24.1.10


Como consta neste registo, este muro foi construído na segunda metade do século XIX para vedar a propriedade e também para suportar uma conduta de água a todo o seu comprimento.

5 comentários:

D´Atalaia disse...

Este muro tem defacto muita arte e engenho,basta verificar-mos o seu alinhamento com o tanque que se encontra no interior da quinta a norte da estrada Nacional nº118,e as degradadas instalações de lagar de azeite, situadas na rua Atrás da Igreja.

LUIS RIBEIRO disse...

Estas fotografias fizeram-me chorar de nostalgia, poist nutro um carinho muito especial por este Muro e por esta Azinhaga pois passei grande parte da minha infancia em casa dos meus Avos, que moravam na Tapada que fica paredes meias com este muro, muro este que escalei vezes sem conta quando era miudo, realmente ver estas fotografias fez-me viajar no tempo e por isso o meu muito Obrigado!

TZ disse...

É de facto um muro digno de respeito. "Ele até" são dois: um de cada lado do caminho com mais de 500m de recta... o que para uma terra também conhecida pelas curvas...
Se quiserem ver mais algumas imagens do muro:
http://tramagal.blogspot.com/2009/12/continuacao-de-boas-festas.html
(a 3ª imagem é da "canaleta" do muro de nascente, associada a poço e nora próximos)
http://tramagal.blogspot.com/2009/09/blog-post_26.html
(pormenor construtivo do muro de poente com as camadas de "calhau rolado")
.
São coisas simples como este caminho e este muro, a forma harmoniosa como culmina a sul no cemitério velho, o exemplo do trabalho brioso de antepassados e a boa caminhada que proporcionam, que fazem do Tramagal uma terra encantadora.

D´Atalaia disse...

A propriedade que este muro delimita,é o chamado «CASAL-LEAL» pertencente à família TORRES PEREIRA.O muro a nascente delimita a herdade da Tapada,em tempos pertencente a «José Ribeiro Guimarães Drak» familiares de António Almeida Velho, que por sua vez era proprietário da Herdade das Vinhas a norte da referida Tapada.

Octávio Oliveira disse...

Há muito tempo que tenho uma fixação neste muro, em particular pelos materiais utilizados. O pormenor da canalização, brilhante,passou a ser uma curiosidade para a próxima observação.