19.10.09

"O que se passa no rio? Nas últimas semanas a poluição aumentou e muito no rio Tejo, basta olhar para ele e vemos automaticamente que alguma coisa não está bem. O rio está verde, existe mais espuma no rio... Alguém sabe alguma coisa sobre o que se passa com o Tejo?"

28 comentários:

Anónimo disse...

Olha, olha, estes só agora acordaram para problema. Já outro blogue cá do burgo abordou o assunto com barbas enquanto vocês se entretinham com as quezílias dos candidatos. Assim se vê que as preocupações com o ambiente são atiradas para terceiro plano.

Anónimo disse...

Isso foi invenção do rui horta!

Anónimo disse...

Há meses que o assunto das aguas do rio Tejo tomarem a cor verde veio noticiado pelos meios de comunicação social e virtual.O primeiro anónimo tem razão. Deixo-vos o que foi escrito nesse tal blogue por um comentador:
"azoala" é uma espécie invasora que se propaga em meios aquáticos saturados de fertilizantes, desde os agrícolas até aos coliformes fecais e tal como o focado pelo caro Cidadão, a questão do visual do rio Tejo tal como a praticabilidade de actividades náuticas serão afectadas, ou seja, cingiu-se á parte lúdica.
Pois bem, este desequilíbrio afectatá progressivamente todos os ecossistemas ribeirinhos, diminuido a concentração de oxigénio, e poderá transformar-se num caso grave de saúde pública, caso se desenvolvam as cianobactérias que em quantidades consideráveis, se fracturadas poderão ser neurotóxicas, hepatotóxicas e irritantes ao contacto, que começarão por se traduzir na mortandade da fauna piscícola e consequente degradação da qualidade das águas devido á decomoposição das matérias orgânicas daí advindas, com a contaminação das águas para o consumo e actividades lúdicas do ser humano, tendo por sintomas iniciais, doenças hepáticas, gastrointestinais, neurológicas e alérgénicas até á sua morte. Portanto este é um caso muito sério que exige medidas céleres e radicais!"
A natureza não perdoa. O assunto é mesmo muito sério e exige intervenção imediata por parte das entidades competentes.

Anónimo disse...

Anónimos, atenção que para afirmar dever-se-á saber.
Não estivemos a dormir, não senhor!
O Alerta foi dado pelo TZ em 30 de Maio de 2009, ainda a coisa não tinha atravessado a fronteira. Recue no tempo e poderá verificar.
E só se tem um plano, não é tridimensional, entende?
E o contributo do Rui para trazer de novo o assunto à ribalta foi oportuno.

Pormenores à parte, o que é importante é que o assunto é extremamente preocupante nas suas multiplas vertentes. Aliás, o Planeta está moribundo e tarda a consciencia global para iniciar o retrocesso do que levará à extinção da vida no Planeta Azul.

Rui Horta disse...

Na minha opinião é bem mais importante falar de assuntos como este e outros relacionados com o ambiente do que andar aqui com discussões sem fundamento ou ofensas... O problema à muito que é visivel mas na minha opinião neste momento os niveis de eutrofização das aguas do Tejo são preocupantes.
É importante que se faça uma consciencialização do problema em todo o lado e nós no Tramagal não podemos mudar o mundo, sabemos disso, mas podemos mudar o nosso mundo que é o Tramagal. Organizar acções de formação nas escolas e outras abertas ao publico com pessoas especializadas no assunto por exemplo.
Acho que é um assunto que em que se pode investir...

Anónimo disse...

Bem sei que o que vou escrver aqui nada tem a ver com o post.
Queria no entanto fazer uma pequena divulgação.
Visitem o blogue Tramagal-saudades!
Para quem gosta verdadeiramente do Tramagal tal como eu, tambem vai adorar.
TZ, tambem podias ajudar um pouco mais, dedicavas um post teu aqui no blogue-Tramagal a divulga-lo visto que retrata tempos idos da nossa terra e não interfer com este, que é mais virado para a actualidade!
Ass: Luís Cartaxito

Anónimo disse...

É pá aconselho vivamente a leitura do blogue do Pico do Zezere. Desanca no Pedro Marques que é obra!E já vai em 3 capítulos. E promete mais a ver pelo teor dos textos já publicados. Tudo isto é dor de cotovelo porque ambos queriam o euromilhões! E o poleiro é só um...

Luis Lampreia disse...

RUI HORTA RUI HORTA....ANDAS A MIJAR NA FRALDA....VAI APANHAR LARANJAS....VAI AO CHICO CABEL. CORTAR O CABELO..ISSO NAO E NADA....PARECE OS PELOS DO ORGÃO SEXUAL MASCULINO

QUERES E TACHO

Anónimo disse...

Vai ser tarde voltar a escrever aqui!
Está tudo na mesma; ofensas, disparates, falta de ética e sei mais lá o que!
Dignidade é o que o Tramagal precisa!
Aproveito a onda para dizer:
SR. PICO CALESSE E DEIXE O TRAMAGAL EM PAZ, VOCÊ NÃO NOS FALTA ALGUMA!

João Baptista Pico disse...

" Dignidade é o que o Tramagal precisa!"
Até aí de acordo.
Agora o anónimo ilustre não precisava era de ir logo a correr "para aproveitar a onda" que nada tinha de "onda da Dignidade" par dizer essa frase abjecta e canhestra:
" SR. PICO CALE-SE E DEIXE O TRAMAGAL..."
O CALE-SE é assim que se escreve.
E não é como o fez: "CALESSE"!
Está a ver como o anónimo acabou por ser desmentido no seu comentário mentiroso e trapalhão! Afinal o Sr. PICO sempre faz falta para "ensiná-lo" a escrever e conjugar o verbo "CALAR": CALE-SE VOCÊ ATÉ SABER ESCREVER SEM ERROS!!!
SEU "CALESSE" ANÓNIMO, CHAPÉUS HÁ MUITOS!!!
Não leve muito a peito a fontalidade de tudo o que lhe disse agora, caro anónimo, a vida são dois dias...
VIVA O CALESSE e VIVA o CALOUSSE!!!

Anónimo disse...

Atenção: Rui Horta é o Taki-Talém! Foi confirmado por uma ex-namorada! zangam-se as comadres...

Anónimo disse...

E dizem que o Ropper é que lhe dá os tópicos!

Anónimo disse...

A poluição do rio tejo é consequência da má disposição que as eleições provocaram no pico, andava tão inchado que rebentou....pena é que poluiu o nosso rico rio....

Anónimo disse...

"calesse"!?
Mas quem é que foi o burro que escreveu isto!?
Fui eu!
O tal que mete as agudias nas ratoeiras.
E logo os piscos tombam.
Mas desta vez foi o Pico.
Ah ah ah!!!

Anónimo disse...

Pico na passas de farinha do mesmo saco, enquanto andavas iludido que o tacho também chegava pra ti, era tudo um mar de rosas e não paravas de os lamber, quando te deram com os pés, à cruz credo que são todos uns fora da lei e o pico é que é o santinho....já diz o velho ditado: "Tão ladrão é o que vai à vinha como o que fica no portão".....

Anónimo disse...

ho pico olha bem para as calinadas de portugues que das no teu blog e para as vezes que assassinas o portugues quando escreves..e depois entao podes vir para aqui corrigir os outros. olha abriu agora o curso de portugues na escola do tramagal, se quiseres eu inscrevo-te.

Anónimo disse...

Porque será que estes anónimos me fazem lembrar uma "alcateia" de abutres abatendo-se sobre os que se identificam?

ENTENDERAM? ;)

Sr. Pico, o amigo dá cá uma pujança à má lingua tipica da nossa gente, nem lhe conto!
Aliás, já percebeu!

A Vila Convivio dá a boa vinda a toda gente,somos hospitaleiros e bons convivas, afirma sem qualquer duvida de puro empirismo, este Tramagalense.

Convenhamos que os comentadores, em geral e alguns anónimos em particular, parecem ter algum gosto em denegrir, extravasar para questões laterais... mais "chat"! e depois verificamos que colaboradores, polémicos ou não acabam por se ir... e fazem falta ao convivio, ao contrário de alguns anónimos!
Por exemplo, sem ter qq procuração, mas gostava de ler o ABT que continua infelizmente em blackout neste espaço. ;)
Opina o je.
O tema é TRAMAGAL, ENTENDERAM? :)

Rui Horta disse...

Infelizmente existem pessoas que não merecem que perca o meu tempo a responder a comentarios futeis... Conseguiram falar de tudo menos do tema que estava lançado!

Anónimo disse...

O que se passa no Rio Tejo.

Será que ainda ninguém abriu os olhos para saber o que se passa no Rio Tejo bem como a causa principal do que por lá se passa?

Acabem com a vergonha daquele açude que só deu interesse a quem se empenhou nele e, o Rio Tejo passa a ser como era antes.

Antes de aquele muro de cimento ser construído ali o Rio Tejo alguma vez esteve como está agora naquela zona?

Nunca, e a razão disto é que as águas estagnaram dando origem a tal coisa que se vê agora.

Este é um ponto em que todos devem meditar e ver se é ou não aquele muro de cimento a razão de tal coisa naquela zona e não só.

Outro ponto acima falado é este.

Anónimo disse...

Atenção: Rui Horta é o Taki-Talém! Foi confirmado por uma ex-namorada! zangam-se as comadres...

22:07

Ora aí está o mancebo à vista.

E uma das agravantes deste artista é que sempre defendeu o Pico até ás eleições e depois disso vem com um post no blog dele com este título.

João Pico não é nem nunca foi do Souto!

Depois por aí abaixo chega a dizer isto.

Já estamos fartos de mentirosos a começar e a acabar no madeirense que por sistema oculta essa faceta dizendo que também é de Abrantes.
Quanto ao Pico, bom, pela boca morre o peixe!

Que dizer de uma pessoa deste calibre?

Mas que manhoso saiu este Ta ki - Ta lém, se o Pico ganha-se a Câmara já ele não falava assim porque antes das eleições, sempre lhe andou a lamber os co**oes na mira de ter um tacho, mas agora vem com estas bocas porcas cá para fora.

Olha lá ò Ta ki - Ta lém porque é que tu não tens a coragem no teu blog de abrir os comentários para se poder comentar as baboseiras e aldrabices que mandas cá para fora?

Faz isso pá, não sejas cobardolas e aldrabão, pois todos nós já sabemos quem tu és para que tanta javardice ponhas no teu blogue sem vericidade alguma.

Dois factos, duas verdades.

Quem quiser olhar para estas duas realidades com olhos de gente,logo tem os factos à vista.

TZ disse...

Luis Cartaxito
O blogue Tramagal - Saudades, está em evidência (no "MIrante") ali do lado esquerdo do blogue, basta clikar. Aproveito para alertar que há muitos links no blogue que na sua esmagadora maioria são de tramagalenses ou têm alguma relação com o Tramagal. Por exemplo no final da lista "Mais Tramagal" há vários com fotografias de Tramagal tiradas por diversas pessoas. É explorar...
Logo que haja um bocado de tempo tentarei escrever sobre os assuntos que o JE Maximiniano trata no seu post: museu ao ar livre, exposição de máquinas antigas, espaço público.

Anónimo disse...

Será verdade? Dizem-me que o autor de o taqui talem é filho de um professor, candidato à assembleia municipal pelo PS, e que ele (filho e autor do blog) era candidato pelo ICA à câmara. Alguém me descodifica isto. Também me dizem que ambos têm fortes ligações à RAL.

Anónimo disse...

Só se é o Albano. Foi presidente da RAL

Anónimo disse...

Pela descrição do anónimo das 9:00 só pode ser Ricardo Beirão e o pai é Jorge Beirão. Aqui na repartição já me tinham dado essa dica. O filho concorreu pelo ICA e o pai pelo PS.

Anónimo disse...

Pelo desenrolar dos ultimos comentários tudo leva a indicar que está a estalar o verniz de senhor absoluto das insinuações difamatorias sobre as pessoas...abre-se uma janela de opiniões sobre um tipo que parecia intocável e senhor absoluto das suas gracinhas de pouco fundamento. Parece que há muita gente com vontade de conhecer o tákitalém. Já nem o Pico te serve porque lhe saíu o tiro pela culatra. É boa altura para te pirares ó táki!

Anónimo disse...

Ó taki-talem, és um mercenário da má lingua. Fizesses tú como o outro blogue do ABT que se limita a assuntos concretos, com qualidade literária e boa disposição, sempre se aprendia alguma coisa contigo. A inventares não te safas nem com o Pico! O pessoal se te lê é para saber das porcarias sem fundamento que escreves. Abre lá os comentários do teu blogue se queres ver!

Anónimo disse...

Ò Taki-Talém, não sejas cobarde e não inventes coisas que não tem fundamento.

Salta cá para fora com a abertura dos comentários nesse teu Barrasco blog de trampa e aí verás como te mordem as carraças por trás das orelhas.

Não passas de um mercenário ao serviço daqueles que não interessam a ninguém.

Já estás a ser topado à grande, nem com máscara te safas para esconderes esse teu focinho.

Se vão ao teu blog ver algo é para cada vez mais te conhecerem melhor, a tua inclinação pertinente deixa tudo à vista, o tacho do Pico tinha o fundo roto, por isso tu o traíste não foi?

Abre-te Césamo e logo vês quem entra pela tua casa dentro.

HORTA F's disse...

Na Barquinha foi recentemente fundado uma associacao que se destina a dar voz ao nosso mais valioso patrimonio, que e o Tejo e que a todos pertence. Tambem e obrigacao de todos fazer os possiveis para a sua preservacao e proteccao. O assunto deste post esta relacionado com o rio e nao com outras conversas, para as quais existe o post em branco. Por isso deixo a sugestao do blog do ProTejo, onde se podem encontrar informacoes sobre como aderir a este projecto, que muito pode contribuir para que situacoes destas nao se repitam.

http://movimentoprotejo.blogspot.com/

saudacoes tramagalenses

Anónimo disse...

SR.TZ:
Para bem deste blogue que é seu, segundo me dizem, ponha contenção nos comentários que aqui lhe põem. Saberá melhor que ninguém que pode moderar os comentários e publicá-los depois de os analisar. Está provado que assim o ambiente no blogue se agrava dia a dia sem benefício para ninguém e muito menos para a sua (TZ) própria credidibilidade.