: encostas expostas a sul são mais povoadas. Não me viu gabar o PDM de Abrantes nem falar do POACB...
O uso balnear/turístico da albufeira do Castelo de Bode iniciou-se antes de haver Planos Directores Municipais ou Plano de Ordenamento da Albufeira.
Desde o início que o lado de Tomar foi preferido ao de Abrantes para a construção de algumas vivendas, numa opção que julgo ter tido essencialmente a ver com a melhor exposição solar e o relevo ser ligeiramente mais favorável na Margem Norte do Zêzere.
Algumas dessas primeiras vivendas foram construídas ainda nos anos 60 do século passado pelas famílias "mais abastadas" da região, por exemplo a família Duarte Ferreira.
.
Para uma boa discussão exige-se que não diga que eu disse aquilo que não disse, ou que penso aquilo que pensa que eu penso. É preciso respeito e cordialidade. Insultos e tentativas de menorização dos intervenientes não ajudam à conversa.

João Baptista Pico disse...

Caro TZ,

Afinal, em que ficamos?!
Primeiro fica ,molestado porque eu disse que você apontou categoricamente que a razão de haver mais casas ou de ter sido mais preferida para construção a dita margem do lado de Tomar, quando o que tinha feito foi somente perguntado se não seria a melhor exposição solar e as melhores encostas com declives mais suaves estarem do lado de Tomar, a razão de haver desse lado mais construções...
.
Segundo,logo a seguir a essa sua afirmação já nem teria nada a acrescentar e dava o mal entendido por ultrapassado, não fosse o TZ ter voltado à carga;
voltou à carga retomando precisamente a questão que me desautorizara a interpretar na sua afirmação anterior;
então faça favor de ler o que escreveu no penúltimo parágrafo!
Lá volta o TZ a dar como adquirido - taxativa e categoricamente -, afirma e já não questiona, que a preferência da margem do lado de Tomar foi anterior aos PDM ( isso é verdade!)e insiste na razão da melhor exposição ao sol, que me havia desmentido no início do seu comentário...
.
Eu não lhe vou dizer se disse ou não disse mais isto ou aquilo. Não!
Eu apenas lhe recomendo que leia outra vez o que escreveu e depois diga de sua justiça!
.
Só duas questões mais: a melhor exposição solar e a maior planície à beira do rio encontra-a na península da Cabeça Ruiva e Portela nas Fontes e ainda na península do Carrapatoso ambas nas Fontes;
todavia o que vê é na margem oposta, a Estalagem Lagoa Azul no local mais sombrio e íngreme e a própria Ilha do Lombo, como factor de desenvolvimento muito famoso nos anos 60 e 70.
.
Quanto a haver mais casas no lado de Tomar, a aprtir dos anos 60 têm a ver com outra realidade, que não será a exposição solar.
Do lado de Tomar, mormente Olalhas, S. Pedro, Serra de Tommar e Barreiras tinham já um potencial enorme como sendo a terra de origem de muitos industriais da construção civil, que ergueram as avenidas novas de Lisboa e outros bairros como o de Alvalade nos anos 40 e 50.
Portanto, preferiram as suas freguesias de origem. No lado de Abrantes essa força económica só surgiu após 1985, passada que foi a indefenição e crises de 1974/1985, e com algumas limitações na albufeira.
Em 1995 tínhamos o PDM!

João Baptista Pico disse...

Caro TZ,

Ainda uma última observação pelo que disse " que nunca o vi defender o PDM de Abrantes ou o POACB"
.
Não defendeu nem disse bem do PDM, é um facto.
.
Todavia, construiu toda a sua argumentação sem ao menos beliscar um pouco que fosse quer o PDM, quer o POACB.
.
Com efeito, tenta levar até à exaustão o argumento da "margem mais soalheira do lado de Tomar, para com isso justificar maior número de construções e nunca admitiu, questionou ou insinuou que o PDM de Tomar fosse mais generoso do que o PDM de Abrantes.
Curiosamente, isso nunca quis dizer.Absoluto silêncio!
Logo, não se percebe porque se abespinhou tanto com a menção ao PDM...
.
Não criticando abertamente o PDM, nem elogiando é um facto, subsiste no entanto um silêncio aterrador, que não abona nada a quem quer mostrar que não aprecia esse PDM.
Há silêncios muito perturbadores...

pedro oliveira disse...

«Algumas dessas primeiras vivendas foram construídas ainda nos anos 60do século passado pelas famílias "mais abastadas" da região, por exemplo a família Duarte Ferreira.»

O que tem isto a ver com PDM's ou politiquices?
Será que não se consegue ter uma discussão calma e serena sem virem os argumentos políticos, melhor politiqueiros?
Não faltará muito estará, novamente, a falar do êxodo bíblico dos quinze casais do Souto ou do Carvalhal (ou lá de onde eram) que foram afastados da «terra prometida» pelo PDM.

João Baptista Pico disse...

Estimo muito que possa continuar com os seus a elevar a Portela de Santa Margarida, sem impedimentos de acrescentar mais uma casa de banho e fechar a marquise...
.
Pela parte que me toca, não foram 15 casais, mas 30 casais, no Carvalhal, onde agora fizeram um CEntro Escolar para fechar não tarda nada pois, 4 crianças vêm do Souto, só 15 do Carvalhal e 30 vêm das Fontes.
Há dez anos esses 30 casais já davam para o CEntro Escolar e as crianças tinham uma ALDEIA VIVA para os ensinar a vida, como eu tive, mesmo nas curtas férias.
.
Mas esqueça isso. As discussões são coisa que só você sabe truncar!
É um campeão!