12.9.09


O muro do barulho, ….
Já não faz barulho.


Recordo com agrado a história deste marco histórico da nossa vila. Não que a tenha presenciado, longe disso, mas foi-me contada pelo meu pai. Nasci muito depois deste espaço ser consagrado como um espaço de conversas muitas das vezes de língua afiada e direccionada a alguém em especial.
Longe vão esses dias, hoje vigora o silêncio, senão outro galo cantaria e já se teria feito ouvir na casa do nosso “regente” dada a proximidade. Só assim se explica a caricata imagem digna de um qualquer cartão de visita que ali se apresenta (em frente ao Muro do Barulho e a trinta metros da casa do nosso “regente”). Mas tal situação, que já se arrasta à tantos messes (já lhe perdi a conta, pois não tenho dedos nas mãos para tantos) pode ter uma explicação;
-o nosso “regente” não quer que se diga que foi logo arranjado porque estava à sua porta.
… Mas vai tarde, não tivera sido esta a única obra realizada no seu mandato que merece realce, (e assim já não se escapa da minha língua afiada). Além disso, corre o risco de sofrer represálias, tais como as que infringiu ao seu antecessor que viu o seu passeio ser arranjado muitos messes depois de toda a sua rua já o estar (ninguém me o disse fui eu que me apercebi).
Para já e certo está a herança que o próximo “regente” tem às costas, para resolver, …… um dia.
Tudo isto seria diferente se o Muro do Barulho fizesse o que lhe compete.

11 comentários:

Anónimo disse...

Mas de onde aparaceu este artista? Mas que coisa estranha!

Anónimo disse...

Sou leitor assiduo deste blog e Tramagalense de gema. E vou-me apercebendo cada vez mais que os Tramagalenses começam a sofrer da mesma "doença" que está espalhada pelo nosso país.
É fácil encontrar defeitos e fotos de coisas mal feitas e por acabar, "fiscais" temos muitos.... Só não se encontram (salvo raras execpções) pessoas com vontade de contribuir para melhorar a nossa terra, ao contrário dos nossos antepassados que em vez de se queixarem juntavam-se e trabalhavam por um bem comum mesmo sem nada ganharem com isso.
Foi o meu pai que me falou nisso...

Anónimo disse...

Pois é, o Pai falou e o descendente ouviu... nada fez! Nada não, amanda bitaites!

Unknown disse...

Estes andam a dormir, há oito anos

Anónimo disse...

O Pai falou, o descendente ouviu e fez, não amanda só bitaites ao contrário de alguns.
Zá ao fim de 8 anos a dormir vamos ver como vai ser o despertar do novo regente.
Bolas será que não nada mais interessante para colocar neste blog?

Lamacheira e Barca disse...

Comecei a colaborar com este Blogger por convite e porque pensei que era democrático, e ainda continuo a achar o mesmo por isso vou continuar. Apresentando-me devo dizer-vos que sou um morador da vila, que a defenderei em todo o lado sem vergonha (quando me perguntam de onde sou, digo que sou de TRAMAGAL).
É claro que criticar o que está mal feito é sempre mais fácil do que enaltecer o que está bem, mas garanto-vos que também o farei.
Em relação aos tristes comentários proferidos pelos anónimos atrás anunciados, e embora aceite a sua critica, devo questiona-los acerca da sua vida activa na sociedade tramagalense; Participam activamente? Ou são dos que “ladram” a quem critica e fogem quando lhes pedem colaboração? É que de convívio esta vila tem actualmente muito pouco e o poder local é um dos culpados (à que ter coragem de o dizer e por “os cornos na cabeça dos toiros”) a lei do menor esforço impera no executivo. Deixam-se de realizar actividades culturais só porque dão muito trabalho e não aparece quem colabore, pergunto; Não deve ser o executivo a cativar os elementos activos da sociedade para estes ajudarem na realização destas festas? Ao longo dos meus 13 anos de vida adulta (desde os 18) sempre ajudei como elemento, sócio ou seja lá o que for a pelo menos uma das varias colectividades da vila e digo-vos com a maior das franqueza que muitos dos directores destras não respeitam a finalidade para que as ditas colectividades foram criadas, alias as pessoas prendem-se ao poder de tal forma como se fossem donos destas, servindo-se delas para proveito próprio. Agora não me venham com lérias… Como é que o executivo quer que as pessoas colaborem com eles se eles não fizeram NADA durante este mandato e ainda tiveram coragem de pedir dadivas. Mas a culpa também é minha, eu também votei neste executivo (peço desculpa a todos os moradores), e hoje tenho pena de não ter partido um pé quando o fui fazer.
Continuarei a fazer aqui os comentários e a postar o que entender até ao dia que quem me convidou me desconvide, mas no entanto acho que é preciso “sacudir” a sociedade e dar um “pontapé” nos comodistas e exploradores.

Anónimo disse...

Olha já ofenderam o Manel Pinho.

Anónimo disse...

Aleluia !!!

Chegou o Salvador.

Vamos lá olhar para as listas todas e tentar advinhar quem é o personagem.
Uma bejeca para o 1º classificado.

Sim porque com esta vontade de trabalhar decerto que faz parte duma lista candidata... ou será que estou errado?

Tambem pode ser como o "dito"!
Colabora mas não entra.

takaoge disse...

Opinião
Exposição de opinião:Fala-se nos foruns tramagalenses,fala-se nos blogs,criam-se anónimos e pseudónios, para se poderem expressar,tratando resolver situações que nunca serão resolvidas,apenas trazem a lume as fraquezas,a inveja a mal- dissência enfim um nunca mais acabar de maleitas que sempre assolaram esta pobre terra.Para acabar duma vez por todas com estas tricas, uns a atacar outros a defender,a minha opinião é a seguinte:- Para que não se faça de algumas pessoas BARRIGA de ALUGUER o dito forúm deveria convocar por escrito uma percentagem de habitantes nunca inferior a 80% por Cada Rua da vila, e daí nascer um futuro elenco para o executivo local,e acabar com as siglas partidárias que nesta pobre terra só têem afastado as pessoas e desgraçado a própria Terra.

Anónimo disse...

atenção pessoal chegou o takaoge.

hitman disse...

Caros foristas lamento que só falem do regente!
Ninguêm fala nos trabalhadores da junta que passam horas há bucha no Augusto Subtil,dos cargos adiministrativos herdados de outros executivos que pouco ou nada fizeram pela vila,fizeram sim algo pelas suas familias ao colocar filhos e enteados nesses cargos....desses niguem fala ou não interessa que se fale?