25.3.10

100 Anos

 A Proclamação da República Portuguesa foi o resultado do Golpe de Estado do Partido Republicano, mais conhecido como Revolução de 5 de Outubro de 1910, que naquela data pôs termo à Monarquia Constitucional em Portugal.

Celebraremos este ano os 100 anos da implantação da República, que comemorações se realizarão na nossa vila?

10 comentários:

TZ disse...

Acabei agora mesmo de ver a aprovação do PEC até 2013.
Ia ali o Sr. Ministro Jorge Lacão, sorrindo, descomprometido das promessas que fez há pouco, e pareceu-me que levava no bolso o encerramento dos CTT em Tramagal,... e que mais?
Isto não está para grandes comemorações... Não me lembro de haver República na toponímia tramagalense, ficava bem numa rotunda ou avenida, mas era preciso que as houvesse... deixa estar... em Abrantes hão-de mandar uns foguetes.

TZ disse...

... e depois, nós já tivemos os nossos "100 anos um futuro"...

valentim disse...

tomem lá o PEC (já dá para ter saudades do PREC!)

D´Atalaia disse...

O que é que eu hei-de fazer?...Lá tenho que dar uma achêgasinha para memória futura.
Amigo Lamacheira & Barca,em tempos aqui no Tramagal mais própriamente do lado direito do histórico Cafè Faria,viveu uma senhora republicana assumida SrªAntónia Curta(Sapateira)pessoa respeitavél e respeitadora, que muitos de nós ainda recordamos, pelo incentivo que incutia no espírito das crianças no sentido de não abandonarem a escola.Recordo com enorme saudade,da sua postura junto da sua residência,seguindo com olhar orgulhoso, os passos das crianças que se dirigiam para a escola.Lembro-me que tinha pendurado numa das paredes da sua sala,um quadro enorme idêntico a esse que publicou no post. TZ refere-se à ausência de significados Republicanos na toponimia da nossa vila aqui tem uma excelente oportunidade para propôr á comissão intaladora da toponimia, o nome dessa senhora para o largo que muito reconhecidamente chamam de Largo do Poeta (sem comentários)sem nome.

TZ disse...

Estas achegas muito contribuem para melhor conhecermos a terra. Fica a sugestão, que seria conveniente dirigir-se à Junta de Freguesia mail: junta.tramagal@clix.pt
.
Aproveito a referência para perguntar: alguém tem uma fotografia do "mítico" Café Faria elucidativa do ambiente que nele se vivia? Uma boa história, essas não devem faltar, também serve.

Obrigado

pedro oliveira disse...

Em Constância a data vai ser condignamente comemorada:
«ALMOÇO DO NÚCLEO MONÁRQUICO DE ABRANTES, DIA 1O (sábado)DE ABRIL DE 2010, AS 13h. NA QUINTA STª BÁRBARA em CONSTÂNCIA.
INSCRIÇÕES PARA engª MÓNICA FRANCO: 934 186 854, OU email: nucleomonarquicoabrantes@gmail.com.
ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS.
CUSTO:20 EUROS (ADULTOS), 10 EUROS (CRIANÇAS).»
in Cidadãos por Abrantes

Quanto à D. Antónia que é referida num comentário seria a mãe da D. Alda e do Zé Faria? (essa morava na porta ao lado do café, do lado direito de quem entra no café)

D´Atalaia disse...

Pedro Oliveira

Com toda a certeza que a Dª Antónia Curta não seria a mâe da dª Alda Faria,porque essa morava do lado esquerdo;-do lado direito do Café Faria,mesmo na curva encontra-se uma espécie de banco onde as pessoas se costumam sentar...Era nesse preciso local que se situava a dita sala onde esse quadro estava pendurado.E já agora desculpe que lhe faça um pequenino repáro,o lado direito de um prédio,quando não existe nenhuma referência específica,deve ter-se em consideração a saía da sua porta de acesso. Tá?

Lamacheira e Barca disse...

Mas não haverá motivo para asinalar a data na nossa vila?

Lamacheira e Barca disse...

Lembrei-me agora...
Sempre podia-mos fazer um porco no espeto no Largo dos combatentes.
Sabem se sobrou algum?

pedro oliveira disse...

Caro Atalaia,

Muito agradecido pela lição de arquitectura.
Quanto à confusão de nomes parece-me legítima. Como sabe a mãe do Sr. José e da D. Alda Faria chamava-se Antónia.
Reitero os agradecimentos e a forma educada como o fez, a tal sala localizar-se-ia naquele pequeno triângulo que ainda hoje existe atrás do banco que refere? Qual a função?
Recordo-me que os expressos (autocarros para Lisboa) em tempos mais recente, também, paravam por ali...