26.1.10

Tanque receptor da água canalizada através do Muro do Casal-Leal.

3 comentários:

TZ disse...

Não podiamos estar mais sintonizados. Enquanto publicava esta mensagem estava eu preparando a que ficou abaixo. Parece-me que não ficam mal :)
Enviei um email há dias, reparou? É pena as suas imagens terem ficado numa dimensão mais pequena. Pode-se rectificar isso quando se estão a carregar para o blogue.
Um agradecimento especial pela História que nos está a contar sobre este caminho/muro. Aproveito para perguntar: a água ia servir ao lagar? era só para regas? serviria também para consumo humano? tinha origem nos poços ou em fonte/mina/nascente?
Há tempos que "não pergunto" por ela, mas ali "por cima" do cemitério havia uma nascente...
Cumprimentos

D´Atalaia disse...

Amigo TZ
Este tanque receptor tinha por objectivo as regas da das espécies hortícolas da quinta,o abastecimento ao lagar na época de laboração e consumo humano.Aos mais interessados peço que verifiquem o alinhamento deste muro com o referido tanque e as antigas instalações de lagar existentes na Rua Atrás da Igreja,e todo o espaço que o envolve;Habitações,Quintas, adegas, estábulos para animais, etc, etc. No que respeita à nascente,esta situáva-se a cerca de 200 metros a sul de Cemitério Velho e foi eliminada pele fébre da plantação do eucaliptal,mas penso que ainda existe registo de parte do muro até ao cemitério.

HORTA F's disse...

A nascente nao seria ali(cemitério), mas a cerca de um km deste local onde existe na verdade uma mina que se estende por mais de 50 m a cerca de 10 m abaixo do nivel do solo. O que existia perto do cemiterio era um receptor que ainda la está, ou seja não foi destruido pela plantação. O local onde existia a bica, numa rotura da canalização também existe. Curiosas são as fases de construção deste muro, onde perto do cemitério se podem distinguir 3 fases distintas, a primeira rente ao chão, uma segunda mais elevada e a terceira que inclui a respectiva canalização.