16.3.10

Uma alusão num comentário ao poeta Augusto Oliveira Mendes suscitou uma troca de e-mails devido à coincidência entre o seu nome e a do seu pai, que serão idênticos.
Palavra puxa palavra, recordei o quintal do Café Alarico onde jogámos matraquilhos e via Augusto Oliveira Mendes, o pai, lavrador, a jogar às cartas. Este, ao contrário(?) do filho, era pessoa de frases espontâneas mas pouco significativas, que proferia durante o jogo da sueca : "30 de boa vida já ninguém me tira"...; Terá conseguido ir à atalaia com o ás de trunfo (ir à atalaia é levar uma limpa na gíria da sueca); Quando o trunfo saía espadas os colegas de jogatana sabiam de imediato o seu jogo: calhando poucos trunfos era o silêncio, se muitos, lá vinha a célebre expressão: "há bagunça!" (referia-se a azeitona). É de recordar os seus parceiros de sueca: António Mendes, Manuel Cordeiro e António Curto.
A casa que serviu de Café do Sr. João Alarico merece um reparo especial da comunidade tramagalense: foi residência da 1ª professora oficial de Tramagal - Sr.ª D.ª Leonor. Mereceria uma placa evocativa.
Agradeço a prazenteira troca de e-mails. A história do Tramagal também se vai fazendo assim...
.
..
Palavras do poeta e ligação para uma biografia:
.

2 comentários:

pedro oliveira disse...

Joguei muitas partidas de matraquilhos (bonecos) aí.
Um escudo, dos grandes, cada partida... metade dum cêntimo.
Ora bolas TZ, são essas recordações que nos fazem velhos, digo, idosos ou melhor séniores.

TZ disse...

Cheguei a escrever essa "parte" da moeda de escudo, mas depois caiu do post... ali à volta da igreja, era um antro de tentação para o matraquilho: era no Alarico, na taberna Mota, na Matias...
Por volta de 1979 apareceu no Café Alarico a primeira máquina de flipers: "Dona Elvira"...
.
O Café Alarico está encerrado há muitos anos. Fica num espaço nobre da Vila e à sua volta existem vários edifícios devolutos, os da escola onde andámos, por exemplo... Ocorre-me registar que no "programa Comunidade+Viva" que norteia a acção da actual Câmara de Abrantes havia referência expressa à implementação de programas de "requalificação" dos centros históricos de Abrantes (já foi requalificado quantas vezes ??!!), Alferrarede (!) e Rossio ao Sul do Tejo (!), mas para o Tramagal nada... já uma vez descobri (num relatório do PDM?) quem dissesse que o Tramagal não tem História...