20.4.10

Percursos de BTT  marcados por diversos ciclistas no Google Earth com a aplicação Wikiloc
.
Já noutras ocasiões nos referimos aqui à potencialidade da região para a prática das diversas modalidades do ciclismo, em particular do BTT:  já existe um elevado número de praticantes locais e alguns clubes, realizam-se muitos eventos da modalidade (por exemplo: cicloturismo organizado pela ARTRAM dia 25 de Abril , passeio BTT organizado pela Casa do Benfica de Abrantes dia 6 de Junho, Volta a Portugal...), existem serviços comerciais e de reparação de bicicletas, há uma densa rede de percursos variados, há várias localidades onde se pode sedear e desenvolver uma rede de "bases de apoio", há instalações desportivas municipais com capacidade para oferecer conforto aos praticantes (balneários, piscinas...), há a possibilidade de articulação com o transporte ferroviário, há qualidade paisagística, boa gastronomia, património histório e cultural...
Parece-me que só está a faltar um pouco mais de promoção, especialmente dirigida aos praticantes e famílias da "Grande Lisboa", para transformar o Concelho num importante destino da modalidade. Com pequeno investimento podia focar-se no ciclismo a estratégia municipal de ligação do turismo ao desporto e a partir daí se podiam agregar a prática da marcha, da patinagem, do hipismo e outros desportos de prática informal.
Como estímulo e exemplo, deixo-vos o link francês do projecto "Vias Verdes" (bom "guia prático") que integra e promove muitos milhares de quilómetros dos melhores percursos de bicicleta da Europa, incluindo em Portugal.

1 comentários:

TZ disse...

Este ano a Jorbi RC Carbon SL ISP Verde foi a bicicleta mais rápida de Portugal: David Blanco ganhou a volta com ela. São produzidas por Jorge Baeta de Aferrarede.
http://www.volta-portugal.com/
http://jornalciclismo.com/palmeiras-resort-tavira-vai-correr-com-bicicletas-jorbi
http://teambaetabtt.no.sapo.pt/apresentacao.html