31.10.08

salta

água

30.10.08

Ouvi ontem na Rádio Tágide (informação às 12 horas) que o Campo de Jogos Comendador Eduardo Duarte Ferreira, inaugurado em 3 de Maio de 1951, projectado pelo Arquitecto Keil do Amaral, vai entrar em obras.
As que se vão realizar agora correspondem à reparação dos balneários, cuja cobertura havia abatido há uns meses. Estas obras custarão 31500€, e serão financiadas pela Câmara Municipal de Abrantes - 17500€, Instituto do Desporto de Portugal - 9000€ e pelo Tramagal Sport União - 5000€.
Segundo Fernando Agostinho, Presidente do TSU, o custo total das intervenções mais urgentes rondará os 100000€ (incluem iluminação) e terão que se realizar de forma faseada.
Manuel Valamatos, Vereador da CMA, referiu a importância da área desportiva do Tramagal e que a CMA está disponível para acompanhar o clube em novas candidaturas. Adiantou ainda que irão nos próximos anos instalar-se no Concelho 4 novos relvados sintéticos, em Tramagal, Pego, Alferrarede e Rossio ao Sul do Tejo, começando-se por este último.

Há sintéticos de vários tipos, com preços a partir de 200000€. Imagino que as obras no campo do Tramagal custem entre 400 e 500 mil euros. Na proporção da reparação do balneário, teria o TSU que reunir 80000€.

29.10.08

declive

28.10.08

baixa-mar

27.10.08

aponteamentos:

1- Uma nova data é apontada aqui http://www.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=25007&idSeccao=479&Action=noticia onde se fala de dupla concessão (concepção/concessão ??), perfil de autoestrada e concurso lançado pelo MOP até Abril de 2009... a ver vamos.
2- Sugiro que, existindo, se ponha online o estudo prévio, esse em que se apontavam traçados alternativos e que poderá estar na base da avaliação ambiental, que não vejo publicitada.
3- Os traçados para a ponte publicados há uns meses na imprensa da região não me pareceram os melhores, nem os mais baratos. O que se previu no PU do Tramagal também me parece difícil de executar, nomeadamente por interferir com a área urbana consolidada a Sul. Hipóteses a juzante do Tramagal complicam a ligação à A23 e a Abrantes, servindo pior São Miguel do Rio Torto e, em geral, quem da margem sul se queira dirigir à autoestrada. Salvo melhor opinião, a localização do desenho que ilustra este post é a melhor.
4- Tendo lido opiniões sobre vantagens de um traçado ligando ao nó de Montalvo, reparo, que a ponte ligando ao nó da Abrançalha acaba por relacionar bem a zona industrial do Tramagal com a daí, mas também com a de Alferrarede, e produz claros benefícios (mútuos) com a integração da área urbana do Tramagal na cidade de Abrantes.
5- Sobre uma ponte com perfil de autoestrada tenho muitas dúvidas. Porque, aparentemente, as previsões de tráfego não obrigam a essa opção, que é mais cara e de maior dificuldade de execução, implica maior consumo de áreas, em especial nos nós de acesso e, principalmente, inviabiliza o tráfego a peões, velocípedes e outros veículos, diminuindo a sua utilidade no sistema de transportes local.
6- Fala-se da importância da ponte para o escoamento da produção de Canters... Não seria desejável que o transporte ferroviário cumprisse melhor a sua função e serviço em Tramagal permitindo que a maior parte da produção e matérias primas circulasse de comboio?
7- Última nota: atendendo à proximidade da inauguração da ponte é preciso começar a discutir-lhe o nome. Eu por mim, e para já para já, tanto se me dá: pode ser TT (Travessia do Tejo, está na moda - em Lx andam a chamar TTT à terceira travessia do Tejo), ou Eng.º José Sócrates, ou Dr. Nelson de Carvalho, ou Mitsubishi, ou Hitoyoshi, ou Pontapólis, ou do Tramagal (o nome que lhe hei-de chamar) ou do IC9 (obviamente um nome feio), ou de Chão de Lucas ...
ir à Abrantes

24.10.08

Falam falam falam falam e nada de concreto. E não me refiro a betão. Refiro-me a qualquer coisa, uma resolução como essa http://dre.pt/pdf1sdip/2007/12/23800/0885608857.PDF , ou um projecto de execução, ou programa de concurso, ou adjudicação de estudo, ou verba no orçamento, ou avaliação ambiental... O que me dizem agora já me contavam em Março http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=329&id=41878&idSeccao=4777&Action=noticia ...
Contem-me coisas daquilo que eu não vi: a visita de Américo Thomaz em 1964 foi parecida com a de José Sócrates em 2008?
notícias ao almoço

23.10.08

dêem-me água senão morro
100 anos um passado1882
Eduardo Duarte Ferreira, fabrica a primeira charrua metálica, na qual introduz algumas alterações significativas - rasto e bico substituíveis.
1883
Eduardo Duarte Ferreira adquire o primeiro torno mecânico e uma máquina a vapor de 3 HP.
1883
No Tramagal, inicia-se o fabrico de noras, de material oleícola e vinícola.
1895
A Fundição do Tramagal, adquire um novo torno mecânico e uma máquina a vapor com 6 HP.
1923
A Metalúrgica Duarte Ferreira inaugura nas instalações do Tramagal a unidade de aço vazado por processo eléctrico – à data, a única no País.
1923
A Fábrica do Tramagal, passa a sociedade por quotas, designando-se Duarte Ferreira & Filhos.
1924
Com a fundação da Hidro-Eléctrica do Alto Alentejo, a Duarte Ferreira electrifica as suas instalações, instalando duas centrais transformadoras.
1924
A Duarte Ferreira cria, um "lagar modelo", que passa a constituir o verdadeiro laboratório experimental de material oleícola.
1927
Eduardo Duarte Ferreira é distinguido com a Ordem do Mérito Industrial.
1927
A Metalúrgica Duarte Ferreira passa a integrar um laboratório químico metalúrgico e de ensaio de materiais.
1930
Devido aos efeitos da crise económica, a Duarte Ferreira consegue que os operários aceitem uma baixa dos salários no valor de 10%.
1933
A Duarte Ferreira adquire a Fábrica de Louça Esmaltada do Porto.
1933
A Duarte Ferreira começa a construir enfardadeiras mecânicas.
1934
A Duarte Ferreira fabrica a primeira debulhadora fixa.
1934
A Duarte Ferreira inicia, nas instalações do Tramagal, o fabrico de debulhadoras fixas.
1947
É constituída a sociedade anónima Metalúrgica Duarte Ferreira, SARL.
1948
Morre Eduardo Duarte Ferreira.
1952
Nas comemorações do 1º de Maio, é inaugurado no Tramagal, um busto em homenagem a Duarte Ferreira.
1964
Inauguração das linhas de montagem “Berliet” na Metalúrgica Duarte Ferreira, que abandona a produção de máquinas e alfaias agrícolas. Divisão Berliet - Metalúrgica Duarte Ferreira, capacidade de produção de 600 camiões por ano.
1968
É criada, em Angola, uma filial da Metalúrgica Duarte Ferreira.
1974
A Metalúrgica Duarte Ferreira, SARL é intervencionada a 19 de Dezembro.
1974
O governo nomeia uma comissão administrativa para a Metalúrgica Duarte Ferreira em 20 de Dezembro.
1979
A Duarte Ferreira é subdividida em três empresas: Tramagauto (montagem e fabrico de veículos automóveis), FUTRA (materiais de fundição) e FMAT (fabrico e montagem de máquinas agrícolas). Em 19 de Dezembro.
1980
Comemoração do 1º centenário da MDF.
1980
O importador português da Mitsubishi estabelece um contrato com a empresa para produzir no Tramagal todos os modelos comercializados em Portugal. Nessa altura a fábrica mantinha uma produção anual de 4 mil unidades.
1995
A Metalúrgica Duarte Ferreira é extinta.
1996
A Mitsubishi Motors Corporation investe 20 milhões de euros no Tramagal, concentrando a produção do modelo Canter em Portugal para fornecer todo o mercado europeu.
(incompleto)

Extraído de http://www.engenhoeobra.com.pt/ , onde realça, como fonte, o contributo de Francisco de Oliveira Estudante.
Completado nas datas recentes com a informação da imprensa de hoje.

22.10.08

Tramagal - Mitsubishi
.
Até 2011:
.
Produção de novo modelo, Canter híbrido, veículo de carga;
Investimento superior a 20 milhões de euros;
Área passa de 110 mil para 160 mil metros quadrados;
Colaboradores passam dos actuais 450 para cerca de 1000;
Exportação de 90 por cento da produção para 30 países;
Volume de produção passa de 10 mil para 26 mil unidades/ano (8382 vendidos entre Janeiro e Julho de 2008, 150 000 unidades produzidas até Outubro de 2008);
Facturação duplica, passando de 222,2 para 520 milhões de euros;
Incorporação de componentes nacionais na Canter é de 25%.
.
vídeo:
notícia:

21.10.08

Começaram os tempos de antena para as eleições autárquicas, apesar de ainda não haver programas.

Fica aqui uma boa medida para qualquer programa eleitoral: Construir a Ponte do Tramagal.
muro do barulho

esta terra ainda

20.10.08

Pela centésima pedra caída entre bicicletas novas
Nós éramos
Entre os cantos mais longos, um outro inverno
já crescido, os cantos centésimos de raposas
espreitando o olhar húmido já como argolas
prisioneiras

Não vamos ficar por aqui

Vamo-nos aperceber da virtude que dança
com os cantos centésimos de raposas que
espreitam o olhar húmido da aldeia do declive
Vamo-nos aperceber da virtude que tarda


Augusto Oliveira Mendes
(de raposas que, publicações O Camelo e o Cachimbo, 1996)
http://ruialme.blogspot.com/search/label/Augusto%20Oliveira%20Mendes

18.10.08



linda martini na SAT

estou a tentar encontrar verba para ela no OE
está difícil de encontrar
estará para aí nalguma rúbrica escondida?
não será feita com dinheiro do OE?
já a terão vendido a alguém? não sei, já ouvi histórias de terem vendido pontes maiores...

17.10.08

volto ao mirante a vê-lo

16.10.08

Tramagal - do not have enough search volume to show graphs
experimentem outra coisa: http://www.google.com/trends
falam falam falam falam
o que faz falta: um café restaurante bar (escavado), caminhos e passeios, remate da estrada, estacionamentos, iluminação.
um parque de campismo.

15.10.08

A Mitsubishi Fuso Truck Europe, no Tramagal, foi a fábrica portuguesa com maior taxa de crescimento de Janeiro a Maio de 2008 face ao mesmo período de 2007 (cresceu 29,5% para 5990 unidades) e tem como objectivo até ao fim do ano produzir 11 750 unidades, o que corresponderá a um crescimento de 12% face ao exercício anterior. O presidente da fábrica, Jorge Rosa, disse à “Vida Económica” que este crescimento tem como principal factor a “abertura de novos mercados no Leste Europeu” e o “crescimento efectivo em alguns mercados”.

A produção desta fábrica da marca japonesa de camiões – que, ao contrário do que acontece com os automóveis, está integrada no grupo Daimler, que também é proprietário da Mercedes – remonta a 1980. O figurino actual (directamente participada da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation) existe desde 1996 e o modelo actualmente em produção é o veículo comercial Canter com peso bruto de 3,5 a 7,5 toneladas.

Questionado pela VE se, tendo em conta as várias deslocalizações e novas aberturas que se tem registado no Leste da Europa e na Ásia, a indústria automóvel portuguesa e de toda a Europa Ocidental pode estar em risco, Jorge Rosa dá uma resposta curta. “Ao nível europeu não parece fazer sentido a questão. Relativamente a Portugal, existem alguns riscos, mas também boas oportunidades”, refere, apenas, o presidente da Mitsubishi Fuso Truck Europe, no Tramagal.

14.10.08


Volto ao mirante para reparar que não me parecem necessários desses bancos de catálogo de mobiliário urbano vindos de barcelona a mais de 1000 ou 2000 ou mais € cada um. Se calhar não é preciso banco nenhum.
E também reparo que não faz falta um miradouro no mirante, nem ninguem perde nada se tirarmos os postes e os cabos aéreos, a sinalética velha e desnecessária, uma árvore partida, os vasos de fraca flor e aquele contador (para que serve?).
E se uma imagem vale mais que mil palavras, depois de tudo limpo também se poupa ali um "Tramagal saúda-vos" .
Em 5 de Junho 1964, vieram, empataram e fizeram a festa
Siga-se a notícia a saber a constituição das equipas, ou esta descrição: " ... optei por sair do campo, embrenhar-me pelas ruas do Tramagal à espera que terminasse o jogo. O que eu não sabia era que o Tramagal era uma povoação muito pequena que terminava ali a poucas centenas de metros distância do campo de futebol. Cheguei ao limite da localidade, onde não se via vivalma na rua. Fiquei então à conversa com um guarda republicano à porta do quartel, no limite da povoação. Para azar meu ouvia-se dali todo o bruá que vinha do campo de futebol. Era um barulho tremendo, que eu na rua não sabia se tinha sido provocado por algum golo, e de quem. Acreditem que sofri muito mais do que se estivesse a assitir ao jogo."

13.10.08


salto em altura

quadrados de quilómetro

Está na Revista Única, Expresso #1876 11outubro 2008, esta
notícia sobre um tramagalense que trabalha para acabar com a pobreza. Cooperar para acabar com a pobreza está nas nossas raízes.

10.10.08

Uma terra para ser boa não presisa ser grande terra.

Dantes, pesquisar Tramagal na internet levava-nos depressa para os dados da sua estação hidrométrica: http://snirh.pt/snirh.php?main_id=2&item=3&pesquisador=tramagal .
Continua a medir o rio, ali na recta da pinheira, para quem quiser saber a água que corre do açude.
+

8.10.08


Cidade
Sem muros nem ameias
Gente igual por dentro
Gente igual por fora
Onde a folha da palma
afaga a cantaria
Cidade do homem
Não do lobo, mas irmão
Capital da alegria

Braço que dormes
nos braços do rio
Toma o fruto da terra
É teu a ti o deves
lança o teu desafio

Homem que olhas nos olhos
que não negas
o sorriso, a palavra forte e justa
Homem para quem
o nada disto custa
Será que existe
lá para os lados do oriente
Este rio, este rumo, esta gaivota
Que outro fumo deverei seguir
na minha rota?
.
.
title: Utopia
author: Zeca Afonso
in: "Como se fora seu filho", 1983
from: Victor Almeida

Muros há muitos
O termo Muro da vergonha é usado informalmente para descrever muros ou muralhas que envergonham os seus construtores ou que são projetados para envergonhar outrem. São muros construídos para impedir ou dificultar a passagem de pessoas entre países ou regiões caracterizadas por desequilíbrios de algum tipo: econômico, militar, ideológico, etc.
O termo foi usado pela primeira vez para referir-se ao Muro de Berlim. Outros exemplos famosos incluem:
Muro fronteiriço Estados Unidos-México
Muro israelense na fronteira com a Palestina
Muro de Marrocos-Saara Ocidental
Muro de Ceuta
Muro de Melilla
Muro da Coréia

7.10.08

Enviaram-nos imagens do muro do barulho. Obrigado.
Atrevemo-nos a pedir mais, mais imagens do muro do barulho, gostavamos de ver uma antiga, uma que mostrasse a rampa de calhau rolado e o morro ou a curva... ou a história lá passada. Enviem-nos o Tramagal que quiserem, como quiserem. Havemos de usá-lo para matar saudades ou criar ideias...
Esta imagem usamo-la para relembrar que mais logo podemos ouvir o "Muro do Barulho", entre as 21 e as 22 horas. Sintonize: http://www.radiotagide.pt/

6.10.08


5.10.08

república:
escreva ao presidente:
para unir até ao centenário:

4.10.08


Bom espírito:

“A paixão pelo rugby e o entusiasmo dos jovens” na prática da modalidade estiveram na origem da criação do Abrantes Rugby Clube (ARC), nova agremiação que é apresentada oficialmente este domingo, dia 5 de Outubro, no Estádio Municipal de Abrantes.
35 jovens com idades compreendidas entre os oito e os 22 anos, vão ostentar as cores verde e azul, e participarão nesta época desportiva em torneios de ‘equipas emergentes’ nos escalões de sub-14 e sub-18.
Segundo referiram os mentores do projecto, os tramagalenses Pedro Carrolo e António Falcão, “foi o entusiasmo de um grupo de míudos pela modalidade, incluindo muitas raparigas, que os levou a movimentarem-se no sentido da formação de um clube que lhes permitisse praticar o rugby de forma regular e com enquadramento técnico, táctico e competitivo”.
“O Abrantes Rugby Clube é um projecto que nasce claramente de ‘baixo para cima’ e o espiríto de equipa reinante neste grupo de trabalho é o que consideramos como sendo a nossa primeira grande vitória”.