23.5.09

Apesar das eleições para as autarquias ainda estarem à distância (falta cumprir 10% dos mandatos, 150 dias: é tempo em qualquer projecto) as campanhas já estão aí consumindo recursos na publicidade a candidatos e slogans, vendendo imaginários, tecendo dependências.
Como é costume, pressente-se, os programas que cada lista se propõe executar só muito mais tarde serão escritos, se o chegarem a ser. Na política portuguesa já temos internet e telemóvel a monte, redes sociais, política 2.0, coisas giras "à obama", mas continua a não interessar informar. Em geral, as escolhas para a gestão da "coisa pública" formulam-se com base nos interesses particulares e na ignorância.
Neste contexto, ao ler o "espaço público" (?) dedicado a opiniões, sugestões e propostas na página web de uma candidatura, vieram-me à memória velhos e novos servilismos, unionismos, unanimismos e medos, que julgo de combater e me levam a escrever esta carta com alguma "ironia socrática":
.

Olá! Tudo bem consigo?
Tenho-me habituado a olhar claras marcas. O seu potencial é muito promissor, o que é positivo. Eu acredito nas suas capacidades, eu acredito porque penso que é a pessoa ideal, eu acredito porque trará renovação e continuidade. Não se deixe levar por suposições ou por pessoas que apenas dizem mal. Não tenho dúvidas da sua garra, determinação e vontade. É a pessoa ideal, com rigor, garra, dedicação e vontade. É a pessoa ideal.
Eu acredito. Eu acredito, quero deixar aqui a minha força. Fico descansado com o futuro. Força, força. Parabéns. Quero deixar o meu apoio. Não restam quaisquer duvidas. Acredito, eu acredito. Determinação, segurança, espírito de liderança e capacidades. Parabéns, acredite piamente que acredito. Caminho de futuro, cidadãos participativos. Todas as possibilidades.
Acredito que é fundamental que haja uma acção de cariz contínuo, junto das camadas, para a sensibilização para domínios como a acção e tantos outros. É nos jovens que reside o futuro, já se o disse muita vez, mas nunca é de mais repetir, porque particularmente, é nos jovens que reside o futuro da comunidade.
Também eu acredito, nas capacidades, na certeza, na juventude, no sentido em que empregará a sensibilidade necessária para atender às necessidades. Ética, rigor, responsabilidade, inovação, trabalho em equipa, proximidade, são imperativas que sei. Sei também entre a cidade e o resto. Entre o imediato e o médio/longo prazo. Ou seja, que não deixará de ver a árvore integrada na floresta. Quando se comemora a Poesia, faço minhas as palavras.
Peço-lhe, por isso, que não deixe de ser como é. Que não se desvie daquilo que julga ser. Os meus parabéns. Sei que quando se está num lugar de alguma visibilidade e responsabilidade, tudo é criticado: a determinação é vista como arrogância; a beleza é vista como exibicionismo, as acções são sempre tardias, exageradas ou descabidas… Mas é este o mundo que temos, em que se critica por criticar e poucos têm a coragem de “arregaçar as mangas”, “dar a cara” e fazer alguma coisa. É sempre mais fácil criticar do que construir.
Todos sabemos que o da avançada idade ainda não faleceu.
Imagino que a sua posição não seja fácil. Nos dias que correm é exigido o melhor do mundo. Não lhe desejo sorte, porque nada na vida depende da sorte, mas sim do trabalho, do esforço e da vontade. Parabéns mais uma vez. Irei desejar-lhe muita sorte.
O melhor caminho é sem duvida a continuidade. Mas melhor, a continuidade não significa mais do mesmo, significa uma lufada de ar fresco, uma nova maneira de estar na vida. É estando junto que se constroem caminhos, novos caminhos. É estando junto que se constrói o futuro. É estando entre todos que sentimos os seus sonhos, as suas necessidades, os seus desejos, as suas preocupações. É interagindo, participando…
Plantando e salpicando de cores, de risos e de alegria uma das margens do lago. Esteve lá. Esteve com os jovens, esteve com as crianças. Plantou árvores com eles, riu com eles, interagiu com eles. Não sendo a primeira vez que tal aconteceu foi a continuidade. Porque é assim… É esta uma das razões, não sendo a única, que me faz acreditar. É por isto, e não só por isto. Também porque acredito. Força.
Quero dar-lhe os meus parabéns. Parabéns! O facto é que o tempo foi curto que não me prenunciei durante o debate, não seria oportuno. Perante um cenário não muito promissório é Urgente e Imprescindível. Todos juntos em geral temos de SER o meio e temos de TER meios. A meu ver é urgente que se faça um levantamento. Um estudo estatístico exaustivo, com indicadores nas vertentes. Seria uma ajuda imprescindível.
Muitos parabéns. Está de parabéns. Parabéns pelo tema, parabéns pela intervenção, parabéns pelo convidado.
Muitas Felicidades. Porque é. Porque está. Porque acredito.
Ainda bem que as MUDANÇAS continuam a acontecer.

Nota:
Esta carta é amiga do ambiente: o texto é 100% reciclado, produzido com excertos de comentários (opinião, sugestão ou proposta) recolhidos selectivamente aqui; a ilustração é a reutilização de uma imagem daqui. Inspirei-me nas metodologias de "Análise de Conteúdo" dali.

1 comentários:

O Cidadão abt disse...

Quem assim acredita, fará parte dos beneficiados por esta edilidade e nem lhes interessará acreditar em algo mais do que sómente nisso mesmo.

São os eternamente agradecidos.

Entretanto, a retórica do "Notas de Abrantes" esteve em zapping até estabilizar no "acreditar" da continuidade desta gestão política que nos tem sobrecarregado com as tais vergonhosas taxas, tarifas e despesismos fúteis em obras de fachada com o usufruto dos nossos esgaçados impostos... em detrimento dos fundamentais direitos das populações que vão definhando dia após dia, a olhos vistos (a exemplo da falta de assistência médica condignamente acessível a todos os verdadeiramente necessitados) que "acreditamos ser" a maioria silenciosa. Daí ao ter perdido opinião própria e dado como terminada a sua actividade bloguistica, evitando o provável confronto de opiniões com o opcional seguidismo foi um truz de avestruz enterrando a cabeça na areia.

Quem sabe...

Talvez... jobs!