24.2.09












Correndo o risco de ser alvo de criticas por aqui ter colocado uma das grandes cruzes que não temos sabido preservar e guardar como o maior ex-libris da Freguesia, ousei fazê-lo apenas com o sentido de mostrar e demonstrar que já chega de mantermos a Miradouro da Penha ou Mirante como quiserem, neste estado lastimoso.
Nesta tarde de terça-feira de Carnaval, dirigi-me ao local para admirar, como já o fiz mil vezes, a beleza e o encanto de um local inestimável por arruaceiros e destruidores conforme podem atestar.
E logo num dia em que alguns turistas ali pararam e ficaram incrédulos com o que viram o que me despertou ainda mais a atenção.
Em tempos não muito distantes diriamos que:
Ó ruas do Tramagal que na Penha tens uma cruz
umas vezes falta a água, outras vezes falta a luz!
Esta cruz, a do Miradouro, é de facto um fardo que carregamos há muito e daí a foto da dita no sentido da obra de arte também fotgrafada ao contrário do normal!
Mais uma vez as desculpas se não gostarem desta minha frontalidade. Esta vergonha tem de acabar um dia!
Para os que tiverem alguma dificuldade na identificação das fotos, as legendas são fáceis de fazer. Por debaixo do Miradouro propriamente dito, existe uma espécie de instalação para o que poderia ser um bar! Está totalmente destruido!
Ao nível desse presumivel "bar" existe outro átrio de um mini miradouro cuja intenção terá sido a segurança das pessoas nessa zona. Precisamente por debaixo deste espaço foram construidas duas casas de banho, vulgo urinós, para senhoras e homens que estão, também, totalmente destruídas!
Para cúmulo, o santuário, talvez seja exagero assim decifrá-lo, colocado numa zona junto às árvores ali plantadas há anos, a cabeça da "santa" está queimada por mil e uma pontas de cigarros lá prostrados, e sem que a devida reparação ou limpeza seja executada. Evidentemente que se corre de novo o mesmo risco, mas não faria mal em alturas festivas dar-lhe o tratamento e vistoria devidas.
Para aferirem melhor a amplitude da destruição incluindo a parte electrica, podem clicar em cima de cada foto de modo a ampliá-la.

2 comentários:

Anónimo disse...

É uma vergonha para a nossa terra. O mirante está mesmo desprezado. Ainda bem que publicam isto para sabermos como é que as coisas andam por aí. Parabéns ao blog e à denuncia.

Horta F disse...

Ha uns anos atras, 6 mais precisamente dirigi-me 'a Junta de Freguesia, para alertar o presidente de que o Mirante nao so' estava desprezado como se encontrava num estado lastimoso, com a quantidade de lixo existente. Na altura como tinha tempo disponivel ate' fui com a intencao de me oferecer como voluntario para ajudar nao so' na limpeza, como tambem numa possivel pintura das portas e tubos da varanda. Resposta do presidente: " a Camara e a Junta estao a preparar um projecto para a recuperacao do espaco", escusado sera' dizer que isto nao passou de conversa fiada e o resultado esta' 'a vista. Como todos os anos, quando vou ao Tramagal, passo sempre pelo Mirante, local que grande prazer me da,' pela beleza extraordinaria e pelos momentos de reflexao que me oferece. Num deles e depois da conversa tida com o presidente, tirei umas fotografias que depois enviei ao jornal Abarca, a dar conta do nojo em que o cartao de visita de Tramagal se encontrava. No ano seguinte la' fui e constatei que haviam removido o lixo, mas para alem disso tinta nem vela. O que tenho a dizer e' isto, TINTA NAO E' CARA, A MANUTENCAO DOS ESPACOS NAO E' SO' APANHAR O LIXO E O MIRANTE MERECE MAIS ATENCAO POR PARTE DA JUNTA DE FREGUESIA. Espero que o proximo elenco da Junta faca o que ja devia ter sido feito ha' muitos anos.

Luis Horta Ferreira