aponteamentos:
1- Uma nova data é apontada aqui http://www.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=25007&idSeccao=479&Action=noticia onde se fala de dupla concessão (concepção/concessão ??), perfil de autoestrada e concurso lançado pelo MOP até Abril de 2009... a ver vamos.
2- Sugiro que, existindo, se ponha online o estudo prévio, esse em que se apontavam traçados alternativos e que poderá estar na base da avaliação ambiental, que não vejo publicitada.
3- Os traçados para a ponte publicados há uns meses na imprensa da região não me pareceram os melhores, nem os mais baratos. O que se previu no PU do Tramagal também me parece difícil de executar, nomeadamente por interferir com a área urbana consolidada a Sul. Hipóteses a juzante do Tramagal complicam a ligação à A23 e a Abrantes, servindo pior São Miguel do Rio Torto e, em geral, quem da margem sul se queira dirigir à autoestrada. Salvo melhor opinião, a localização do desenho que ilustra este post é a melhor.
4- Tendo lido opiniões sobre vantagens de um traçado ligando ao nó de Montalvo, reparo, que a ponte ligando ao nó da Abrançalha acaba por relacionar bem a zona industrial do Tramagal com a daí, mas também com a de Alferrarede, e produz claros benefícios (mútuos) com a integração da área urbana do Tramagal na cidade de Abrantes.
5- Sobre uma ponte com perfil de autoestrada tenho muitas dúvidas. Porque, aparentemente, as previsões de tráfego não obrigam a essa opção, que é mais cara e de maior dificuldade de execução, implica maior consumo de áreas, em especial nos nós de acesso e, principalmente, inviabiliza o tráfego a peões, velocípedes e outros veículos, diminuindo a sua utilidade no sistema de transportes local.
6- Fala-se da importância da ponte para o escoamento da produção de Canters... Não seria desejável que o transporte ferroviário cumprisse melhor a sua função e serviço em Tramagal permitindo que a maior parte da produção e matérias primas circulasse de comboio?
7- Última nota: atendendo à proximidade da inauguração da ponte é preciso começar a discutir-lhe o nome. Eu por mim, e para já para já, tanto se me dá: pode ser TT (Travessia do Tejo, está na moda - em Lx andam a chamar TTT à terceira travessia do Tejo), ou Eng.º José Sócrates, ou Dr. Nelson de Carvalho, ou Mitsubishi, ou Hitoyoshi, ou Pontapólis, ou do Tramagal (o nome que lhe hei-de chamar) ou do IC9 (obviamente um nome feio), ou de Chão de Lucas ...
1 comentários:
E as acessibilidades ás instalações de produção de veiculos emisssores de carbono [em decadencia e nefastos],ás prometidas QUATRO vias de ligação à A23 e Europa estarão incluidas nas contrapartidas?
Qual o traçado???
Será entre o mirante e a linha de caminho de ferro??? Ou conforme o PDM da C.M. Abrantes criando uma "circular" pelo Caldeirão, Cabeço do Moinho de Vento, Etc...
COMO????????
Terá portagens????
MAS ESTE PAÍS ANDA LOUCO???
O TRANPORTE FERROVIÁRIO EXISTE....(com as suas extarordinárias vantagens relativamente ao rodoviário).
E não é inovação!
FAZ PRECISAMENTE HOJE 152 ANOS QUE O 1º CIRCULOU NO NOSSO PAIS!!!
Em 2011, acredite quem quiser, se formos vivos, as tuas e as minhas duvidas, TALVEZ, estejam esclarecidas...até lá, com a cabeça entre as orelhas vamos indo....
Um abraço.
PS: Quanto ao Baptismo da dita, "cromos", "alcunhas" e "figuras distintas" não faltam na Vila Convivio e arredores... alguns nem Rafaelo Bordalo Pinheiro se lembraria.
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