29.9.09

Nas eleições autárquicas seremos chamados a votar para a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e a Assembleia de Freguesia. Destes votos, o que fazemos para a Câmara será o mais determinante. A Câmara Municipal de Abrantes é composta por 7 elementos - Presidente (o cabeça da lista mais votada) + 6 vereadores) - que são eleitos usando o método de Hondt.
"Critério de eleição
A conversão de votos em mandatos faz-se de acordo com o método de representação proporcional correspondente à média mais alta de Hondt, obedecendo às seguintes regras:
a) Apura-se, em separado, o número de votos recebidos por cada lista no círculo eleitoral respectivo;
b) O número de votos apurados por cada lista é dividido, sucessivamente, por 1, 2, 3, 4, 5, etc., sendo os quocientes alinhados pela ordem decrescente da sua grandeza numa série de tantos termos quantos os mandatos que estiverem em causa;
c) Os mandatos pertencem às listas a que correspondem os termos da série estabelecida pela regra anterior, recebendo cada uma das listas tantos mandatos quantos os seus termos na série;
d) No caso de restar um só mandato para distribuir e de os termos seguintes da série serem iguais e de listas diferentes, o mandato cabe à lista que tiver obtido o menor número de votos."
..
4 cenários a ilustrar a aplicação do método de Hondt:.
1- Distribuição de mandatos na Câmara de Abrantes resultante das eleições autárquicas de 2005:
2-Hipotética distribuição usando os recentes resultados obtidos pelos partidos nas eleições legislativas:3- Hipotética distribuição considerando uma lista de Independentes que obtêm votos calculados por 1/6 subtraido ao resultado obtido pelos 5 partidos com representação na AR:
4- Também com base nos votos obtidos nas legislativas de 2009, hipotética distribuição com a lista de Independentes a retirar metade dos votos da lista do PS e mantendo-se os outros partidos inalterados:

16 comentários:

João Baptista Pico disse...

Afinal os "independentes " não visavam repartir o "bolo PS" ao meio?!
Essa do 1/6 foi mesmo para retirar o lugar ao CDS e dá-lo ao PSD?!
Mas os candidatos não contam para nada?!
E os debates?!
Então o Engº Bioucas com Gomes Mor e Albano na rectaguarda, não foram derrotados pela intervenção de Humberto Lopes no debate via Rádio Antena Livre do Sr. Colaço?!

TZ disse...

Vou actualizar post incluindo o cenário proposto no comentário.

TZ disse...

Também o cenário 4, com os independentes "a repartir o "bolo PS"" não permitiria ao CDS-PP a eleição de um vereador (por escassos votos). Obviamente isto são tudo cenários, podem construir-se outros, por exemplo com menos abstenção. Espero que tenha ficado simples para qualquer pessoa fazer os seus cenários. O objectivo fundamental foi falar do critério de eleição, informar e motivar a participação.

Anónimo disse...

ó pico vai mas é legalizar as obras ilegais que fizeste em bioucas, cara sem vergonha.....

Anónimo disse...

Atenção esta personagem usa o nome do "Souto" apenas para que o relacionem com o Concelho pois apenas por lá aparece esporadicamente e em altura de eleições, porque no Souto, terra que mereçe mais respeito, ninguém lhe dá importância nenhuma, porque será????
Será normal que numa terra onde diz que fez tudo, ninguem lhe reconhece nada!!! algo está mal, e o que está mal é que esta personagem se um dia fez alguma coisa não o fez sozinho, é esta falta de humildade de carácter e a sua arrogãncia, que leva a que ninguém no Souto lhe passe a minima importancia.
Enfim, o povo do Souto tem-lhe dado a resposta que mereçe mas mesmo assim insiste na estupidez, anos após anos...
As obras que lhe são reconhecidas no Souto, são a compra de votos e o pagamento da quotas aos putos da jsd, os mamarrachos ilegais que construiu na cruz de bioucas e a aparelhagem que um dia levou da sociedade e nunca mais entregou....
Dia 11 terá de novo o reconhecimento que mereçe.

Anónimo disse...

Ó Pico.Isto é lixado! Até parece que estás em areias movediças. Quanto mais te mexes mais te enterras!E com telhados de vidro nem o filhote taki-talem te vale!Ah,ah,ah,ah!

Anónimo disse...

"Obras ilegais," "não o fez sozinho","falta de humildade de carácter","arrogãncia",que um dia levou da sociedade,"Táqui-Tálém". Eia sr Pico, isto está a ser um enorme tubo de ensaio, e com o "método de Hondt" pelo meio até fervilha!
eparem que esse TZ não foi capaz de fazer uma hipotética distribuição de resultados á maneira egocêntrica, colocando o CDS em primeiro lugar!
Isso é que era tabaco!
Mas não, o ingrato hipotetiza o Pico para último ou para penúltimo se contar com os Independentes!
Isto sim, é protagonismo ás carradas!

Anónimo disse...

Ah seus garganeiros1 coloquem aí o pico em primeiro lugar nas hipotéticas para se sentir um homem feliz.

Anónimo disse...

Concordo anónimamente com este ultimo anónimo.
Já agora ò "garganeiros" trabalhem lá os algarismos para o Zé ser o segundo, pode ser? ;)

Anónimo disse...

Curiosamente há alguns assuntos abordados pelos comentadores que aparentemente são "vacas sagradas" para o Sr. Pico. Faz questão em os ignorar como se nunca houvessem sido referidos. Não é dificil adivinhar quais são. Parece que o homem de sete ofícios e tantas qualidades não se afoita a tocar os sete instrumentos com os mesmos acordes.

pedro oliveira disse...

«ó pico vai mas é legalizar as obras ilegais que fizeste em bioucas, cara sem vergonha»

Uma pessoa (chamemos-lhe assim) que não tem coragem para ter um nome, uma identidade chama «cara sem vergonha» a um candidadto a presidente da câmara que poderá ter muitos defeitos mas neste caso concreto, escreve e assina por baixo.
A liberdade das caixas de comentários abertas é óptima, infelizmente, há quem confunda liberdade com cobardia e com difamação.
Um trabalho como a projecção que TZ apresenta é óptimo para percebermos o «caminho» do nosso voto.
Termino este trabalho enviando um abraço a TZ, sentir-se-á, às vezes desmoralizado, por sentir que o tempo que perde a elaborar «posts» bem «esgalhados» e úteis são, apenas, «pearls to pigs».

RL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RL disse...

Tenho um grande amigo, em tudo conterrâneo, que ao deliciar-se com uma faixa de soberba melómania comungada, exclamava:
"ganda malha!".
Atrevo-me a atribuir-lhe também o galardão pelo comentário! Concordo.

Embora continue em reflexão, (alergia a politica!),este Tramagalense atento (quando pode!)gosta de vos ler. (e comentar quando é possivel!).

Mais a mais... por gosto, não cansa!

Anónimo disse...

Foi uma boa tentativa (Cavaco dixis), mas a sociologia eleitoral difere de acto para acto. Ok?

Anónimo disse...

Este RL é mesmo um grande calhau

RL disse...

O que seria entendível desta coisa das 15:12 senão um insulto? Mais um!
Porém “esmiuçando-o” a preceito, reconhecerá que um CALHAU é algo palpável, fisicamente definido e que até tem família, em contexto geológico. Assim como ao ser GRANDE, enaltece o visado, porque não é ínfimo, pequeno… mas, é GRANDE! Obviamente não poderia ser enorme ou imenso pois então passaria a denominar-se um rochedo, uma montanha… eu sei lá.
Agora pense, temos um sólido, com características intrínsecas, num lugar, com um nome, família e até classificação.
Perfeitamente enquadrável neste Universo. Concordará?
Muito mais poderia ter dissertado sobre o “grande calhau”. Contrariamente, não poderei fazer o mesmo quanto ao vazio abjecto anónimodas das 15:12.
Nada mesmo! É, e será sempre apenas e só mais um desprezível anónimo no limbo.
Lamento!
Comentador anónimo das 15:12, não se sinta insultado, pois pela minha parte e no contexto do espaço, considero a abominável “boca” como uma imagem peculiar, tal como muitas outras (quase 100) aqui publicadas por mim como “olhares”.
PS: O RL tem BI neste blogue, sabia?
Cordiais saudações Tramagalenses, deste.
RL