30.4.10

Há minutos, na Assembleia da República, no debate parlamentar quinzenal, o Primeiro Ministro José Sócrates exemplificou com o crescimento de mais de 200% da produção de camiões no Tramagal a sua confiança na recuperação da economia. Nesse momento ter-lhe-á passado pela cabeça que em Outubro de 2008 prometeu uma ponte como contributo do Governo para o desenvolvimento industrial da localidade?
Ontem, na sequência do avanço da concessão do Pinhal Interior o Sr. Ministro das Finanças admitia que "o Governo está a trabalhar no sentido de centrar os projectos de obras públicas no prioritário".
Melhorar a acessibilidade rodoviária à margem Sul do Médio Tejo é das obras mais prioritárias nas estradas do País. No entanto, continuamos a ver avançar obras menos necessárias e desnecessárias. Não podia o Dr. Jorge Lacão, Ministro dos Assuntos Parlamentares e Presidente da Assembleia Municipal de Abrantes, que domina este dossier como ninguém, interceder no sentido de acabar com a megalomania do IC9 Abrantes - Ponte Sôr (seria um contributo claro e definitivo para a poupança e combate ao défice) e promover a construção de uma ponte, dos seus acessos e a melhoria das EN2 e EN118?

8 comentários:

Lamacheira e Barca disse...

Alguém arranje um mapa de Portugal ao 1º Ministro para que da próxima vez que ele queira defender-se com aquilo que o Tramagal produz a favor o país ele não se esqueça do nome da localidade de onde provêm.

TZ disse...

... é verdade, teve que perguntar o nome da terra ao Pedro Silva Pereira... mas isso é o menos, não se lhe pode exigir o nome das "terras prometidas"... se para se lembrar das promessas é o que é...

João Baptista Pico disse...

Eu não posso mais acreditar no que oiço. Até já me auto-belisquei.
Querem uma ponte normal económica ligada a Rio de Moinhos/Montalvo?
Será essa a ponte?!
Prescindem desas fantasias magalómanas do IC9?!
Abençoados sejam, oh TRAMAGALENSES!

TZ disse...

Não compreendo tanto espanto... sempre fui de opinião que não era a "ponte do IC9" a que melhor servia o Tramagal. Como alguém dizia ontem na imprensa, pena é que seja o Ministro das Finanças, e não o das Obras Públicas, quem parece saber o que falece.

D´Atalaia disse...

O executivo da junta de freguesia do Tramagal,já fez sair ou está para fazer sair uma moção assinada pelos orgãos da assembleia de freguesia,onde segundo se diz,constam alguns CONSIDERANDOS sobre a ponte ligando a A-23 ao IC9. Agora é que vai!... E o município está mudo e calado?...E as populações do concelho não deveriam reforçar com assinaturas numa petição?...Quem é que sabe disto?! Eu sei porque me sussuram ao ouvido.

pedro oliveira disse...

Há muito tempo que é defendida a ligação Tramagal--- Rio de Moinhos/Montalvo.
Para aí desde 2005 que defendo no meu «blog» a ligação entre as duas zonas industriais como forma de potenciar os recursos, ligações no eixo: Santa Margarida/Tramagal --- Rio de Moinhos/Montalvo.
Provavelmente o «soba» do pinhal tem estado distraído das discussões sérias de tão preocupado que está em fazer politiquice blogosférica.

João Baptista Pico disse...

A ideia da ponte já vem do tempo do Engº Bioucas, finais dos anos 70 ou início dos anos 80.
Pouco me interessa quem foi o primeiro, coisa que ninguém pode provar com seriedade e rigor, fora da provocação reles.
Em 2003 fiz publicar em manchete num jornal que dirigia, a defesa da ponte açude, que outros chegaram a equacionar na zona do Cruzeiro da Penha.
Em 2005 na campanha eleitoral das autárquicas fiz uma proposta que marcou a discussão política da altura, que foi muito além de um blogue ou da conversa de café, com a defesa de 3 pontes: Tramagal/Rio de Moinhos, Alferrarede/Pego e Foz do Souto/Serra de Tomar;
Em 2009 voltei a repisar a questão da ponte do tramagal e sempre disse que o IC9 era uma manobra de prejudicar Abrantes, que lhe passava ao lado e deixava o tramagal para trás. Servia a Ponte de Sôr e nada mais.
Fui muito censurado por ir contra essa grande conquista do politicamente correcto, que era a Ponte do IC 9. Era crime lesa pátria atacar a generosidade socialista da ponte do IC 9.
Como nunca corri atrás de foguetes nem dos outros, mantive constante essa minha determinação. Não foi com surpresa que vi essa proposta cair.
Qualquer pessoa minimamente séria e honesta terá que reconhecer isso e aceitar a evidência dos factos, apensos nas datas - 2003, 2005 e 2009 - por muito que isso lhe desagrade.
Estou a referir-me a mentes nazis que são capazes de usar a propaganda de Goebells e a crueldade de Estaline, para perseguirem quem não é da sua cor política, pese se rebolem constantemente sobre poesias líricas de hipocrisia barata.
Mas a verdade e a seriedade são como o azeite, vêm sempre ao de cimo...

António Gil Ferreira disse...

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E as populações do concelho não deveriam reforçar com assinaturas numa petição?...
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Cada um ajuda como pode!
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