18.5.09

Museu da Vida de Tramagal

Há muitos anos que se fala na criação de um Museu associado à Metalúrgica Duarte Ferreira, cujas primeiras abordagens devem remontar ao centenário da MDF, senão mesmo antes.

Ao longo destes muitos anos houve algumas acções tendentes à sua concretização e mesmo contactos com entidades oficiais.

Igualmente, ao longo destes muitos anos houve cidadãos preocupados com este património, pelo que há que reconhecer o elevado mérito das acções de recolha e guarda de algum património.

Ainda recentemente, nos 150 anos do nascimento de Eduardo Duarte Ferreira, no antigo Escritório Principal, esteve patente uma valiosa exposição sobre espólio da Duarte Ferreira.
Mas a realidade é que não há uma iniciativa concreta, um programa, uma estrutura, nem mesmo objectivos definidos.

Não temos dúvidas da importância económica, cultural e patrimonial de constituir um Museu sobre a actividade da Metalúrgica Duarte Ferreira. A importância da MDF na história industrial do país poderá fazer deste Museu um pólo de atracção de visitantes e a criação de alguns empregos associados.

Num outro plano, de muito menor importância para a imagem externa do Tramagal, mas de igual importância para o aprofundamento de uma identidade, está a constituição de um Museu da Vida, das Gentes e das Instituições do Tramagal, que trate, conserve e promova um património, uma memória colectiva, que nos pertence e está em cada um de nós.

Como recentemente foi referido no “Fórum para a Cidadania dos Tramagalenses”, ”Aqui poderiam e deveriam estar, entre outros, as botas do Pedras, as luvas do Bonito, a camisola nacional do Jorge Pombinho Branco, as redes do Grilo, o banjo do José Cunha, a caderneta da Cooperativa, as letras das marchas, os cartazes de festas e teatros da SAT e TTL, os antigos postais ilustrados, os números do “Mensageiro do Tramagal” ou a cadeira de médico do Dr. Escudeiro.”.

As novas tecnologias de informação, a imagem digital, a facilidade na digitalização de imagens tem permitido e evidenciado que muitos tramagalenses têm, de uma forma espontânea, sido guardiões de algum do nosso património.

O blog http://tramagal.blogspot.com tem sido um local privilegiado de manifestação espontânea, o albergue, destas preocupações e de um entusiasmo em conservar, proteger e divulgar o património de Tramagal.

É importante organizar estas vontades e impulsos, instituir uma prévia catalogação e classificação do acervo, assegurar a guarda de materiais, e envolver as muitas vontades e recursos que não utilizam a internet, designadamente as pessoas que por força da idade, um maior contributo podem dar, e que, por certo estão disponíveis, senão ávidas para poderem participar neste empreendimento.

Alguns tramagalenses, que não querem reclamar o pioneirismo de nada, entenderam publicar este texto no http://tramagal.blogspot.com/ no dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, como primeiro acto da criação do Museu da Vida de Tramagal (Versão Multimédia) convidando todos os tramagalenses a aderirem nos próximos 30 dias, até 18 de Junho de 2009, após o que se promoverá uma reunião geral em Tramagal. A adesão pode ser feita com a publicação de um comentário a este texto, indicando o nome, endereço electrónico ou outra forma de contacto, ou com a remissão de uma mensagem para museudavidadetramagal@gmail.com , com os mesmos elementos.

O objectivo é a constituição de um museu da vida de Tramagal, com a amplitude máxima em relação a todas as situações sociais e comunitárias, com recurso a soluções multimédia, fotografias, vídeos, som e digitalização de imagens, assegurando o acesso e visita através da internet, simultaneamente com a guarda de recursos físicos que sejam disponibilizados e tenham merecido tratamento de imagem.

O blog http://tramagal.blogspot.com/ na etiqueta “Museu” será, transitoriamente, o repositório do acervo digital do Museu.

Naturalmente, em todos nós está presente o grande desígnio de um dia poder existir o Museu da Vida de Tramagal, ou outra designação que for entendida, que constitua a memória colectiva da Vida, das Gentes e das Instituições Tramagalenses.

Tramagal, 18 de Maio de 2009

9 comentários:

Horta F disse...

Pois assim que puder, publicarei um conjunto de imagens que me parecem importantes para o Museu. Eu gostava de ver a bancada do meu avo, que ainda chegou a trabalhar na Fundicao Velha, exposta no Museu. Esta bancada ficou na posse do meu avo quando a fundicao mudou para as novas instalacoes, durante a expancao dos anos 30, ainda tem torno original e algumas das ferramentas,entre outro expolio.

saudacoes Tramagalenses

Ana Paredes Cardoso disse...

lembrei-me do espólio do senhor Eduardo (fotoEME) certamente precioso.
o património é e só é, as coisas e as gentes.
poderei ajudar na catalogação do acervo, com a lentidão que me caracteriza, não sei correr :)
os começos dão sempre a sensação de estarmos bem longe, o importante é que o começo seja bem organizado.

TZ disse...

Ana,
para iniciar a catalogação precisamos de um modelo de ficha, que seja "preenchível" por várias pessoas(facilmente) e passível de ser relacionada numa base de dados comum, comunicando-se através do email, ou formularios na net...(estou a pensar alto ;) ... os exemplos da wikipédia, ou o da europeana, na forma como se constroem também são processos interessantes.
Dou o exemplo de um objecto: uma charrua. Pode iniciar a sua entrada no museu através de uma fotografia (já ponho no blogue), depois alguém pode acrescentar o ano em que se iniciou a sua produção no Tramagal, outra pessoa informar outras características, outras indicarem onde se podem encontrar (é impressionante a distribuição, há-as em muito jardins, restaurantes, por todo o país, e estrangeiro?)...outra dizer para que servia...

com a cooperação de vários computadores lentos consegue-se consegue-se correr depressa.

Horta F disse...

La' em casa tambem ha' uma coleccao de plainas de carpinteiro, que se nao me engano pertenciam ao pai do antigo barbeiro Sheu. Suponho que estas tambem podiam pertencer a este espolio.
Quanto 'as fotos do Sr. Eduardo, por vezes tenho falado com ele acerca das suas fotos e ele sempre se mostrou disponivel para reimprimir algumas das suas chapas. Penso que devera' ter milhares de negativos que deveriam ser catalogados e preservados na medida do possivel. Atreveria-me ate' a dizer que se poderia editar um livro, porque daquilo que ja' vi, ha' ali bastante material e com qualidade.

Octávio Oliveira disse...

Interessado em participar neste projecto. Infelizmente, quando o tempo passa alguma coisa, de património, se perde. Já perdemos tempo demasiado.

Octávio Oliveira

valentim disse...

Hoje fui cortar o cabelo ao Francisco (como sempre) e entrou lá um sr. com docs antigos da MDF.. suponho que haverá muita gente com coisas semelhantes.. juntar tudo e dar~lhe coerência seria tarefa de grande folego. Talvez valha a pena tentar....

Ana disse...

Concordo com a maioria das opiniões, aliás já tinha falado com o TZ acerca deste assunto e das poucas coisas que tenho. Importante também, creio ser o sentimento de partilha entre as pessoas que farão parte deste projecto, se é que assim lhe podemos chamar! Espero que sim, que não haja medo de mostrar o que se tem, pois partilhando informação poderemos construir o tão desejado Museu Virtual (ou não). Se o Fórum foi para a frente (e muito bem), porque não este museu tramagalense? Temos de acreditar e agir!

Anónimo disse...

A sombra, não podia faltar...

Anónimo disse...

E falta de espelhos também não...