13.2.09


Com 10 anos de existência, a CISTUS serve como exemplo de associação juvenil graças ao seu trabalho a nível local, sendo relevante a sua participação em projectos internacionais através do Programa Juventude da União Europeia.
A associação surge como uma resposta de alguns jovens num período complexo de pós-depressão, com a falência da Metalúrgica Duarte Ferreira. Afirmou-se, sobretudo, como uma entidade mobilizadora das cerca de 23 Associações no Tramagal e criadora de dinâmicas entre as associações mais antigas.
A CISTUS sempre se caracterizou por realizar actividades “diferentes” e por tentar envolver-se o máximo possível na realidade social local e intervir de modo a melhorar essa realidade.
Visto que a disparidade de idades dos sócios e directores é alguma, sempre se utilizou as novas tecnologias para, durante o período semanal, através de conversas em grupo via e-mail, planificar e discutir ideias e actividades e, ao fim-de-semana, no Tramagal, reunir pessoalmente na sede e concretizar essas actividades.
A CISTUS abriu o Centro de Informática do Tramagal (CIT), um local com computadores com ligação à internet e outros periféricos (impressora, scanner), que está aberto à população de forma gratuita e livre, em que a população que beneficia deste espaço conta sempre com o auxílio dos mais jovens para aprenderem e utilizarem as novas tecnologias.
A CISTUS promove estágios curriculares e profissionais, juntamente com o Centro de Emprego, para pessoas com deficiência, com o intuito de ajuda à melhor integração dessas pessoas na sociedade.
A CISTUS efectua, ao longo de todo o ano, várias actividades, locais e internacionais, envolvendo não só os jovens, mas também a restante comunidade, promovendo assim a aprendizagem inter-geracional.
A associação centra os seus esforços no cumprimento destes objectivos de uma forma exemplar, conseguindo, até à data, organizar actividades inovadoras.
Projectos a destacar:
Universidade da Terceira Idade
Photocistus: a população efectua um olhar sobre as diferenças e problemas a nível local e social através da fotografia. Depois de identificados, são feitas propostas para ajudar a resolver esses problemas. Ao mesmo tempo, regista as belezas naturais da região;
Encontro Municipal das Associações Juvenis: para além das boas práticas, criam-se laços cooperativos entre as organizações;
Actividades Culturais e Científicas: Feira do Livro, Arqueologia, Astronomia, Café-Concerto, passagem de Filmes e Documentários seguido de debates;
Efeito Borboleta: Festival de música único no concelho, com bandas nacionais emergentes, feito em parceria com a Sociedade Artística Tramagalense;
Tramagal Intercultural: Festival intercultural baseado no desenvolvimento local;
Dezembristus: iniciativa cultural com Cinema, Café-Concerto e Feira do Livro;
Newsletter Digital: enviada aos sócios e empresas locais com as noticias e novidades da associação, mais notícias da região;
Ocupação dos Tempos Livres para Jovens: formas originais e ocupacionais para desenvolver actividades desportivas e pedagógicas nas férias;
Organização esporádica de exposições: Pintura, Escultura e Fotografia, valorizando os talentos locais.
Actividade Internacional
A CISTUS destaca-se enquanto associação local, longe dos grandes centros urbanos, pela sua longa participação em intercâmbios internacionais desde 2001.
É ainda grande promotor do Serviço Voluntário Europeu. A associação já enviou jovens para outros países através deste programa e estabeleceu diversas parcerias com congéneres europeias.
Este é, sem dúvida, um dos principais pilares do trabalho da associação, que capacita os jovens da comunidade das valências necessárias, para que mais tarde ousem sair e criar o seu próprio rumo.
Serviço Público
Disponibilizando à comunidade o acesso às novas tecnologias, num espaço designado Centro de Informática do Tramagal, onde existem à disposição computadores e meios de comunicação como fax ou correio electrónico.
Conhecido o grande espólio de actividades da associação, que assenta sobretudo no capital humano disponível, esta tenta, na medida da sua condição enquanto associação juvenil de cariz local, criar oportunidades únicas e variadas tanto para os jovens, que são o grupo alvo da associação, como para toda a comunidade, enquanto fonte de desenvolvimento e combate à exclusão social e intelectual, promovendo uma vida activa e saudável entre a comunidade.
.

0 comentários: