3.7.09

1- Já estão disponíveis o conjunto de comunicações realizadas no Forum até à data. Já constituem um conjunto de documentos com o maior interesse para o Tramagal. Tanto quanto é do meu conhecimento, é rara a reunião e publicação de textos e apresentações com reflexões de diversas pessoas, sobre diversos temas relevantes para a localidade.

2- Já se pode fazer uma primeira avaliação da forma como decorre o Forum. A que faço é muito positiva. Em absoluto, os seus resultados e produtividade são de boa qualidade e em quantidade. Nada deslustram se comparados com outras organizações: "jornadas", colóquios, ou, como agora se diz, acções em que se usam "metodologias participativas" (por exemplo aquelas em que se fazem "orçamentos participativos" ou "agendas locais"). Ao valor das comunicações que o http://forumparaacidadaniadostramagalenses.blogspot.com/ nos apresenta, as pessoas que presenciaram as sessões já realizadas acrescentarão o do debate e o do convívio (não tem preço).

3- Reparo com interesse na maneira espontânea como se "auto-organizou" este Forum. Emergiu de vontades dispersas, estruturadas por um eixo simples, que, penso eu, é gostar do Tramagal, ao qual se juntou trabalho. Um trabalho apreciável, realizado por muitas pessoas e instituições que cooperam para fazer possível: colocar informação no blogue do Forum para a Cidadania dos Tramagalenses, organizar sessões, utilizar espaços e equipamentos, realizar momentos musicais e culturais, etc.

4- E depois? De uma ou doutra forma já me coloquei, e ouvi colocar, esta pergunta: e depois? que fazer com este Forum? para que serve?
Julgo que uma das primeiras respostas que se pode adiantar é que o produto deste Forum é útil para quem, informado, melhor quiser decidir sobre o Tramagal: os políticos, os empresários, os técnicos (do PDM, do PUT, dos projectos), as associações, a administração pública, os tramagalenses... Já aí têm muita matéria para aprender, reflectir, debater. Já aí têm identificados muitos problemas para resolver. Já se apontaram algumas soluções e medidas para executar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Daqui a 1 ano veremos o que é que mudou.

Anónimo disse...

Com toda a certeza, sem margem para duvida, os que de nós por cá estiverem, garanto que estaremos mudados, com mais 1 ano na conta.:)

HORTA F's disse...

Leia o Tramagalense embirrante, onde a opinião é mais irritante.

Luís disse...

Verdade, verdadinha:
Houve até agora muitos assuntos postos na mesa. Que dizem respeito a todos nós.
Verdade, "verdadíssima":
Saberemos como é que se faz para fazer mover um comboio carregado de "sim, mas...", "bem, e...", "não nos compete...", etc., etc.
Que me perdoem o meu modo de escrever, mas, se calhar também sou Tramagalense embirrante. E gostaria de ter capacidade para ter opinião ainda mais irritante. E que essa opinião, para além de irritante tivesse capacidade para ser mais actuante.
Porém, ao menos, valha-nos a possibilidade de nos irmos apercebendo do que nos rodeia. E do que se vai dizendo. E, mau grado o que vão debitando os anónimos da praxe, vamos sabendo com quem se poderá contar.
Porque ainda vai havendo quem se interesse pela comunidade.
Mas temos que dar a cara em defesa do que é NOSSO. Porque, perdoem-me por debitar neste espaço a minha convicção, ANÓNIMA deve ser a contribuição, ajuda, chamem-lhe esmola ou o que quizerem, em favor de quem necessita de auxílio. Aí, sim, "demos com a mão direita mas sem que a esquerda o saiba".
Verdade, verdadinha:
Gostaria que me dissessem se estou certo ou errado. Com fundamentação. Para eu aprender mais alguma coisa.
Saudações tramagalenses.
Luís Sirgado