10.7.09

Deixem passar o camião gigante:
O transporte das turbinas para a barragem do Castelo de Bode foi, em 1950, uma operação excepcional. Terá demorado mais de um mês a viagem de Lisboa para cá. Muito mais rápida vai ser a operação logística para o transporte das turbinas e geradores de vapor com destino à nova central de ciclo combinado do Pego. A velocidade é marca dos tempos modernos.
Ainda não consegui confirmar a passagem por Tramagal, mas não deixem de ver passar essa dimensão da ciência, da tecnologia, da engenharia, da economia, do nosso tempo.
*
O Pego é a maior fábrica de electricidade de Portugal, a Barragem do Castelo do Bode a maior fonte de água potável (cont.).

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho conhecimento que o camião e o respectivo material de dimensões fora do comum vem de sul do lado de Coruche e vem aparecer em Bemposta com entrada para Arreciadas e descida até ao Pego. Para mais informações é favor lerem A Barca online.

Luís disse...

Do camion gigante para a barragem de Castelo do Bode lembro-me da sua passagem por Tancos, minha terra natal, não sei se com turbinas, mas com outras peças, talvez.
Recordo-me de, pelo menos uma casa ter levado um "encosto" que lhe ditou abaixo uma esquina.