18.2.09

No seguimento da pretensão da realização do “colóquio” já tive a oportunidade de trocar e-mails com um prestigiado tramagalense, nascido em Tramagal de onde saiu aos 2 anos de idade.
Nunca esqueceu a sua terra, escrevendo e falando dela por terras de Santa Cruz, Brasil, onde é um conceituado Professor de comunicação social.
De seu nome MANUEL CARLOS CHAPARRO, nos anos 50 do século passado, quando exercia a profissão de jornalista, entrevistou a família Duarte Ferreira e tem histórias verdadeiramente apaixonantes sobre a vida e obra do ferreiro e família.
É com muita pena que pessoalmente não vá poder dar o seu contributo durante a realização do colóquio uma vez que só no final do ano tem previsto uma visita a Portugal e à sua terra natal.
Depois dos contactos estabelecidos podem crer que é com orgulho o que aqui trancrevo.
Se acaso quiserem conhecer melhor este ilustre tramagalense, queiram consultar o seu blogue em http://www.oxisdaquestao.com.br/.
MANUEL CARLOS CHAPARRO é doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo.
É também jornalista, desde 1957. Iniciou sua carreira de jornalista em Lisboa. No Brasil (para onde emigrou em 1961), foi repórter, editor e/ou articulista em vários jornais e revistas de grande circulação.

2 comentários:

pedro oliveira disse...

O Prof. Chaparro esteve em destaque à pouco tempo num programa da RAL (Rádio Antena Livre),
Desde aí tenho acompanhado o seu (dele) «blog».
Referência a Tramagal:
«E daí resulta que o meu conterrâneo José Saramago (conterrâneo, sim, porque ambos somos ribatejanos, nascidos de cepas pobres, ele em Azinhaga, eu, no Tramagal)»
em 03/11/2008 - José Saramago do outro lado do postigo [«blog linkado»]

Roper disse...

É. Este espaço parece que se está a tornar cada vez mais um espaço de (re)encontro com as comunidades tramagalenses.
Grato pelo evoluir do mesmo