2.2.09


Ainda dizem que o Tramagal não evoluiu

3 comentários:

TZ disse...

Eu só me lembro da fachada do "Zé Faria" como na fotografia de baixo. Já era assim ao tempo de 100$00 três imperiais e um cachorro.

Ana disse...

Também não me recordo da primeira foto, mas quando a vi, há já uns anos fiquei surpreendida com a evolução. É o normal das sociedades mas, confesso, prefiro a primeira:)

pedro oliveira disse...

Caro TZ,

Olho aquelas (estas) fotografias e lembro não o Zé Faria, sim a irmã, a menina Alda e a mãe do Zé e da Alda, a D. Antónia.
Os leitores mais velhos deste «blog», provavelmente, recordar-se-ão delas.
Nos finais dos anos 70, princípios dos anos 80 (séc. XX) putos como eu que moravam em Santa Margarida e estudavam em Tramagal tinham de trazer a comida «aviada» de casa [não existia cantina, as aulas funcionavam na Escola Velha (mais tarde sede da rádio)].
A casa da menina Alda era o nosso abrigo.
Lembro-me de discutia Marx, Estaline, Lenine numa idade (12/13/14 anos) em que os miúdos agora tem medo de atravessar a estrada sozinhos.
A menina Alda era uma comunista pura.
Abria os olhos e falava com ar deliciado da União Soviética, da igualdade, do poder do povo e tal.
Trabalhava gratuitamente para o Sindicato e era voluntária na Avante.
Aprendi muito com ela, aprendi a descrer dos comunistas de pacotilha que (des)governam o meu concelho.