20.3.09

http://sic.cm-abrantes.pt/blogag21/educa.pdf

Se bem percebo, o que se quer dizer com o texto, figura e quadro desta página é que a instrução, a educação, a cultura, a formação, são factores fundamentais do desenvolvimento, que é aí que o investimento se deve concentrar, porque maiores são os seus efeitos multiplicadores. Está certo, ouço isso há muito, mas o dinheiro continua a gastar-se no betão.
Não fica muito bem descontextualizar pedaços de relatórios e fazer-lhes uma análise parcial. Mas há extractos de relatórios que são de alguma forma típicos de processos, de formas de fazer, e o da imagem deu-me que pensar, por exemplo no seguinte:
Porque é que o turismo em Abrantes há-de ser eleito "vector de intervenção estratégica" principal? Estão a ver por aí "empreendedorismo e tecido empresarial para a competitividade" no sector? Atenção que o paradigma do desenvolvimento sustentado pelo crescimento do turismo atravessa dificuldades - o "resort", a "qualidade", já não vendem como antigamente, e a região nem foi considerada estratégica para o turismo nacional, onde estão em promoção Tróia, Sudoeste, Oeste, Alqueva, Alentejo, Algarve, Douro, Estrela, Porto, Lisboa . ..
nota: comecei a escrever este post a pensar: Se o esquema da figura 1 é simplicado o que seria um complicado?

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